Dicas De Alimentação Para Gatos

Que você é o que você come todo mundo sabe, e isto faz parte de um senso comum tanto para os seus animais de estimação como para você. Procure dar ao seu gato uma alimentação que seja de qualidade e provavelmente você irá ter um gato saudável.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=G97ezdW4VVA[/youtube]

Um grande negócio certamente é os setores de alimentos para animais de estimação, e isto com ração. Existem mais de 100 milhões de cães e gatos vivendo só nos Estados Unidos e outros inúmeros que vivem em abrigos e canis em todo país. Além disto vale lembrar que milhares de pessoas alimentam cães e gatos de rua. Se formos imaginar que um só gato poderá consumir 45 kg ou até mais de ração em um ano, falamos de centenas de milhões de dólares gastos anualmente apenas para alimentar os animaizinhos de estimação.

Como um exemplo dos humanos, existem ainda algumas guloseimas que podem ser oferecidas para os animais de estimação, são boas para gatos mas também outras que não passam de alimentos altamente calóricos, sem valores nutritivos. Um item da lista de alimentos que não são muito saudáveis e vez em quando não causam nenhum tipo de dano permanente aos animais, mas procure não permitir que isto acabe se tornando um hábito e parte da alimentação regular do animal.

Alguns Gatos Podem Ser Vegetarianos?

Os gatos ancestrais selvagens do gato doméstico moderno eram grandes predadores, e é um instinto que o gato moderno ainda possui. Se seu felino lhe trouxer presentes como camundongos, pássaros mortos ou mesmo se ele brinca com um pedaço de gaze ele está expressando o seu impulso natural e forte que possui de perseguir e matar a sua presa. Se você ainda duvida que o seu gato possa ser um animal carnívoro e predador nato, basta procurar dar uma boa olhada nos dentes dele, cada vez que ele bocejar. Suas presas certamente não são para comer alface ou brotos de alfafa.

A grande verdade é que o gato é carnívoro, e ele não sobrevive como vegetariano. Existem alguns nutrientes que são encontrados apenas em proteínas animais que o gato precisa. E um destes nutrientes é um aminoácido chamado de taurina. Sem a taurina os gatos acabam ficando cegos e com o coração aumentado, o que provavelmente irá os matar antes da hora. 

Do contrário dos cães, os gatos precisam consumir uma fonte diária de vitamina A e um ácido graxo chamado de ácido araquidônico, que é encontrado somente em tecidos animais. E é por isso que nunca devemos dar aos gatos ração para cães, por mais que muitas vezes eles goste. A ração para cães não apresenta a quantidade suficiente dos nutrientes certos para os gatos. Por quilo poderá ser menos oneroso dar raça ode cães aos gatos, mas certamente isto iria custar a saúde de seu animal, a visão ou mesmo a sua vida.

Isto também não quer dizer que você deverá dar ao seu gato carne crua ou o deixar dependente da caça como uma única fonte de alimento. Há muitos anos os gatos deixaram de viver na selva e por este motivo suas habilidades de caçador costumam estar bem enferrujadas. Os gatos que caçam ou comem carne crua ou mal cozida poderão contrair uma série de doenças, algumas que inclusive poderão ser contraídas por seres humanos. 

Se Os Gatos Comerem As Margaridas, o Que Fazer?

Se você tiver um canteiro com plantas,é bem provável que seus gatos tentarão ir lá e as comer. Esta distorção de personalidade dos gatos vegetariana em sua personalidade carnívora é algo preocupante se as plantas forem de estimação ou mesmo se forem venenosas para o gato.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZlPDc5OUNO0[/youtube]

A maioria dos donos de gatos consideram o fato de que eles ingerem plantas como se fosse um problema de comportamento. Algumas pessoas acham que o gato costuma ingerir plantas devido a não ingerir alguns tipos de alimentos e com isto elas tem ração, mas apenas no sentido de que o animal precisa de plantas na sua alimentação.

Alguns especialistas citam que os animais acabam ingerindo este tipo de composto, como plantas ou mesmo grama para que possa ajudar em sua digestão ou como se fosse algum emético para expelir pelos ou outros itens não alimentícios ingeridos pelo animal. Apesar disto não importa o motivo, ingerir vegetação é um comportamento instintivo em gatos, e não é possível os impedir, por este motivo a melhor coisa a se fazer é saber conviver com este tipo de comportamento. 

Uma dica interessante é plantar um jardim felino, é possível se encontrar kits semi prontos em pet shops e catálogos, apesar disto uma alternativa econômica é fazer tudo sozinho. Se por acaso você for habilidoso poderá construir um recipiente que seja bonito com madeira ou mesmo utilizar algum outro que estiver disponível. Não importa realmente o que você possa fazer, procure plantar o jardim do gato em um recipiente que não vire e nem se mova com facilidade.

Tudo o que na verdade você precisa é apenas quatro ou cinco partes de terra vegetal além de algumas sementes. Boas alternativas são gramas de Nepetacatarina, a chamada erva de gato. Talvez possa ser bom deixar o jardim longe dos gatos enquanto que a plantação esteja crescendo, mas assim que seus brotos alcançarem um tamanho de alguns centímetros de altura, procure deixar que os bichanos comam as plantas á vontade. 

Deixe as plantas decorativas longe do alcance dos gatos, pelo fato de que eles simplesmente possuem as habilidades incríveis para escalar e saltar. Por este motivo colocar as plantas em prateleiras ou suportes provavelmente não irá resolver muito. Os consolos de lareira e parapeito de janelas são locais considerados fáceis para os felinos acrobatas aterrissarem.

Procure também dependurar as plantas no teto, coloque-as atrás de barreiras que sejam á prova de gatos, em um jardim de inverno fechado com portas de vidro, ou mesmo em localizações que os gatos não possam alcançar mesmo se saltar, escalar ou também rastejar. Procure sempre proteger as suas plantas que desta forma os gatos não irão comer o que não devem. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *