Cachorro com Medo de Fogos

O réveillon, finais de campeonatos de futebol e outras ocasiões em que os fogos de artifício se fazem presente representam sérias ameaças a calma dos cachorros. Ter medo do barulho provocado pelos fogos é absolutamente normal. Os seus amigos de quatro patas ficam assustados com os clarões e barulhos altos que aparecem de repente vindos do céu, algo incompreensível para eles.

Até cães confiantes e com bom equilíbrio podem ficar assustados com tanto barulho, além de tudo os sons nem ao menos soam como familiares para eles. Se você já cansou de ver o seu amigo assustado e agitado saiba que tem algumas dicas que podem ajudar a acalmá-lo e evitar que acidentes aconteçam.

Por Que os Cães Tem Medo de Fogos de Artifício?

Muitos donos não entendem porque os seus cães tem medo dos fogos, mas a explicação é bem simples. Os cães tem audição muito sensível, eles podem escutar a origem de um som num tempo de até 6 centésimos de segundo. A sua audição pode chegar até 45 mil hertz. Dessa forma sons como fogos de artifício e trovões despertam a sua ansiedade. A audição aguçada dos cães é fruto da evolução, eles precisam encontrar presas e se comunicar mais eficazmente com os outros cães da matilha.

Prática

Quem tiver um tempo sobrando antes da festa de réveillon ou mesmo antes daquele jogo de final de campeonato pode praticar com o cãozinho. Trata-se de fazer um trabalho de dessensibilização com ele, acostume-o com os sons altos dos fogos de artifício. Para isso você pode seguir esses passos:

Passo 1 – Selecione um vídeo que tenha os temidos fogos de artifício. Temos uma sugestão de vídeos para você: https://www.youtube.com/watch?v=iYDA8Om3_qo.

Passo 2 – Deixe o seu cão ouvindo os sons desse vídeo o mais baixo que der algumas vezes por dia durante alguns dias antes do momento da festança.

Passo 3 – Para que o seu cão fique tranquilo durante a queima de fogos você deve associar o barulho com alguma coisa que ele goste. Por exemplo, você pode associar o barulho dos fogos com cafuné, petisco, brinquedos enfim o que você achar que irá agradá-lo.

Passo 4 – No decorrer dos dias você deve ir aumentando o volume do vídeo, mas tenha o cuidado de continuar fazendo a relação do barulho da queima de fogos com algo agradável para o cão. Basicamente o seu amigo deve ter a percepção de que barulhos dos fogos indica algo bom.

Passo 5 – Durante essa experiência com o vídeo pode acontecer de o cão demonstrar desconforto com o volume, nesses casos abaixe o som até que ele fique confortável. Não adiante forçar o cãozinho a ouvir os fogos alto logo no início, isso só vai piorar a relação dele com o barulho.

Passo 6 – Faça isso até que o seu amigo de quatro patas consiga ouvir o barulho dos fogos alto e sem ter medo.

Outras Dicas

Algumas pessoas ficam cheias de compromissos quando chega o fim do ano e não tem tempo para fazer esse trabalho com o vídeo ou pode acontecer de o treino com o vídeo não surtir o efeito esperado, nesses casos, existe outras medidas que podem ser tomadas. As dicas a seguir são recomendadas para os cães que tem um medo entre médio e moderado do barulho dos fogos.

Não Mude Seu Comportamento

Entendemos que quando o dono sabe que está chegando a hora de queima de fogos sente a necessidade de mimar mais o seu cãozinho porque sabe ele irá passar por uma situação difícil. No entanto, isso é errado, pois o cão passa a associar o carinho demasiado com o medo. O animal entende que o dono começou a falar mais doce, fez mais cafuné e deu mais atenção porque algo ruim está para acontecer. Sendo assim não mude o seu comportamento, trate o seu cãozinho da mesma maneira de sempre.

Não Reaja aos Fogos

O próprio dono não deve reagir aos fogos de artifício, pois a sua prontidão antes do momento da queima fará com que o medo do seu amiguinho fique ainda pior. Esse comportamento desperta a ansiedade no cachorro que já sabe que algo ruim está por vir. A linguagem corporal do ser humano diz muito para os cães inclusive quando ele deve ter medo.

Camufle o Som dos Fogos

Quanto menos o cão ouvir o barulho da queima de fogos menos medo irá sentir então ligue o rádio ou televisão, ligue o ar condicionado, deixe as janelas fechadas enfim faça tudo o que estiver ao seu alcance para evitar que o seu cão ouça os sons tão altos.

Não Force o Cão a Nada

Os donos tendem a querer ensinar os animais que não tem nada de ameaçador nos fogos, não faça isso. Não se deve forçar o animal a fazer o que ele não quer, então se o seu amigo quiser se esconder embaixo da cama deixe que ele faça isso. Não se deve obrigar o cão a fazer nada que ele não queira já que fazer isso só aumenta a sensação de medo. Com o passar do tempo o cão pode acabar ficando agressivo se é obrigado a sair da sua zona de conforto.

Algodão no Ouvido

Como os cães ouvem muito mais alto que os seres humanos pode ser interessante tentar amenizar um pouco a audição colocando um pouco de algodão nos ouvidos deles. O algodão ajudará a abafar um pouco o som, mas saiba que nem todo cão irá deixar colocar o algodão e também não é uma solução definitiva.

Evite Fugas

Os cães podem perder um pouco a razão durante a queima de fogos então cuidado para que o seu amigo não fuja, prenda bem a guia dele e feche bem as janelas e portas.

Dicas Para Cães que Tem Medo Nível Severo

Nos casos em que o cão tem medo nível severo dos fogos é bem possível que as dicas a seguir não funcionem. Nesses casos é interessante conversar com o veterinário do seu amigo para saber se é melhor ministrar uma medicação que amenize essa ansiedade ou ainda algum tipo de sedativo que possam acalmá-lo durante a queima de fogos.

Quando eventos grandes acontecem,  os fogos de artifício e foguetes começam a acontecer em comemoração, os cães tendem a ter reações extremas, já que ficam com muito medo.

Isso acontece, principalmente, porque os cães têm a audição mais aguçada, percebem os sons com muito mais intensidade do que nós, e isso é  o que os assusta.

Há diversas maneiras de se lidar com os fogos, caso o cão ainda seja um filhote é possível ir treinando-o, expondo-o, pois assim quando os fogos acontecerem, ele não terá tanto medo. Outra solução é apenas deixar que o cão busque um lugar onde ele se sinta confortável e possa se esconder durante os acontecimentos.

Para os casos mais extremos, os veterinários podem prescrever medicação que irá ajudar o cão a controlar seu medo, mas os remédios só devem ser tomados apenas com a prescrição de um veterinário de confiança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *