O Urubu de Cabeça Vermelha, cujo nome científico é Cathartes aura, tem como principal característica seu corpo coberto por plumas negras e a cabeça vermelha pelada. Comumente visto empoleirado em galhos, essa ave, tem o hábito de se alimentar de carniça e se encontra classificado na ordem Cathartiformes. Ao todo existem sete espécies de urubus que são classificadas como rapinantes por alguns especialistas e como não-rapinantes por outros especialistas.
Principais Características do Urubu de Cabeça Vermelha
Quando as asas desse urubu estão abertas podem chegar à envergadura impressionante de 1,82 metros com um estreitamento relativo criando um formato de V. Essa aerodinâmica faz com que os urubus usem o mínimo de brisa para voar, às vezes levantando voo a poucos centímetros do chão. Uma curiosidade é que aos observadores parece que o voo do Urubu de Cabeça Vermelha não irá se sustentar no ar por ter um aspecto errático.
Dificilmente bate as asas, somente o faz quando quer dar início a um movimento. Pode alcançar alturas impressionantes usando o vento como seu propulsor. Quando esse espécime é jovem têm suas penas num tom de cinza escuro e a cabeça negra. Ao se tornar adulto esse urubu tem a cabeça vermelha e as penas se tornam negras. Esses urubus medem, em média, entre 62 e 81 centímetros de comprimento pesando até 5 kg.
Alimentação do Urubu de Cabeça Vermelha
Os urubus se alimentam de carniça de maneira geral, contam com olfato bastante desenvolvimento que permite a eles encontrar alimento há a grandes distâncias enquanto estão planando no ar. Vale ressaltar que os urubus se alimentam de carne em decomposição porque não tem garras desenvolvidas para entrar em embate com uma presa viva.
Os urubus bem provavelmente prefeririam se alimentar de carne fresca, porém, sobrevivem com as adaptações que possuem. Podem roubar ovos de ninhos de garça, capturar peixes e gafanhotos. Uma curiosidade é que em algumas regiões o Urubu de Cabeça Vermelha é o primeiro a encontrar alimento sendo seguido por outras espécies de urubus. Contudo, mesmo sendo o primeiro a chegar nem sempre é o que come primeiro aguardando que outras espécies de urubus terminem de se banquetear.
Reprodução do Urubu de Cabeça Vermelha
Essa ave pode nidificar no solo ou nas partes ocas de árvores, sempre lugares que são bem protegidos e escondidos pela vegetação. Pode botar dois ovos e mantém a incubação por um período entre 38 e 41 dias. Os filhotes recebem alimentos regurgitados pelos seus pais e dá início ao seu voo a partir dos 70 dias de vida.
Hábitos do Urubu de Cabeça Vermelha
Dentre os habitats dessa ave estão matas, bosques e campos, durante a noite realiza pousos tradicionais que podem ocorrer em árvores ou em campos. Geralmente os poucos acontecem em grupos de 20 ou 30 urubus de espécies diferentes. A espécie pode ser encontrada desde o Canadá até a América do Sul migrando no período entre os meses de julho e novembro. Em nosso país é ilegal matar ou criar esse urubu em cativeiro sem a devida licença do IBAMA.