Os pássaros Inhapim são aves pertencentes à ordem Passeriformes e compõem a família Icteridae. É um pássaro de um canto bastante peculiar e que se destaca por ter seu corpo de uma cor escura e manchas amarelas nas asas somado com um bico curvo.
Uma curiosidade é que devido a semelhança que apresenta com o pássaro Encontro por muito tempo foi considerado como uma subespécie dele. No entanto, os estudiosos de pássaros chegaram à conclusão de que são duas espécies diferentes de maneira a tirar o Inhapim da lista de subespécies. Continue lendo para descobrir mais sobre essa misteriosa espécie de pássaro e por que ele não é ‘primo’ do Encontro.
Conhecendo o Inhapim
O nome científico do Inhapim é Icterus cayanensis sendo que ikteros vem grego e significa amarelado fazendo uma referência a palavra iceterícia e cayanensis diz respeito a Caiena na Guiana Francesa. Dessa forma o nome científico significa algo como o Pássaro amarelo de Caiena.
A aparência do Inhapim é bastante semelhante ao do pássaro Encontro (cujo nome popular se deve ao fato de ter manchas coloridas no encontro das asas com o corpo). Dentre as potenciais diferenciações entre as duas espécies estão o tamanho e o fato do bico do Inhapim ser mais encurvado. De acordo com uma lenda o Inhapim era o pássaro que representava o ouro por meio das manchas amarelas douradas que possui no encontro das suas asas.
Características do Inhapim
A seguir você poderá conhecer mais sobre as características do pássaro Inhapim.
– Tamanho e Peso
O Inhapim é uma espécie cujos indivíduos medem em torno de 22 centímetros e pesam entre 42 e 46 gramas.
– Plumagem
Um pássaro cuja plumagem é praticamente toda preta, tem somente uma mancha amarela brilhante no corpo, em alguns indivíduos da espécie a cor puxa mais para um laranja acastanhado. Seu bico, também preto, é pontiagudo. Tem olhos castanhos profundos e os pés e tarsos numa tonalidade de cinza escuro. A cauda preta é alongada e tanto fêmeas como machos têm plumagem idêntica não tendo dimorfismo sexual.
– Inhapim Jovem
O pássaro Inhapim jovem tem uma comissura labial amarelada, a plumagem tem cor parecida com a do Inhapim adulto, porém, com um visual mais opaco.
– Canto do Inhapim
Se tem uma característica desse pássaro que merece destaque com certeza é o canto de uma beleza muito peculiar. Esse pássaro é considerado como uma ave majestosa exatamente por sua habilidade de reproduzir um canto tão bonito e com elevado nível de complexidade. Uma curiosidade é que a espécie pode imitar o canto de outras aves confundindo potenciais competidores de comida, inclusive a forma como essa ave usa essa habilidade nos permite concluir que possui grande inteligência.
Na lista de aves que o Inhapim consegue imitar estão aves como o Gavião-Carijó, Anu-preto, Sabiás, Pipira entre outros. Ficou curioso para saber como é o canto desse pássaro? Confira no vídeo a seguir:
Subespécies
O Inhapim é um pássaro de espécie monotípica, ou seja, não tem subespécies reconhecidas. Anteriormente o Inhapim era considerado como uma subespécie do pássaro Encontro devido as suas semelhanças. Atualmente, ficou estabelecido que são duas espécies distintas.
Alimentação
Acredita-se que a sua base alimentar é de frutos de embaúbas (Cecropia sp).
Convivência do Inhapim
Geralmente esse pássaro vive solitário, no entanto, existem casos em que a ave vive em casal ou até em bandos que podem ser somente de Inhapins ou mesclados com outras espécies.
Pássaro Encontro: Quais Suas Características?
Bastante confundido com o Inhapim, o pássaro Encontro tem como nome científico Icterus pyrrhopterus. A primeira palavra é igual ao nome do Inhapim significando amarelo. Já a partícula pyrrhos significa cor de fogo e tem origem grega, pteros quer dizer asas. Dessa forma esse é o pássaro amarelo com asas de fogo.
Tem em média 20 centímetros de comprimento e o peso dos machos fica em torno de 33,3 gramas enquanto o das fêmeas é de cerca de 30,4 gramas. Possui uma silhueta alongada pela cauda, algo que lhe confere um visual bem particular. Seu bico é encurvado e de uma tonalidade um pouco mais clara em relação a plumagem preta que cobre seu corpo.
O nome popular de Encontro se deve ao fato de que essa espécie possui um conjunto de penas de uma coloração mais clara na parte em que as asas encontram o seu corpo, a tonalidade dessa área varia entre o amarelo intenso e um laranja acastanhado. Não possui dimorfismo sexual e conta com as seguintes subespécies listadas: Icterus pyrrhopterus pyrrhopterus, Icterus pyrrhopterus tibialis, Icterus pyrrhopterus valenciobuenoi e Icterus pyrrhopterus periporphyrus.
Inhapim x Encontro: Quais as Diferenças?
Antes de falar das diferenças é necessário enfatizar as semelhanças que produzem tanta confusão nos leigos a respeito de pássaros. Ambas as espécies apresentam uma cor de base do corpo escura e uma mancha de tonalidade amarela ou laranja no encontro das asas com o corpo. Os dois tem o bico curvo e de uma tonalidade escura. Você deve estar pensando, mas então como saber se é num Inhapim ou um Encontro?
– Bico Mais Escuro
Uma dica é prestar atenção no quão escuro é o bico do pássaro que você está observando, se for mais claro em relação ao corpo saiba que provavelmente está vendo um Encontro. O bico do Inhapim é tão preto quanto a sua plumagem. Também é possível identificar a diferença de curvatura do bico, o Inhapim possui um bico mais curso do que o Encontro.
– Robustez
Outra característica que pode ser usada como ‘tira-teima’ é a robustez do pássaro, o Encontro tendo a ser um pouco maior do que o Inhapim. Além disso, observadores acreditam que o Inhapim tem menos capacidade de fazer acrobacias do que o Encontro quando está forrageando.
– Habitat
O Inhapim é considerado como um pássaro amazônico, dessa forma o local em que você está avistando o pássaro com a mancha amarela no encontro das asas com o corpo pode funcionar como um diferenciador de espécies.
Gostou de saber mais sobre o pássaro Inhapim? Deixe nos comentários se você já viu um desses de perto e o que achou!