Dica Para Cão Com Problemas Renais

Os rins tanto nos seres humanos como nos cães, são os órgãos responsáveis por realizar o filtro no sangue, fazendo a excreção (eliminação) através da urina dos resíduos e toxinas existentes no organismo.

Contudo, principalmente com o passar do tempo e avançar da idade dos cães, acontece à deterioração dos rins que por várias causas tem a sua função diminuída. Essa alteração na capacidade de filtragem por parte dos rins é a chamada insuficiência renal.

E os rins, que se encontram doentes, vão perdendo a capacidade de concentrar a urina (a urina se torna mais diluída) e o organismo passa a reter as toxinas (uréia e creatinina), que estão presentes na corrente sanguínea do animal e a eliminar água, vitaminas e proteínas, tão importantes para a vida do animal.

O Desenvolvimento De Doenças Renais Nos Cães

À medida que o cachorro vai ficando velho, os seus rins não funcionam como antes. Muitas vezes isso não chega a se configurar um problema e trazer complicações para o animal, contudo é importante prestar atenção no seu animal para que ele não sofra com as doenças renais.

É fundamental que o dono do cachorro conheça os hábitos do seu cão e perceba os sintomas, pois quando os rins passam a se comportar de forma inadequada e o dono percebe logo no inicio, e logo é diagnosticada a doença, o cachorro tem totais condições de se curar desse mal.

Contudo, se a percepção por parte do dono acontece quando a doença já está em estado avançado, o máximo que poderá ser feito pelos veterinários é controlar os hábitos do animal para que ele possua uma sobrevida maior e com menor sofrimento, pois quando a doença atinge seus níveis avançados, o animal perde bastante liquido e sua qualidade de vida é prejudicada, com o animal sofrendo consideravelmente.

Muitas vezes os donos de cachorros conseguem perceber apenas que seus animais estão com algum problema renal quando a urina apresenta uma coloração e odor diferentes do normal, e infelizmente esses não são os primeiros sintomas de que o cachorro está sofrendo com problemas renais. Muitas vezes, quando isso ocorre (alteração da coloração e do odor da urina), o animal já está sofrendo da doença em seu estagio crônico.

Devido possuir problemas renais, o cachorro passa a apresentar retenção das toxinas em seu organismo, e devido a isso o animal pode passar a apresentar vômitos, diarreia, desidratação, hipertensão, anemia, convulsões e até mesmo chegar ao óbito se não for tratado de forma adequada.

Para obtenção do diagnostico dos problemas renais nos cães, é necessário realizar exames de urina e sangue. O ideal é que os proprietários de cães, que se encontram com idade avançada (acima dos 07 anos), levem seus cães ao veterinário pelo menos uma vez ao ano, para realizar os exames de controle da função renal do animal de forma preventiva.

Os exames que os cães fazem para detectar se possuem algum tipo de insuficiência renal são: Hemograma, Uréia, Creatinina, Urina tipo 1, Pressão Arterial Sistêmica, Exame Bioquímico, PH Sanguíneo e Ultrassom.

Outras causas de desenvolvimento de doenças renais nos cães são: a utilização de medicamentos ou substancias que sejam toxicas aos rins, as doenças transmitidas pelos carrapatos, a existência de insuficiências cardíacas, a existência de cálculos e obstruções urinarias e a existência de outras doenças inflamatórias e infecciosas.

Os Sintomas Das Doenças Renais Nos Cães

Os problemas renais nos cães podem ser detectados através da realização dos exames apropriados, no entanto existe uma série de sinais que indicam que seu animal está sofrendo de insuficiência renal.

Caso detectem em seus cães sintomas como emagrecimento, sede excessiva e bebendo água em grande quantidade (reposição do liquido que está sendo perdido), urinando em demasia e bastante clara (pois urina a todo instante), apatia, vômitos, diarreia, fezes escuras, mau hálito e redução do apetite, leve seu animal ao veterinário para que possam ser realizados os exames, pois tudo indica que o seu animal está sofrendo de algum tipo de insuficiência renal.

Faça isso o mais rápido que puder, pois o diagnostico precoce, ajuda no tratamento e recuperação do seu cachorro.

O Tratamento Para Cães Com Doenças Renais

Para os cães que sofrem com as doenças renais crônicas, existe uma esperança, pois a medicina veterinária tem tratamento para essa doença considerada grave, porém não é transmissível.

O tratamento é realizado de acordo com o estágio em que se encontra a doença renal. O primeiro passo é realizar a troca da alimentação do cachorro, fazendo com que ele se alimente através de uma ração apropriada e específica para a situação. Nesse caso, a ração apropriada são aquelas que possuem quantidades dosadas e controladas de proteínas e com baixo nível de fósforo.

Outra situação que possa ocorrer para tratamento das doenças renais é que o cão precise receber medicamentos para controlar a pressão arterial, hormônios que gerem o aumento da produção de células vermelhas por parte do organismo (essa aplicação medicamentosa é para fazer a correção da anemia) e antibióticos nos casos dos cães que apresentem infecção urinaria.

Nas situações mais graves de insuficiência renal canina, o animal pode apresentar a necessidade de ser internado para ser tratado com fluidoterapia intravenosa (aplicação de soro na veia), para que tente se reduzir os níveis de toxina no organismo do cão.

Com a realização dos tratamentos, alguns cães podem levar alguns dias para que seu estado de saúde evolua e melhore, no entanto, alguns cães não resistem ao tratamento e vão a óbito.

No entanto o tratamento da insuficiência renal nos cachorros quando possui um estagio avançado, tende apenas a amenizar os efeitos da doença para que ela não se desenvolva mais e não faça o cachorro sofrer, pois a doença só terá cura no caso de ser detectada logo no seu inicio.

Por isso é importante, que os proprietários de cães observem seus animais, pois as doenças renais são enfermidades comuns que os cães podem sofrer com o avançar da idade.

Dicas Para Prevenir As Doenças Renais Em Cães

Apesar de algumas raças de cães apresentarem predisposição para possuírem doenças renais (Basenji, Bull Ternier, Cain Terrier, Ihasa, Doberman, Sharpei, Beagle, entre outros), saiba que é possível prevenir e combater a insuficiência renal dos cachorros.

O primeiro passo para prevenir a existência de doenças renais em seu cachorro é fazendo com que ele tenha uma vida e hábitos mais saudáveis, como por exemplo: realizar passeios diários com seu cachorro e fazer com que ele tenha uma alimentação balanceada e saudável.

Por isso é interessante e importante prestar atenção no seu cachorro, pois apresentar problemas nos rins é complicado tanto em seres humanos quanto nos cachorros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *