Entre a grande variedade de pássaros criados em cativeiro estão os canários cujo destaque dos demais fica por conta da multiplicidade de cores que existem em suas diferentes espécies, de maneira que quando se decide pela criação destas aves fica difícil optar por uma cor apenas.
Dentro todos os que existem, a beleza do canário Lizard fez com que as pessoas o elegessem como um dos mais bonitos e por isso preferido quando se quer desenvolver uma criação.
Características desse canário
O canário Lizard também é conhecido como “lagarto” e isso se deve as penas nas costas dele que são todas cobertas por pequenos salpicos esbranquiçados o que faz com que sua plumagem, se torne bastante semelhante à pele daquele réptil.
O Lizard pode ser encontrado em duas cores, prateado e dourado. Para deixar essa ave ainda mais encantadora, em sua cabeça tem uma plumagem em formato de coroa. Partindo da cabeça, as filas dos salpicos esbranquiçados se prolongam até ao meio das penas que formam a cauda.
Tem pessoas que escolhem criar o Lizard apenas pelo enfeite na cabeça que o diferencia dos demais canários como se ele estivesse usando um boné, outros o escolhem pela beleza da cor de suas penas.
Reprodução
Para a maioria dos criadores desses canários, aumentar a criação pode ser até difícil uma vez que a reprodução se torna um pouco complicada porque as fêmeas dos canários Lizard não são como as fêmeas das outras espécies, pois elas não têm por habito tratar e cuidar bem dos filhotes, chegando a alguns casos até mesmo a matá-los.
Os Lizard colocam poucos ovos e assim as ninhadas são de apenas três a quatro filhotes. Segundo os criadores, diante da dificuldade apresentada pelas canárias no que se refere à reprodução, se o interesse é aumentar a criação, o ideal é que se coloquem os ovos do Lizard no canário gloster, uma vez que estes são criadores muito mais competentes.
Torneios e concursos
Esse canário que no mercado consegue preços excelentes é também alvo das atenções, alcançando grande destaque em qualquer exposição onde seja levado por seus criadores.
Especialmente os canários desta espécie que disputam torneios, chamam a atenção pela beleza, no entanto a produção destes com um padrão de qualidade e beleza para participação em concursos é muito difícil. Mesmo os criadores que tem casais que são campeões não podem ter a garantia de que os filhotes destes também sejam campeões.
O canário Lizard te na média, 12,7 centímetros de comprimento e esse pássaro adulto é muito difícil de ser encontrado nas exposições sendo que a grande razão para isso é que depois de completar um ano de idade, as manchas negras que ele tinha nas costas, vão desaparecendo.
tenho 4 femeas lizard e estou a procura de machos para iniciar minha criação. contato pelo fone 51-91030507 Lajeado / RS
Estou querendo começar uma criação de canario lizard, e gostaria de ter email e telefones de criadores. Obrigado
Boa noite…
Sou de Blumenau S.C e gostaria de saber se vc poderia me ajudar a indicar um criadouro
de canario lizard na minha região.
Obrigado…
Estou à criar Lizard pela 1ª vez. A fêmea estava na voadeira, com outras fêmeas, onde coloquei ninhos. Ela escolheu um deles e começou levar material e quando um canário cantava ela se abaixava. Coloquei no gaiolão com o mesmo ninho. Separado por grade, coloquei o macho Lizard. Logo de cara ele cantava e ela baixava, mas quando abria a grade, os dois apenas ficavam lado a lado se olhando. Ficou nisso uns quatro dias e resolvi abir a grade. Nada acontece. Coloquei ela de volta na voadeira e o macho de volta à gaiola individual. Vou esperar mais para ver se consigo formar o casal. Acho que ela não aceitou bem o macho.
Estou muito feliz com meus Lizards. Finalmente ocorreu o acasalamento. A fêmea está chocando 03 ovos, que comparados aos do canário de cor, são um pouco menores. Já agendei a verificação das condições dos ovos para 04 de Setembro, quando então terão completado uma semana de chôco. Espero que todos estejam “cheios”.