Arara-Canindé

A arara-canindé tem o nome científico de Ara ararauna, que é oriundo da língua tupi ara, designando inúmeras espécies de papagaio; e ainda do tupi uma, que quer dizer preto, escuro, ou seja, papagaio escuro. Ela ainda é conhecida como canindé, arara-de-barriga-amarela, ara-arauna  e arara-amarela, sendo considerada como um dos mais espertos psitacídeos, por isso, é tomada como animal de estimação.

Não está sob ameaça de extinção, ainda que seja costumeiramente tida como ave de gaiola. Claro que tem locais onde sua população vem diminuindo e até mesmo haja desaparecido. Há locais em que tem sido feito sua reintrodução na natureza, obtendo sucesso com o procedimento.

Principais Características

Esta ave mede aproximadamente 80 cm de comprimento, possuindo uma longa cauda. Vistosa e inconfundível apresenta no dorso uma tonalidade azul ultramarino, e na parte inferior amarelo-dourado a partir da face, rabo e ventre, enquanto que na garganta tem uma linha preta. Os indivíduos ainda jovens possuem o rabo e as asas de cor café-acinzentado, com os olhos meio pardos.

Aves Diferentes

Indivíduo que apresentam a plumagem lutina

Você sabe o que é luteinismo?

Esse é um termo bastante interessante e representa a total ausência de melanina, mas há a presença de uma pigmentação carotenóides. Por conseguinte, este animal quase sempre fica com uma coloração amarelada, além de contar com a cor vermelha nos olhos.

Tipos de Alimentação

Em razão da escassez de alimentação, ela migra em determinadas épocas do ano, sendo capaz de se deslocar por distâncias grandes durante o dia, entre as regiões de alimentação e as de descanso. Basicamente se alimenta de frutas, sementes e nozes.

A Fase Reprodutiva

Seus ninhos costumam ser construídos entre os meses de dezembro a maio, quase sempre em buracos encontrados nas enormes palmeiras mortas, em seu tronco, numa altura que pode chegar aos 25 metros de altura, colocando dois ovos, que ficam incubados por até 26 dias.

Os Hábitos

Costumam ficar em áreas de várzeas onde haja palmeiras como babaçu e buriti e ainda nas copas de florestas de galeria, bordas e interior de florestas altas, aquelas com mais de 500 m de altitude. Vive sempre aos pares ou também em grupos com até três aves, mantida a combinação também sempre que são formados bandos maiores com até trinta aves.

Na natureza, as araras-canindé costumam viver em habitat diferenciado, partindo da floresta úmida tropical até as mais secas savanas. Preferencialmente vivem na parte alta das árvores e ainda em locais que estejam próximo da água.

Essas aves, como os demais indivíduos dessas espécies, são barulhentas e gregárias, podendo ficar muito bem numerosas comunidades, mas em pequenos grupos ou, melhor ainda, como casais que têm crias em comum. Podem ficar períodos longos do dia apenas repousando, em relação com os companheiros ou fazendo peripécias nos galhos mais altos.

Costumam voar em pares ou até mesmo em trio, mas estão interligadas a um grupo maior. São excelentes no voo, sendo capazes de percorrer distancias grandes entre o ambiente de nidificação e repouso e aqueles dos quais tira seu alimento à tardinha e a cada manhã.  De forma bastante típica, os gritos dessas aves podem ser ouvidos a uma longa distância, bem antes de elas serem avistadas.

Depois que os casais são formados, a fidelidade é para sempre. Se na região em que estão inseridos há escassez de lugares para a nidificação, os casais são capazes de matar as aves que estão em seus ninhos ou até mesmo expulsá-las. Formam os ninhos de dois em dois anos entre nos meses de janeiro e agosto. Durante o período de nidificação o macho é o responsável por alimentar a fêmea e ainda fazer a proteção do ninho contra possíveis invasores.

De acordo com o estudo feito no Parque Nacional das Emas, através do monitoramento de 18 ninhos, restou indicada uma taxa de natalidade correspondente aos 72%. E ainda observou-se que os filhotes nascem sem plumas, indefesos e cegos, e recebem seu alimento através de seus pais, podendo ser sementes regurgitadas ou frutas, ficando por três meses no ninho.

Ainda depois de aprenderem a voar, os filhotes permanecem com seus pais durante o período de um ano, e chegam à maturidade sexual apenas após os 03 ou 04 anos.

Distribuição Geográfica

Essas espécies podem ser encontradas desde o Paraná até a Amazônia, sendo que há tempos poderiam ser avistados até a região de Santa Catarina. Além desses lugares do Brasil, esta ave pode ser avistada no norte da Colômbia, leste do Panamá, Venezuela, Peru, Guianas, Bolivia, até chegarem à parte norte da Argentina e oeste do Equador e Paraguai.

Maiores Informações

  • Pertence à família: Psittacidae
  • Seu nome científico é: Ara ararauna
  • Faz parte da ordem: Psittaciformes

Pode ser encontrada: Em nosso país, pode ser encontrada a partir do Paraná até a Amazônia, de outros países como Colômbia, Panamá, Guianas, Peru, Equador, Bolívia, Argentina e Paraguai.
Alimenta-se: Sua alimentação é baseada em sementes e frutas, quase todas oriundas das palmeiras.
A Reprodução: O período de espera para o ovo chocar é de mais ou menos 28 dias, e pode botar até três ovos.

De acordo com estudos, essa arara encontra-se em risco de extinção.

Esta ave carrega em suas penas as mesmas cores da bandeira brasileira, e além do nome comum, ainda é chamada de arara-amarela ou arara-de-barriga-amarela estando, em determinadas regiões, em risco de extinção.

Talvez esse risco esteja ligado ao seu costume de deslocar-se por distâncias grandes durante o dia, indo do lugar de alimentação até aquele de descanso, tornando-se por isso, uma fácil presa tanto para outros animais, quanto para o ser humano.

Sempre que estas aves são caçadas para o comercio, suas árvores e seus ninhos acabam sendo derrubados. Isso não apenas causa prejuízo à reprodução de espécies diversas de outras aves que usam o mesmo ninho em diferentes épocas de reprodução, alterando completamente o habitat dessas aves.

A arara-canindé tem por costume a montagem de seus ninhos diretamente em buracos feitos nos troncos ocos de arvores, e ali coloca seus ovos. Até a 13ª semana, os filhotes ficam no ninho, tempo no qual recebem seus alimentos diretamente do bico de seus pais.

A Arara-Canindé é também chamada de ara-arauna, canindé ou de arara-amarela. São aves muito bonitas e também apreciadas para criação em gaiolas. Apesar de não estar ameaçada de extinção, as araras-canindé tiveram sua população bastante diminuída, por conta de caçadores.

São aves de grande porte e medem, aproximadamente, 80 centímetros de altura. Apresentam coloração amarela na barriga e azul nas asas e nas costas. São encontradas em casais ou grupos de 3 integrantes. Ocorrem em todo o território brasileiro, com excessão da região sul.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *