Espécies de Tartarugas Terrestres

A denominação tartaruga, genericamente, é dada para as espécies que fazem parte da ordem dos quelônios. Jabutis e cágados são muitas vezes chamados de tartarugas, porém, há uma série de diferenças entre eles que vale a pena considerar. Dentre essas diferenças estão algumas questões morfológicas (que dizem respeito ao formato do corpo), de estilo de vida e habitat. A seguir explicaremos melhor essas diferenças e apresentaremos os jabutis que são as verdadeiras tartarugas terrestres.

Tartaruga marinha em seu habitat natural

Tartaruga marinha em seu habitat natural

Quem São as Tartarugas?

De maneira geral, tartarugas, são todos os animais quelônios que não são nem jabutis e nem cágados. O habitat das tartarugas pode ser tanto marinho quanto de água doce, varia de espécie para espécie. Comparativamente as tartarugas apresentam o casco mais elevado que os cágados e não tem a habilidade de dobrar o pescoço lateralmente como essas espécies fazem.

Quem São os Jabutis?

Esse é o único dentre os quelônios que vive exclusivamente em ambiente terrestre. As características físicas mais marcantes dos jabutis é ter um casco mais alto e as patas com formato cilíndrico que lembram as patas de um elefante.

Jabuti em seu habitat natural

Jabuti em seu habitat natural

Quem São os Cágados?

Os cágados são os quelônios de água doce, em relação as tartarugas tem como principais características diferenciais o casco com formato mais achatado e o pescoço alongado.

A Diferença Que Está nas Patas

O principal ponto diferencial entre os quelônios aquáticos e terrestres é o formato das patas desses animais que são adaptadas, naturalmente, para os ambientes em que eles vivem. Observando com atenção poderemos perceber que as tartarugas têm patas com o formato de nadadeiras, pois precisam delas para nadar. Essas nadadeiras são chamadas de membranas interdigitais pelo fato de que elas se encontram entre os dedos das patas para auxiliar no nado.

Os jabutis, por sua vez, sendo exclusivamente terrestres possuem dedos melhor desenvolvidos e suas patas possuem formato de tubo. As unhas também podem se mostrar diferentes nas espécies de água e de terra, no primeiro caso as unhas são compridas e terminadas em ponta, já no segundo elas são mais curtas e atrofiadas.

Diferença entre as espécies

Diferença entre as espécies

Famílias de Quelônios

Para se ter uma ideia os quelônios estão divididos em 12 famílias sendo que destas, 9 são de tartarugas.

Temperamento dos Quelônios Terrestres

Os quelônios de habitat terrestre, os jabutis, apresentam temperamento mais difícil, pois se mantêm sempre na defensiva. Esses animais tendem a proteger com mais afinco os seus filhotes e a se sentirem mais facilmente ameaçados. Precisam de liberdade e uma longa área para circular, caso contrário se sentem desconfiados. Já os quelônios aquáticos, como tartarugas e cágados, tendem a ser mais dóceis e tranquilos.

Espécie de quelônio camuflada em seu habitat natural

Espécie de quelônio camuflada em seu habitat natural

Por Que as Tartarugas Marinhas Enterram Seus Ovos na Areia?

Embora as tartarugas marinhas tenham como seu habitat o mar precisam respirar ar para sobreviver. Sendo assim os ovos não tem como se desenvolver nos oceanos tendo que ser levados para a areia que é um local quente em que os filhotes poderão se desenvolver em segurança.

As mamães tartarugas precisam retornar para o mar depois que enterram os seus ovos, pois são adaptadas a vida nesse habitat. Algo curioso é que a reprodução se dá dentro do mar e as tartarugas fêmeas retornam para a praia em que nasceram para botar seus ovos. Entendeu por que as tartarugas mesmo sendo marinhas precisam enterrar seus ovos na areia?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Anfíbios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *