Como Evitar Que Os Cães Pulem Nas Pessoas

Os cães não podem dizer ‘oi’ ou ‘seja bem vindo’ quando uma visita chega em casa. Também não podem estender a mão e dá um aperto firme para mostrar confiança e segurança. Diante de suas limitações, encontraram uma forma divertida e um tanto assustadora de cumprimento: pular nas pessoas.

Desde as menores raças até animais com cinquenta quilos costumam pular nas pessoas para cumprimentar, pedir carinho ou apenas matar a saudade de um dono distante por sua jornada de trabalho. O problema começa, porém, quando os cachorros começam a pular nas pessoas para cumprimentar de sua forma especial, causando sustos e até acidentes por uma brincadeira imprevista.

Por Que Os Cães Pulam Nas Pessoas?

Praticamente todos os donos de animais já se assustaram com um salto do seu cachorro neles mesmo ou em visitantes. Infelizmente este é um costume comum de tais pets, que pode chegar a arranhar e machucar sério idosos e crianças. Mas não é por mal.

Na falta da fala e de uma outra forma de interação, os cães usam o pulo. Os cachorros são animais extremamente sociais e adoram o convívio com as pessoas, por isso elas adoram pular e mostrar a sua presença, cumprimentar e também dá um oi mais amigável e intenso com seus pulinhos. É sua forma de mostrar sua felicidade.

Os donos também não costumam se importar com os saltinhos, e por isso eles continuam. A maior parte dos donos até acha lindo tanta recepção e acaba dando carinho depois do saltinho e incitando mais pulos. Como os animais não sabem que este é um comportamento aceito apenas por seu dono e pode assustar algumas pessoas, vão fazer sempre. É quando surge o problema.

Como Controlar Os Pulos Caninos

  • Eduque seu filhote – O primeiro passo começa com a chegada do filhote ainda em casa. Animais pequenos são muito fáceis de ensinar e aprendem rápido também para agradar ao dono. Logo, quando ele começar a pular para ser cumprimentado, o melhor será mostrar o quanto isso é errado e repreender o animal. Ele não deve repetir o comportamento negativo mais que três vezes se for repreendido de pronto.
  • Puna animais mais velhos – É bem complicado tirar este costume de animais mais velhos, por isso você vai precisar ter maior paciência. O primeiro passo é dizer “não” e fazer feições de raiva quando ele for lhe cumprimentar desta forma. Nos primeiros dias seu melhor amigo vai ficar confuso com a represália e não entender como algo que lhe agravada tanto caiu por terra. Mas com a continuidade da educação, ele deve reprimir os saltos por não encontrar um dono feliz.Traga dois amigos diferentes e sem medo de animal para ajudar na educação. O cão precisa entender que a restrição não vale apenas para o seu dono, mas para todas as pessoas ao seu redor. A cada pulo uma negativa dos seus amigos e demais membros da família e ele vai entender que é algo errado e não deve repetir demais. Uma vez a lição aprendida, o cão jamais esquece.
  • Faça com que seu cão sente para receber carinho -Ele pulou e recebeu carinho a vida toda? Troque a forma de apreciação do seu amor canino pelo dono. Quando ele saltar, faça o comando para sentar e, animal com as devidas patas no chão, alise a sua cabeça. Todas as vezes que você notar uma intenção de pulo repita o processo: aponte para o chão, mande ele sentar e depois faça carinho. Se ele pular, não faça carinho. Ele vai entender a associação com carinho e calmaria de deve suspender os saltos.[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_Sv1_tSbqro[/youtube]
  • Puna o animal com a coleira ou um cantinho vazio – se ele começar a saltar, prenda o animal em sua casinha ou coloque a coleira para ele ficar longe de visitas. Com o tempo o animal vai entender como a relação é saudável e como suas brincadeiras podem fazer ele se distanciar de quem curte. Quando ele se comportar bem, solte e curta a sua presença. Depois de alguns dias e visitas indo e vindo, o animal deve entender a lição e vai se comportar mais calmamente.
  • Faça cara de triste – costuma funcionar com alguns cães. Os cachorros possuem um grande senso para definir sentimentos e costumam ficar tristes quando os donos estão triste. Por isso é interessante educar com base no sentimento também, se as outras formas mais simples não funcionaram. Quando ele saltar, faça cara de triste e choro que o animal vai tentar brincar e te agradar de alguma forma. No geral funciona facilmente também.
  • Faça exercícios físicos com seu animal – Muitos saltos em busca de atenção pode ser carência e excesso de energia também. Raças de grande porte precisam gastar energia ou vão ficar agitadas demais em casa e com brincadeiras violentas. Por isso um passeio diário com a devida coleira com o animal com quem sabe uma corrida pode ajudar no gasto calórico, na melhor dieta e por isso o animal deve ficar mais calmo e por si só evitar os saltos.[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=nnK7CosIH1s[/youtube]
  • Treine comandos simples com seu animal – animais comportados e treinados tendem a ter eventos como os saltos com visitas e são fáceis de controlar. Você pode buscar para isso a ajuda de um adestrador ou praticar você mesmo em casa. O importante é fazer para, em caso de visitas com crianças e idosos em casa, o animal ter um bom comportamento.Os comandos que podem controlar seu cão em caso de saltos são de sentar, deitar, rolar e buscar um objeto. Se você não consegue controlar a sua alegria diante das visitas, pode tentar controlar seu comportamento para quando pessoas novas estiverem em casa, como pedindo para ele sentar, chamar seu animal para perto e ser atendido ou pedir para ele buscar algo para afastar o cão por alguns segundos. São comandos úteis tanto dentro como fora de casa.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *