Arara Vermelha

Para quem nunca viu uma Arara-vermelha, podemos adiantar que se trata de uma ave de grande porte que tem cores exuberantes e uma cauda bem longa. A família dessa ave é a psitacídeos e como sua característica mais marcante está o fato de fazer muito barulho, pois consegue dar gritos estridentes que podem ser ouvidos numa longa distância, mas apesar disso é uma ave bastante sociável e pode viver muito bem no convívio humano.

Mas, se você está pensando que a Arara-vermelha tem somente a cor vermelha saiba que está enganado, pois se trata de um animal colorido e muito bonito. As asas dessa ave são azuis, possuem uma faixa verde, e claro, a plumagem vermelha que as destaca dos demais animais desse gênero.

O bico da Arara-vermelha é encurvado uma adaptação na alimentação que basicamente consiste em sementes e frutos em geral. Os machos da Arara-vermelha têm o bico mais comprido e também mais estreito.

Uma das aves mais bonitas do mundo é a Arara Vermelha que pode chegar a medir 90 cm e cujo nome científico é Ara chloropterus. Além de Arara Vermelha, essa ave pode ser chamada de Arara Verde, Aracanga, Arara Macau e outros nomes.

Trata-se de um tipo de ave psitaciforme e que pode ser encontrada em florestas que vão do Panamá até Paraguai e Argentina. Quando a Arara Vermelha põe ovos os deixa incubados por volta de 29 dias. Os ninhos dessa ave são feitos em troncos de árvores ocas e também pode botar os seus ovos em paredes ocas.

Uma curiosidade interessante sobre a reprodução das Araras Vermelhas é que quem alimenta a fêmea e os filhotes é o macho. Aliás, nessa espécie os machos são fiéis as suas fêmeas, esses animais costumam manter a mesma companheira pela vida toda. A alimentação da espécie é baseada em frutas, sementes e coquinhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *