As Pulgas e Os Animais De Estimação
Os animais de estimação são uma companhia carinhosa e para todos os momentos. Quem tem um bichinho em casa sabe da importância de manter bons cuidados com a higiene do pet e também do ambiente. É importante levar em conta uma grande ameaça que passa quase imperceptível aos olhos, as temidas pulgas.
As pulgas são insetos minúsculos que pertencem a ordem Siphonaptera que engloba cerca de 1.900 espécies. O grande problema é que esses insetos vivem de parasitar outras classes de animais como os mamíferos, por exemplo. Os animais de estimação são os que mais sofrem, pois os tipos mais comuns de pulgas do ambiente urbano são as de gatos (Ctenocephalides felis) e as de cães (Ctenocephalis canis), essa também pode infestar felinos.
Um terceiro tipo de pulga bastante comum em ambientes urbanos é a Pulex irritans que tem o ser humano como hospedeiro preferencial. Sendo assim quando você preserva os seus animais de estimação do contato com pulgas está preservando a si mesmo dessa ameaça.
Pulgas e Doenças
Além da coceira quase insuportável que as pulgas podem provocar existe o risco de elas transmitirem doenças leves como reações alérgicas e também doenças graves como a peste bubônica. O desenvolvimento das pulgas acontece através de metamorfose completa, ou seja, que conta com fase ovo, larva, pupa e inseto adulto.
Por esse fato as pulgas têm boas vantagens evolutivas que torna muito difícil combate-las. Uma dessas vantagens é que o seu desenvolvimento está condicionado a oferta de alimento e assim elas tem uma grande competitividade biológica. Esses insetos contam com muitas ferramentas que permitem a sua sobrevivência até nas épocas mais hostis desde que apareça um hospedeiro em potencial.
É nesse ponto que mora o perigo, pois quando se pensa que o animal de estimação está livre das pulgas acontece um novo surto. Controlar os focos de pulga pode ser bastante complexo e exige uma abordagem coordenada.
Para se ter uma ideia quando o seu animal de estimação é infestado por pulgas apenas 5% dos insetos estão no animal. Os outros 95% ainda estão em forma de larva, pupa ou ovo no ambiente e podem ficar por ali quietinhas por vários meses. O controle eficiente não pode ser feito apenas com o uso de antipulgas.
Dicas Para Espantar De Vez As Pulgas
Eliminando As Pulgas Do Ambiente
Como já explicamos acima o combate das pulgas não pode ser feito somente usando antipulgas, pois nem todos os insetos estão no animal. Para ter uma eliminação verdadeiramente eficaz e certeira é importante livrar o ambiente dos insetos. As ações para combater as pulgas no ambiente ajuda a acabar com cerca de 95% do seu problema.
Aspirador De Pó
Uma coisa bastante curiosa é que um dos melhores aliados nessa cruzada contra as pulgas é o seu aspirador de pó. Para garantir uma limpeza realmente profunda no ambiente é necessário que o aparelho tenha uma potência de no mínimo 1.000 watts. Uma grande dica é fazer um investimento num bom aspirador de pó.
Realiza com frequência uma limpeza com aspirador de pó, pois todos os dias as pulgas colocam inúmeros ovos em todas as partes da casa. O aspirador de pó é a forma mais eficiente de recolher esses ovos e evitar que os seus animais de estimação e até a sua família sejam vitimados por esses insetos.
Para potencializar ainda mais o seu aspirador de pó nessa luta contra as pulgas você pode fazer a aspersão de inseticida aerossol dentro do saco do aparelho. Isso é bastante eficaz na eliminação das pulgas adultas. O mais importante é não esquecer de descartar o saco depois desse processo.
Cobertores e Panos Dos Animais
É comum disponibilizar panos e cobertores para os animais de estimação principalmente durante o inverno. Para evitar que haja uma infestação de pulgas nesses itens é recomendável fervê-los por uns 10 minutos depois de fazer a lavagem corriqueira.
Dedetização
Quando a infestação por pulgas é muito severa não existe outra solução senão dedetizar o ambiente. Para que o processo seja eficiente é importante contratar empresas especializadas no controle de pragas urbanas. Além disso, simultaneamente ao processo de limpeza da casa você deve cuidar para que os seus animais de estimação passem por um tratamento de eliminação dos insetos.
Prevenção
A prevenção contra as pulgas é bastante simples, o primeiro passo é observar o comportamento dos animais. Se perceber algo errado é importante conferir se ele está com pulgas, se for o caso saiba que precisará tratar ele e o ambiente.
Para prevenir a infestação desses insetos você também pode fazer uso de antipulgas para que o ciclo de desenvolvimento não recomece. Manter a sua casa sempre bem limpa e fazer uso do aspirador de pó de duas a três vezes por semana ajuda muito também.
Eliminando As Pulgas Dos Animais De Estimação
Trate Todos Os Animais
Quem tem mais de um bichinho de estimação em casa deve tratar a todos da mesma forma mesmo que apenas um manifeste sintomas de infestação por pulgas. Para tratar os animais você deve utilizar antipulgas com efeito residual (medicamentos que são aplicados para combater as pulgas adultas).
A aplicação do antipulgas deve ser feita de forma sistemática e constante. O mais importante é prevenir então aplique esses produtos todos os meses. Ressaltamos que muitos animais de estimação como cães e gatos são alérgicos a saliva das pulgas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yh_f2A0GJ-k[/youtube]
A DAPP (Dermatite Alérgica à Picada De Pulga)
Uma alergia bastante conhecida no que se refere a infestação por pulgas é a DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulga) que pode fazer com que o seu amiguinho sofra com coceiras intensas e lesões dermatológicas.
No caso de o seu animal de estimação já estar apresentando esses sintomas é importante administrar medicamentos antialérgicos (recomendados por um veterinário) para eliminar os sintomas. Além disso, você deve combater a causa da alergia, ou seja, eliminar as pulgas o mais rapidamente possível.
Nessa fase é importante combinar a utilização de produtos que atuem matando as pulgas adultas. Grande parte desses produtos contam com inibidores de crescimento em suas fórmulas. Os animais de estimação devem utilizar produtos de qualidade e de boas marcas como sprays ou spot on (produto tópico de pingar) para se manter protegido.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=R1wmGh3iHKM[/youtube]