Sabemos que BEM ESTAR refere-se a uma satisfatória e boa qualidade de vida, assim o bem estar animal, envolve o bem estar dos animais, em relação a felicidade, saúde e longevidade. Um dos conceitos mais conhecidos em relação ao bem estar animal foi definido por Barry Hughes que disse que bem estar animal é “um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia”. Outra definição de bem estar animal foi “sua capacidade em se adaptar ao meio ambiente”, dado por Broom em 1986.
Porém, há diversas perspectivas em relação ao que é mais importante para conquistar essa qualidade de vida. Devido a grandes diversidades de aspectos em relação ao bem estar animal, nenhum deles, sejam qual for, não deve ser considerados certos e nem errados, pois a diferença entre um e outro se dá devido a diferença de opiniões e valores.
Então o conceito de bem estar animal tem de ser dado pelos cientistas e o público em geral. Sendo considerado o consenso que se deu pela busca do bem estar animal, as cinco liberdades do animais: ele deve ser livre de sede e fome; livre de dores, livre de desconforto; livre de lesões, de dores ou doenças; livre de aflição e medo; livre de comportamentos normais.