Dicas Para Cães Com Dificuldade De Se Alimentar

Animais domésticos são como crianças: as vezes eles se alimentam muito bem, as vezes querem comer apenas besteiras e acabam com uma dieta pobre em nutrientes. Assim como os humanos, a alimentação é a principal fonte de nutrientes do organismo do animal. Se ele não se alimenta bem, poderá ter queda de pelos, algumas doenças podem surgir e até seus dentes podem ficar fracos. Uma alimentação para pets adequada é crucial.

A Importância Da Ração Para Os Cães

A ração é o alimento mais indicado para cães. Sabemos que muitos donos adoram compartilhar seus doces e tortas com seus bichos, mas não é recomendado. Os alimentos para o homem contém alguns itens em exagero de acordo com o porte físico do animal como glicose e sódio, que podem fazer mal para o corpo do animal, causando diabetes, queda de pelos e eles não estarão bem nutridos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FWey_hbzmJY[/youtube]

Uma ração balanceada faz milagres para a saúde do pet. Ela fornece tudo o que ele precisa para se tornar um animal mais forte, o que irá lhe ajudar a combater doenças desde as mais simples, como fungos e infecções por bactérias, até as mais graves, como cânceres dos mais diversos. 

Procure Um Alimento Que o Animal Goste

Mas o que fazer quando o animal não quer comer bem? A primeira dica é procurar uma ração que seu animal curta. Assim como os humanos, os pets também possuem preferências do que comer. Eles também avaliam o aroma, sabor e a consistência do alimento. Por exemplo: cães já adultos odeiam comida pastosa a menos que sejam muitos saborosas. Eles adoram morder e roer alimentos, por isso rações partidas em pedaços maiores são as mais indicadas.

Já os cães pequenos necessitam de alimentos com cortes menores e como seus dentes são pequenos, alimentos pastosos como mistura para cães com sabor de carne são bacanas. Este alimento (vendido em latas em casas de rações) vale informar, todos os cães adoram! São saborosos, nutritivos e bem aromáticos, mesmo que sejam mais caros.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zJ9BeNLaIqI[/youtube]

Para saber qual ração seu animal gosta mais, infelizmente apenas testando mesmo. Vá comprando e a que ele curtir mais e não deixar na sua vasilha será a que mais amou e merece pontos na hora da compra. Mas animais também enjoam dos alimentos, por isso eventualmente mude a ração do seu pet se quer que ele aprecie a hora de comer.

Troque os sabores também: uma semana você traz ração de peixe para casa, na outra você trás de casa. Sem manter a rotina seu animal irá sentir a necessidade involuntária de ir até sua vasilha para saber o que tem de novo por lá. 

Procure Rações De Boas Marcas

Rações cujo valor de um quilo de alimento custam menos de R$ 2 não costumam ser bacanas. Se você é novo no universo do pet, procure um profissional e pergunte sobre quais alimentos seriam mais bacanas pelo valor nutricional para o animal e também pelo sabor e aroma. Boas rações são mais caras, mas elas possuem um aroma mais forte, sabor mais agradável ao animal e ele acaba por apreciar melhor o alimento. Tente esta técnica para agradar seu pet antes de determinar que ele não gosta de ração.

Alimente Seu Animal Uma Vez Por Dia

O que mais tira o apetite dos cães são as ‘beliscadinhas’ durante o dia, um erro comum entre dos donos da maior parte de pets. Sempre que voltam de uma casa de ração acabam por dar uma firula ao animal como palitos, ossos ou até mesmo uma bolachinha que estejam comendo que “não deve fazer mal algum”. Infelizmente tal alimento faz mal sim: vai encher a barriga do seu animal. A menos que seja um animal com mais de vinte quilos, ele deve perder a fome quando beliscar alguma coisa.

Tenha regras ao alimentar seu cão. Ele deve comer uma vez por dia e sempre em um horário próximo a sua saída para xixi e cocô. Isso porque faz parte da biologia do animal: ele come, bebe água e depois irá defecar. Alimente-o e leve-o para passear e depois apenas no dia seguinte. O sistema digestivo de seu pet não precisa de três refeições ao dia como os humanos e isso é comprovado por especialistas de renome. Se achar necessário, alimente-o duas vezes, mas sempre no mesmo horário. 

Faça Receitas Em Casa Próprias Para Cães

Se seu animal anda com dificuldades para comer sua própria ração, a melhor dica pode ser o alimentar com algo caseiro, mas próprio para eles. Procure por receitas para cães como biscoitos, bolos e tortas, mas apenas para eles e siga a risca. Seu animal pode ter problemas sérios de rins com algo muito salgado para seu corpo ou diabetes com alimentos doces.

Na Internet e em nosso próprio portal você pode encontrar muitas receitas de biscoitos  caseiros para cães. Mas jamais abandone a ração: esta é o que ele precisa. Ao invés disso, intercale com ração ou esfarele o biscoito na vasilha de ração para tornar o alimento mais atrativo. 

Coloque Ração Nova Todos Os Dias

Você curte comida muito antiga e exposta no fogão? Pois seu animal também não. Cães adoram ração com cheiro forte, o que ele só vai conseguir quando o alimento sair da embalagem agora. Se você enche a vasilha do animal para que ele vá comendo, a ração vai ficando velha, pode se encher de insetos e se molhar deve esfarelar e mofar. A recomendação é sempre colocar ração nova ao menos uma vez por dia. Não precisa colocar muito, pois seu animal vai apreciar mais a ração com aroma forte. Coloque o que ele comer e no dia seguinte coloque mais um pouco.

Troque a Água Do Animal Todos Os Dias

Um cuidado importante para seu animal é sempre trocar a água. Cães, assim como gatos, não costumam curtir água parada a menos que seja uma necessidade por bastante sede. Eles podem evitar sua vasilha de comida se não há água nova por lá. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *