Dicas Para Ajudar Animais Carentes

Quem ama animais não sente amor apenas pelos bichinhos que tem em casa, sente amor por todos. Mas nem todo mundo pode e sabe como ajudar animais carentes, vamos ver como podemos ajudar esses bichinhos que precisam de mais cuidado e amor que os que já temos em casa.

Os Animais Carentes

Algumas pessoas não sabem distinguir animais carentes de animais perdidos, mas o que é um animal carente?

É aquele animal que não tem um lar fixo, não tem um tutor ou alguém que cuide dele e não lhe dê amor e carinho como ele necessita. São os animais que vivem nas ruas, que não tem o que comer e onde se abrigar. E são também aqueles que vivem em abrigos e lares temporários das associações de proteção aos animais.

A Função Das Associações De Proteções Aos Animais

As associações de proteção de animais quase todos os dias recolhe animais que são abandonados, mas todos os dias muitos animais são desprezados, esquecidos nas ruas ou fogem de suas casas. Claro que existem muitas pessoas e associações que tentam ajudar, mas ainda assim existem muitos animais para ser recolhidos das ruas e também para serem adotados.

Se você encontrou um cãozinho ou um gatinho (uma ninhada), salvou um animal que está ferido, foi atropelado, e não sabe o que fazer com ele, não basta retirar os bichinhos das ruas e depois enviá-lo para uma ONG, uma associação, um abrigo, um protetor independente, é necessário ajudar também a ONG a se manter.

Muitas dessas ONGs estão lotadas e estão lutando para sobreviver ou para manter os animais que já estão sendo cuidados, por isso você precisa se responsabilizar pelo bichinho.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=T30BKkM787k[/youtube]

Cuidando De Um Animal Carente

Quando encontramos um animalzinho na rua o primeiro passo é levar o animal ao veterinário, mesmo o bichinho esteja com aparência de saudável, ele pode estar com alguma doença, as chamadas incubadas, e apenas o veterinário pode diagnosticar, aproveite e vermifugue-o, se ele estiver bem de saúde o próximo passo é vacinar e depois de alguns dias ele precisa ser castrado.

A castração se faz necessária, pois não se deve doar animais que não são castrados, afinal devemos tentar controlar a grande população de animais que estão abandonados, pois não existem lares suficientes para abrigar tantos animais. Segundo veterinários uma cadela que não é castrada pode procriar 64.000 descendentes em 6 anos e uma gata pode gerar 420.000 em 7 anos. 

Cuidados Antes De Doar o Animal

Assim se você resgatou um animal das ruas ele estará sob sua responsabilidade até a sua entrega a seus novos donos, você precisa fornecer alimentação, um lar temporário e também precisa custear os pagamentos de remédios veterinários e outros gastos. Se não for possível manter o bichinho em sua casa, você pode deixá-lo em um hotel para animais ou numa clínica veterinária até ser adotado.

Próximo passo é fotografar o animal, pode ser no momento do resgate, assim você poderá comparar o animal antes e depois de ser tratado, faça cartaz e coloque nos pets shops, nas clínicas veterinárias e também em outros locais da sua escolha, divulgue entre seus amigos, familiares e na internet, lembre que existem sites próprios para isto. Também pode levar os animais para as feiras de adoção, mas lembre-se que as feiras só admitem animais vacinados e também castrados. 

Doando o Animal

Para escolher um dono para o animal é um processo que exige alguns cuidados, você precisa entrevistar o candidato para ver suas intenções, se ele está agindo por impulso ou se será um bom tutor e cuidará do animal até o fim da sua vida.

Você pode usar as perguntas básicas:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Se todos da família gostam de animais, se estão de acordo com a adoção;
  • Se sua casa é segura, pois o animal pode tentar fugir;
  • Se ele morar em apartamento vai precisar de redes de proteção para evitar que o animal caia;
  • Se ele tem ideia dos custos para manter um animal;
  • Se tiver ou já teve algum animal, o que aconteceu com ele, quem vai tomar conta do bichinho, se ele vai ficar muito tempo só, e o mais importante o animal vai viver em torno de 12 anos, ele está preparado para assumir essa responsabilidade?

E para finalizar o adotante precisa assinar um termo onde assegura que cuidara do animal ate o fim da sua vida.

Você ainda precisa ficar disponível por algum tempo, pois pode acontecer da pessoa que adotou o animal devolva, mas se você seguiu esses passos você agiu com responsabilidade, pois olhar o animal na rua e ficar com pena não vai adiantar de nada. 

Resgatando Um Bebê

Caso você resgate um filhote, ele vai precisar mamar e ser mantido aquecido, principalmente se for muito novo, se ele tiver com pulgas, você precisa retirar, pois elas passam vermes para os bebês. Depois de 25 dias vamos vermifugar os filhotes, você pode usar o vermífugo suspensão, e se suas fezes ainda estão mole, faça um reforço com giarlam suspensão ou com kaobiotic ( antibiótico).

Não o alimente com leite de vaca, pois ele pode ter diarreia, e em bebês muito pequenos pode ser fatal. Você pode alimentá-lo com leite de soja, no inicio de duas em duas horas depois passe para três horas até ele começar a comer sozinho.

Quando os gatinhos estiverem com 20 dias, os olhos já estiverem abertos e também já comem sozinhos, você pode dar patê de frango cozido ou desfiado, sopa de frango com legumes ou papinha de ração amolecida com água morna e também amassada. Cuidado para ele não comer papinha fermentada, pois pode ficar intoxicado. Quando ele começar a comer ração para filhote, deixe a sua disposição, mas ofereça frango, patê sopinha algumas vezes ao dia. 

Existem outras formas de ajudar os animais que foram abandonados e que necessitam de cuidados, você pode ajudar:

  • Fazendo doações de ração, remédios: existem muitas ONGS que cuidam desses animais abandonados, elas necessitam de coleiras, caminhas, cobertores, casinhas, as rações e os remédios precisam estar dentro do prazo de validade;
  •  Você pode doar dinheiro a uma ONG de sua confiança;
  • Aproveite a internet para ajudar a encontrar lares para os bichinhos, com certeza alguém vai ficar interessado e vai querer adotar;
  • Você pode fazer uma adoção temporária (pois as ONGs sofrem com a superlotação) as instituições tem cadastro para donos temporários;
  • Denuncie os maus tratos, e lute contra a violência animal;
  • Ajude os animais que estão doentes e machucados, leve-o ao veterinário, procure as instituições ou pessoas para adotá-lo.

Se você gosta de animais e quer ajudar e proteger os animais abandonados procure uma OGN, eles aceitam voluntários e também colaboradores, sempre precisam de ajuda e você estará fazendo a sua parte. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *