Calopsitas, por serem aves de porte médio, precisam de gaiolas que tenham bastante espaço para que elas possam viver felizes, e não acabarem por sofrer de stress ou depressão animal conforme o tempo for passando. O ideal são gaiolas que tenham pelo menos um metro de largura, meio metro de altura e meio metro de comprimento para cada casal.
Uma gaiola de pássaro, para ser adequada a uma calopsita, deve ter um bom tamanho, para que o animal não fique se sentindo em um lugar apertado demais, o que pode ocasionar doenças e até mesmo a morte do bichinho em questão.
Para ser uma gaiola adequada, ela deve ter espaço para que o animal possa descansar, alguns brinquedos para que a ave possa se distrair, além de estar sempre limpa e bem conservada, com os potes de água sempre cheios, e o pote de comida com uma quantidade adequada para o tamanho, peso e idade da ave, sendo posta ali diariamente.
A higiene das gaiolas também nunca deve ser esquecida – ela precisa ser limpa uma vez a cada pelo menos três dias, retirando-se o fundo da gaiola, e lavando bem com água sanitária. É preciso também desinfetar os potes de comida e pagua todos os dias, lavando e renovando seu conteúdo diariamente.
Gaiolas para calopsitas podem ser encontradas à venda em qualquer pet shop ou loja de animais, e até mesmo em agropecuárias, e seu preço varia com o tamanho, qualidade do material usado, e outros suportes que venham com a gaiola, como brinquedos, potes de água e comida e outros.
O preço de gaiolas para calopsitas depende bastante da região em que ela será comprada, mas pode variar entre R$ 50,00 e R$ 200,00 reais, dependendo da marca, fabricação, tamanho e aplicativos que ela tenha.