Dicas Para Fotografar Com Perfeição o Animal De Estimação

Quem aprecia gatos, cães, e ainda outros bichos, certamente sabe que um dos momentos mais prazerosos do dia é aquele que passamos ao lado de nossos animais. Mas para eternizar esse sentimento tão puro, o mais correto é fazermos fotografias divertidas e bonitas de nossos pets para guardar de recordação.

Você já percebeu que imagens incríveis de cães, aves e gatos os fotógrafos são capazes de captar, especialmente aquelas que podemos encontrar em embalagens de produtos, revistas e propagandas. Certamente sua casa deve estar cheia de fotografias que você mesmo tentou tirar de seus bichinhos, mas nenhuma delas deve ter ficado parecida com as de profissionais, não é!

Para obter uma boa foto é preciso seguir algumas dicas e ter bastante paciência, principalmente em se tratando de animais, pois são imprevisíveis e se entendiam com facilidade, tal qual as crianças.

Para quem não sabe e já está desanimando de tirar fotos que só clicam o cãozinho virando a cabeça, ou até em posições estranhas, até mesmo um fotógrafo profissional pode levar algum tempo para conseguir uma foto de moldura, perfeita. E quem está querendo belas fotos, há alguns truques para facilitar o trabalho.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Y_nUr8SZEnM[/youtube]

Dicas Pra Fotografar Os Animais De Estimação

A luz certa: Foto originalmente quer dizer luz, por isso, quando for fotografar escolha um dia não muito ensolarado, opte pelo dia nublado, de preferência com o céu encoberto, pois você terá uma iluminação mais uniforme, sem grandes variações e, então uma foto mais bonita. Como o dia não proporcionará um foco de luz específico, você pode ter mais liberdade para escolher o fundo da fotografia.

A Escolha do Fundo: O correto é que o fundo esteja sempre longe do animal e que tenha poucos elementos, para que o principal da fotografia seja o bichinho. Além disso, quanto mais homogêneo o fundo, muito melhor ficará a foto e seu animal ganhará destaque.

O Lugar: É importante levar o animal para um parque ou praça, de preferência que sejam próximos a sua casa, para que ele não se canse. Os locais novos e diferentes estimulam os animais.

Os Cuidados Especiais: É recomendável não alimentar o animal no dia da foto, assim ele estará entretido com os petiscos que você oferecer para acalmá-lo. Cuide de todos os detalhes, especialmente tomando cuidado com a higiene do animal, por isso, dê um bom banho e escove bem sua pelagem.

A Hora da Foto: Após terminar todos os preparativos, posicione-se de maneira confortável, pois a ação pode demorar, e aguarde o momento certo para a foto. Lembre-se de tentar prever qual será reação de seu animal, só assim você conseguirá estar pronto o suficiente para o momento do ‘click’.

Sem Estresse: Procure nunca estressar seu animal, nem cansá-lo demais, porque um bichinho estressado nunca irá lhe render uma boa fotografia.

Paciência: Se não conseguir tirar a foto em no máximo dez minutos, deixe o animal descansar e tente novamente ao menos duas horas depois. Em dias de muito calor, deixe-o descansar por mais tempo e não se esqueça de oferecer bastante água a ele.

Confira abaixo outras dicas fundamentais para evitar problemas durante as fotografias. Elas servem para clicar qualquer tipo de animal e, por isso, podem ser usadas por todos os donos que amam seus pets.

  1. Comece a sessão bem devagar: As câmeras em geral causam grande curiosidade aos animais de estimação. Então, coloque o aparelho ao redor do pescoço ou apenas o segure na mão enquanto brinca com o pet e o acaricia, deixando assim que ele cheire e analise o objeto. Comece tirando as fotos com certa distância e vá se aproximando aos poucos, para que seu amiguinho se acostume com suas luzes e sons.
  2. Planeje bem o horário da foto: Seu animal é muito agitado? Então, deixe para fotografá-lo  depois de algumas atividade cansativa, como uma caminha, por exemplo. Assim, ele terá menos energia e maior capacidade de escutar, o que facilitará sua meta de fazer com que se sente ou fique na posição adequada enquanto é clicado. Quer uma foto que seu animal esteja em movimento, mas ele é preguiçoso? Espere sempre para colocar a sessão de fotos em prática depois de sua breve soneca.
  3. Escolha bem o local para a fotografia: Fotografe seu animal de estimação em um lugar que ele frequenta sempre e, por isso, se sinta mais confortável. Levá-lo a um espaço que seja de todo desconhecido fará com que ele se agite com os novos cheiros, paisagens e fique distraído.
  4. Avalie bem a luminosidade: Os melhores momentos para fotografar fora de casa são pela manhã, entre às 10h e no máximo 14h, quando o sol emite uma luminosidade dourada. No entanto, apesar de estar compreendido no horário, evite o meio-dia, pois a posição solar faz com que a luz achate demais os objetos, assim como animais e pessoas.
  5. Pense bem no cenário que irá usar: Não é precisar colocar mil e um itens de decoração para montar o cenário desejado, bastando alguns que remetam ao tema que você pretende salientar. Um objeto disposto no fundo, já é o que basta.
  6. Não perca o foco da fotografia: Para evitar que as imagens fiquem borradas, selecione a opção movimento ou ação na câmera fotográfica, desta forma, mesmo que o animal se movimente, a foto ainda sairá boa. Em relação ao flash, tenha cuidado bastante cuidado, pois ele pode deixar seu animal com os olhos vermelhos. Caso precise realmente usá-lo, fique longe do animal e use o zoom.
  7. Escolha a pose certa: Uma boa fotografia depende muito da pose escolhida e ainda deve ser aquela em que o animal pareça estar o mais natural possível. Alguns animais se saem bem melhor deitados no sofá, outros, no entanto, ficam bem mais lindos em pé. Portanto, escolha aquela posição que cai melhor para seu pet e na qual ele se sinta mais à vontade.
  8. Fique atento ao ângulo para escolher o melhor de seu animal: Cães muito grandes podem ficar bem deitados no chá ou no sofá enquanto você o fotografa localizado a alguns poucos  passos atrás. Também vale acompanhar com a câmera o movimento do animal enquanto ele caminha, estudando a posição que fique melhor e que favoreça a estética do pet.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MAE-Az-ENU4[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *