Dicas Para Treinar Corrida Com o Cachorro

Quando alguém pergunta quem é o melhor amigo do homem a resposta que está sempre na ponta da língua é o cachorro. A verdade é que o cachorro é um animal que tem muita lealdade e companheirismo para com o seu dono. Se você deseja que o seu cão seja mais saudável e possa te acompanhar nos longos períodos longe de casa existe uma solução.

A dica é levar o seu amigo de quatro patas para correr com você, da mesma forma que os humanos obtêm vários benefícios com a corrida o seu cão também pode ter o condicionamento físico melhorado. O seu amigo de estimação pode ter mais qualidade de vida, fortalecimento dos músculos, alívio do estresse, longevidade e o lago de amizade com você muito mais estreitado.

Levar o cão na corrida e tê-lo ao seu lado é sempre uma forma interessante de fazer o seu treino com muito mais alegria. Mas, lembre-se de que é necessário ter alguns cuidados para que o cão não se machuque e se divirta nessa atividade. A seguir damos algumas dicas de como treinar corrida com o seu cão.

Dicas Para Treinar Corrida Com o Cachorro

Dicas Para Treinar Corrida Com o Cachorro

Algumas Dicas Para a Prática Segura De Corrida Com o Seu Cão

Consulte o Veterinário

Antes de sair sem destino correndo ao lado do seu amigo é importante consultar um veterinário para saber se o seu cão está ou não apto para a prática de corrida. Alguns cães podem apresentar restrições cardiovasculares ou ortopédicas que os impedem de correr. Não arrisque a saúde do seu cão!

Dicas Para Treinar Corrida Com o Cachorro

Dicas Para Treinar Corrida Com o Cachorro

Nada De Dureza

Quando você sai correr coloca os seus maravilhosos tênis de absorção de impacto, não é mesmo? Lembre que o seu cão não usa tênis e por isso mesmo evite os terrenos duros. A dica para não machucar as patas do seu cão na corrida é optar por praticar a atividade física em terrenos como terra, grama ou areia.

A Coleira

A coleira também é um ponto importante para quem está pensando em praticar corrida com o seu cachorro. A dica é escolher as coleiras fixas, aquelas que têm um apoio no corpo, as do tipo enforcador. Isso ajuda a prevenir traumas na coluna cervical (pescoço) do seu cão.

A Quantidade De Corrida

Os cães não tem a mesma resistência que os humanos, sendo assim é necessário dosar a quantidade de corrida. A dica é ir aumentando aos poucos o tempo de corrida, mas sempre com velocidade reduzida.

Questão De Raça

Algumas raças de cachorro suportam melhor o esforço físico exigido pela corrida do que outras. Em geral os cães que suportam mais o esforço físico são aqueles hiperativos como o Pastor Alemão, Beagles, Akita, Labrador, Border Collie e Golden Retriever.

Cuide Da Alimentação

Antes da atividade física é importante alimentar o seu cão, lembre que treinos realizados em jejum não rendem e não trazem nenhum resultado para o seu amigo. Consulte um veterinário para saber qual é a melhor alimentação para o seu cão antes da corrida.

Comece Caminhando

No começo o dono deve imprimir um ritmo de caminhada acelerada a prática e não começar correndo. Conforme o tempo vai passando vá aumentando o ritmo, aumente o tempo de corrida e reduza o tempo de caminhada.

Boas Condições Físicas

A atividade para os cães que tem boas condições físicas pode começar com uma caminhada que dure entre 4 e 6 minutos. Isso é importante para estimular o aquecimento corporal do animal. Em seguida comece a corrida propriamente dita, finalize retomando a caminhada pelo mesmo tempo do aquecimento.

Tempo Total

Os especialistas da área indicam que o tempo total de treino pode chegar a 30 minutos com o seu cachorro. Não ultrapasse esse limite, pois lembre-se que o seu cachorro não poderá dizer que não está bem. O objetivo é ter a companhia dele e deixa-lo mais saudável.

Pit Stop

Fazer pausas para a hidratação é fundamental, então sempre leve água para o seu amigo e dê uma paradinha. Vai ser bom para você também!

Focinheira Para Os Grandinhos

Se o seu cão é de grande porte deve usar a focinheira. Fique atento a respiração e a transpiração do seu cachorro, pois a focinheira pode dificultar um pouco. Preste atenção a esse detalhe durante toda a corrida.

A Idade

A idade é um fator limitante para o esforço físico que o cão pode fazer, sendo assim o tempo de treino deve ser reduzido com o passar do tempo. Observe o seu amigo para perceber quando o vigor passa a faltar.

Correndo Lado a Lado

Um detalhe para o qual quase nenhum dono atenta é que a corrida deve acontecer no mesmo ritmo, ou seja, dono e cão devem estar correndo na mesma velocidade. Corra observando se o seu cão está sendo “guinchado” ou se está “guinchando” você. As duas situações estão erradas.

No primeiro caso reduza a velocidade para que o seu amigo possa acompanhar você. No segundo caso é necessário pensar num adestramento para o seu amigo.

O Adestramento

Se você percebe que os treinos não dão certo porque o cão não respeita você ou mesmo porque não sabe se portar é necessário considerar um treinamento de adestramento antes de começar a sair correr com ele. Atualmente, existem muitos adestradores que te ajudam a ter uma relação mais próxima com o seu amigo de quatro patas.

O mais importante é que o seu cão entenda que o momento de treino é um momento em que ele deve obedecer e principalmente seguir o seu ritmo. Se o cachorro fica numa boa na coleira, acompanha o seu ritmo e se porta bem o treino flui muito mais.

O Prazer Da Corrida

Para os humanos a corrida pode ser vista como um prazer, mas também uma forma de manter o corpo em dia. Porém, para os cães a corrida deve ser apenas um prazer, pois eles não têm preocupações estéticas como nós.

Sendo assim se o seu cachorro fica animado quando te vê colocando os tênis de corrida é sinal que ele gosta da atividade. Mas, se você observa que o seu amigo não gosta nenhum pouco desse momento tente começar outra atividade com ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *