Os animais como cães e gatos são nossos fiéis companheiros e quando planejamos uma viagem é natural considerar a ida desses amigos. Saiba que fazer uma viagem internacional levando seus amigos de quatro patas é possível, porém, exige planejamento e adequação as regras de transporte aéreo dos pets.
Para que seja possível fazer o transporte dos seus amigos cães e gatos entre países é necessário ter o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI). A emissão desse documento é feita pela autoridade sanitária do país de origem ou então o país de procedência do pet.
Em nosso país a emissão do CZI é feita pelo Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Esse órgão tem vínculo com a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e possui 106 postos em aeroportos, portos e fronteiras. No momento do retorno ou em caso de importação de animais é necessário que haja o CZI expedido pela autoridade do país de onde está saindo.
O CZI
O CZI Certificado Zoossanitário Internacional é um documento que é expedido ou chancelado pelo Serviço Veterinário Oficial do país de procedência dos pets. O objetivo desse documento é garantir que o estado de saúde do animal está em ordem bem como que serão cumpridas as exigências sanitárias para que haja o trânsito internacional.
O documento emitido por um outro país precisa atender as exigências do Brasil para que garanta a entrada do animal no espécie. As exigências variam de acordo com a espécie. O Vigiagro é o órgão que tem a função de verificar se a documentação está em ordem para receber esse pet no país.
Exigências Para a Emissão Do CZI
Para conseguir a emissão do CZI para o seu animal de estimação é necessário apresentar a documentação exigida pelo Vigiagro que consiste no formulário de Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia preenchido devidamente, Carteira de Vacinação, Atestado de Saúde entre outras exigências.
Para saber mais sobre cada um desses documentos acesse o link.
Lembramos que os documentos exigidos deverão ser apresentados em suas vias originais acompanhados de uma fotocópia simples de cada um. Confira também os prazos de cada um dos documentos para ter certeza de que são válidos.
Observação – O download do Requerimento para Fiscalização de Animais de Companhia poderá ser feito através desse site clicando no link indicado na página.
Resumo Para Preparar a Viagem Internacional Do Seu Pet
Informe-se
O primeiro passo quando você decide levar o seu pet para uma viagem internacional é se informar a respeito das exigências sanitárias do país escolhido. Você pode fazer uma pesquisa na web a esse respeito, pedir a ajuda de uma agência de viagens nessa orientação ou mesmo consultar a embaixada/consulado do país de destino.
Documentos
Em seguida será o momento de agilizar a documentação exigida para a viagem, faça isso com no mínimo 10 dias de antecedência da viagem. Lembre-se que a vacina contra a raiva, por exemplo, precisará desse tempo para agir e fazer efeito. Se essa for a primeira vacinação do seu amigo de quatro patas será necessário fazer isso com pelo menos 30 dias de antecedência.
Certificado Zoosanitário Internacional (CZI)
Para garantir que o seu amigo pet seja possa embarcar rumo a viagem internacional será necessário contar com o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI). Como já especificamos esse documento é expedido Vigiagro que tem postos nos aeroportos, portos e postos de fronteias. Para consultar os endereços das unidades e encontrar uma mais próxima acesse o link.
Validade Do CZI
Fique atento a validade o CZI, pois ela costuma durar entre cinco e dez dias, dessa forma a partir do momento em que é feita a emissão o seu pet tem até no máximo 10 dias para entrar no outro país. Nos casos em que a viagem irá durar mais do que 10 dias, como nos casos de cruzeiros, por exemplo, esse prazo pode ser estendido. Informe-se a respeito das particularidades da sua viagem.
O Transporte De Animais De Estimação Em Aviões
Em geral o procedimento das companhias aéreas é similar quando se trata de transportar animais, porém, antes de comprar a passagem verifique se a empresa escolhida oferece esse serviço. Na maioria dos casos as companhias aéreas tem um limite de animais que podem ser transportados por voo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HVJQBYad2UA[/youtube]
Para que o seu pet tenha uma cabine é importante que você faça a reserva da mesma com antecedência. Os animais que são despachados não precisam de reserva de cabine. Os donos dos animais devem estar cientes de que existe um limite de pets que podem ser despachados e que as empresas aceitam por ordem de chegada.
Os animais de estimação que são aceitos pelas companhias aéreas são em geral cães e gatos e eles devem permanecer dentro dos seus canis durante todo o voo. Não é permitido retirar os animais de dentro desses canis de transporte. No caso de animais muito agitados consulte o veterinário para saber como mantê-los calmos durante todo o percurso.
O Check-In
Quem viaja com animais deve fazer o seu check-in no balcão de bilhetes, não é possível fazer o check-in através de balcões externas ou vias de autoatendimento. Para garantir que tudo sairá perfeito é importante que você chegue com um tempo de antecedência. Vale destacar que os animais despachados não são aceitos com mais de quatro horas de antecedência.
Taxas
As companhias aéreas cobram taxas específicas pelos serviços de transporte dos animais de estimação, informe-se com a empresa para estar ciente de quanto irá custar essas taxas. As agências de viagem podem te ajudar nessa questão de reserva e pagamento de taxas desde que as companhias aéreas ofereçam esse serviço.
Empresas Especializadas
Cada vez mais famílias desejam viajar com a companhia dos seus amigos pets e por isso mesmo surgiram diversas empresas especializadas nesse tipo de serviço. Se você tem dúvidas ou mesmo deseja terceirizar esse serviço pode contar com o serviço dessas empresas.
Faça uma pesquisa para encontrar uma perto de você que possa te ajudar na hora de organizar a viagem do cão ou gato para o exterior. Ter a companhia desses amigos é sempre muito positivo numa viagem.