Já faz algum tempo que as pessoas se habituaram ao fato de que é necessário que os cães tomem banho com certa frequência. Porém, o hábito de escovar os dentes dos pets ainda é bastante raro embora seja muito importante para a saúde dos animais.
Se você gosta de cuidar bem do seu amigo de quatro patas não pode deixar a escovação dentária de lado. É natural ter dúvidas sobre qual a melhor forma de escovar os dentes do amiguinho e para te ajudar nisso separamos algumas dicas de escovação dentária para cães. Leia, informe-se e cuide da saúde bucal do seu amigo.
Porque Escovar Os Dentes Do Meu Cão?
Os cães, assim como os seres humanos, estão sujeitos a doenças periodontais como, por exemplo, tártaro que pode evolui para doenças mais graves. Quando o animal está com algum tipo de infecção periodontal tem uma abertura natural para receber germes em seu organismo.
Com a porta de entrada escancarada o cão pode desenvolver doenças muito graves e tudo isso pode ser evitado apenas mantendo a higiene bucal do seu amigo. Por isso os veterinários esclarecem que é necessário manter um cuidado de perto com os dentes e evitar acúmulo de placa que pode levar ao tártaro e problemas piores.
Em situações limite as doenças periodontais podem atingir o dente, em seguida o osso e culminar na queda dos dentes. Um destino que ninguém quer para o seu cão, siga as dicas a seguir e saiba como fazer a escovação dentária canina.
As Dicas
Quando Começar?
Os cães fazem a troca do seu último dente de leite por volta dos 06 meses, porém, o mais indicado é que você comece a escovação enquanto o animal ainda é filhote. Escovar os dentes não é uma coisa natural para o seu cão e quanto antes começar mais rápido ele irá se acostumar e também será menos traumático.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-2Ogb_q3P28[/youtube]
Como Iniciar a Escovação?
Condicionar o cão desde filhote a escovar os dentes é muito importante, porém, é importante fazer isso de forma agradável e pouco invasiva. A dica para as primeiras escovações é apenas manipular a cavidade oral sem necessariamente escovar os dentes. Vá fazendo essa manipulação durante o dia todo.
Não recrimine o seu cão quando ele não deixar, porém, quando ele permitir elogie e demonstre que é muito positivo. O cão não deve associar essa manipulação dentária como algo ruim e desagradável.
Qual o Método?
Num primeiro momento você deve evitar a presença da escova de dentes, enrole um pedaço de gaze no seu dedo e com essa gaze vá massageando a gengiva e os dentes. Se o cão se cansar com facilidade não o recrimine, pois para ele tudo isso é muito novo e não faz parte do universo de coisas comuns a que ele está acostumado.
No final de cada sessão de escovação você deve oferecer algum tipo de gratificação para o animal como, por exemplo, um passeio, um petisco ou algo assim. A associação do cão deve ser de escovação e coisas prazerosas, pois assim será mais fácil que ele permita a sua intervenção na boca dele.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uluWLm14AL4[/youtube]
Qual é a Escova Correta?
A escova correta para a escovação dentária canina é a escova veterinária desenvolvida para isso, em pet shops você encontra uma grande variedade de modelos. Se for usar uma escova de dentes humana é recomendada uma escova infantil com cerdas bem macias.
Ele Tem Que Gostar?
Tudo o que é divertido é melhor e isso vale também para a higiene do seu cão, se para que ele tome banho você precisa tornar o momento agradável imagine para escovar os seus dentes. O animal não deve encarar o ato de escovar os dentes como um tipo de castigo, mas sim como algo divertido.
Para isso comece com uma brincadeira passando a escova no focinho, orelhas e nunca indo direto ao ponto. Também tenha cuidado para não machucar a gengiva ou a boca do seu cão, pois isso irá torna-lo apreensivo em relação à escovação. Lembre-se que a escovação dentária não é um castigo e o seu cão precisa saber disso.
Escovar Todo Dia?
Para garantir a boa saúde dentária do seu pet é importante escovar os seus dentes todos os dias. Não há a necessidade de um horário específico do dia, mas a nossa dica é escolher um momento do dia em que o cão esteja mais calmo.
Como Escovar?
O mais importante na escovação dentária canina é limpar a face externa dos dentes, pois a face interna é limpa com o movimento de vai e vem da língua do cão. Além disso, com a preocupação voltada para a face externa será mais fácil limpar de maneira eficiente.
Qual a Pasta De Dentes?
Nunca use pasta de dente humana para escovar os dentes do cão, lembre-se que inevitavelmente ele vai engoli-la. Além disso, o flúor e o sabão da pasta de dente humana pode irritar a mucosa do seu cão.
Existe no mercado uma pasta de dente específica para uso veterinário, escolha uma marca de boa qualidade. Aproveite que essas pastas de dente para cães tem gosto artificiais de carne, galinha entre outros, pois com certeza será bem mais fácil que o seu amigo ofereça a boca para a escovação dessa forma.
Escovar a Face Interna Dos Dentes?
Como já dissemos a prioridade é escovar a face externa dos dentes do cão, porém, no caso de ele estar aceitando bem o ato de escovar vale a pena oferecer um osso para que ele abra um pouco mais a boca e permita a escovação da face interna dentária também.
Mesmo que não seja a prioridade escovar a parte interna dos dentes pode ajudar e muito na manutenção da saúde bucal do cão.
Consultas Ao Veterinário Dentário?
Atualmente, já existem veterinários especializados em saúde bucal dos animais, mas você não precisa necessariamente procurar um desses profissionais. Faz parte do trabalho do veterinário que cuida da saúde do seu cão, como um todo, realizar uma verificação dos dentes. A saúde bucal está diretamente ligada a saúde do animal e por isso é passível de observação.