Como Escolher Um Animal De Estimação Para Uma Criança?

Certamente animais de estimação são ótimas companhias tanto para crianças como para adultos. Para as crianças os animais de estimação além de servir como companheiros também ajudam no aprendizado e na evolução, pois mostra de forma rápida as fazes da vida, para os adultos, especialmente aqueles que são solitários, os bichinhos se tornam membros da família. Também se pode analisar que as responsabilidades dos donos aumentam, pois cada animal precisa de um cuidado em especial.


Outro fator importante para a escolha do animal de estimação é a saúde em casos de alérgicos (rinites, asmas, bronquites) é importante analisar as opções de compra/adoção de um bichinho, devendo-se evitar gatos, cachorros e em alguns casos até mesmo pássaros, devido aos pelos e as penas podem provocar irritações ainda maiores durante as crises. Neste caso seria uma excelente opção um aquário com peixes ornamentais ou uma tartaruga, estes se destacando entre outros animais que não causam alergias respiratórias.

A idade das pessoas que convivem com o animal também é fator relevante na escolha do bichinho, no caso de crianças a idade ideal para ser ter o seu primeiro animal de estimação é por volta dos seis ou sete anos, dependendo da maturidade de cada criança, nessa época ela já está socializada, e já tem senso de suas responsabilidades e assim consegue entender o que é carinho e o que é maltratar o bichinho, sabendo que não deve abraçar ao ponto de abraçar com muita força o animalzinho, pois assim pode machucá-lo, também entende a responsabilidade de higiene, diversão e alimentação do bichinho, no caso dos gatos ou cachorros a criança também precisa entender os limites das brincadeiras, pois o bichinho pode morder ou arranhar o seu dono como forma de proteção.

Se Já Possui o Animal, Adapte o Animal à Criança.

No caso de um bichinho já criado por um casal que venha a ter um filho, se faz necessário adaptar o animal a gravidez e após o nascimento com o bebê, o bichinho tem que lidar com a rejeição e a divisão das atenções, bem como todos os momentos entre a criança e o animal de estimação deve ser supervisionada, pois nem a criança nem o bichinho entendem os limites e podem se machucar.

Caso o animal escolhido for um cachorrinho devemos atentar para as características de cada raça, cachorros para companhia e diversão para a casa precisam de donos que dedique tempo e atenção ao bichinho, nessa classe de cachorros, existem raças mais lentas, como os buldogues, já outros que tem muita energia a ser gasta, como os border collies, então no momento da escolha é necessário pensar se queremos um bichinho para irmos ao parque brincar, ou para ficar no sofá fazendo carinho.

Animais Mais Agitados Precisam De Atenção Especial

Cachorros, como o Border Collies ou Labradores precisam passear todos os dias se alimentar ao menos 2 vezes no dia, tratamento de higiene a cada 15 dias pelo menos, e treinamento para ser tornar mais obediente, devido a tanta energia ele pode ser um verdadeira pesadelo em casa destruindo de chinelos e sapatos até a mobília, como o sofá e os colchões. Caso o cachorrinho for ficar muito tempo sozinho em casa, ou o dono não tenha uma rotina constante ou viaja muito este tipo de cachorro não é o mais adequado, devido a sua carência e necessidade de atenção. Caso o dono seja muito ativo fisicamente deve-se inserir o cachorro nessa rotina.

Cães De Guarda

Cães de Guarda, são ótimos para defesa de casa e da família, é muito fiel ao dono, porém necessita de muito treinamento, é uma ótima opção para quem tem um grande espaço em casa, como quintal e jardim, o adestramento desse bichinho é imprescindível e dedicar muito tempo a ele também, apesar de muito grande eles adoram carinho e companhia. A alimentação correta para cada raça é de extrema importância, Rottweiler e Fila não podem ficar ansiosos, isso pode despertar um instinto violento nos cachorros e por este motivo é necessário mantê-los sempre em atividade, por serem cachorros muito grandes e de grande poder físico, para que a convivência com outros bichos e pessoas não venha a ser um grande problema é necessário que esses cachorros tenham um bom treinamento de obediência. Se o tempo for problema, ou se tenha crianças e idosos em casa é necessário atenção redobrada com tais bichos.

Custos De Um Cão De Estimação

Antes de comprar/adotar um cachorro é importante pensar, pois o custo médio na criação de um bichinho desses por ano é de aproximadamente R$1.500,00 (mil e quinhentos reais).

Gatos: Animais Independentes

Para pessoas que desejam um bichinho mais independente deve analisar os gatos, ótimos para quem mora em apartamentos ou casas pequenas, passam pouco tempo em casa, os gatos são sociáveis e afetuosos, e são bem mais independentes que os cachorros, e ficam em casa sozinhos enquanto seus donos saem para trabalhar de maneira bem fácil e tranquila, geralmente necessitam de menos dedicação e atenção dos donos.

Cuidados Com Os Gatos

Se faz necessário um local onde eles possam fazer suas necessidades, normalmente com areia, também é muito interessante brinquedos e arranhadores, para evitar prejuízos, pois os gatos precisam afiar suas unhas, no caso de quem mora em apartamentos é de extrema importância telas de proteção nas janelas, eles podem pular. Caso o dono viajar muito eles, eles não são bons bichos de estimação, não é fácil levar um gato para passear na coleira, se a decoração de casa for algo de extrema importância, os gatos devem ser esquecidos eles adoram ficar em cima dos móveis. Os gatos são os principais vilões para as pessoas que sofrem de alergias respiratórias.

Outros Bichinhos

Os peixes são ótimos para pessoas que tem pouco tempo para dedicar aos bichinhos, e são ótimos para ornamentar o ambiente afinal são muito coloridos. Ótimos para solteiros que passam o dia trabalhando ou não possuem rotina padrão, ótimos também para serem os primeiros bichinhos das crianças, além de possuírem um baixo custo de manutenção. Eles precisam estar sempre alimentados, limpezas do aquário, e instalação de filtros, certos peixes nem desse cuidado todos eles precisam, sendo necessário trocar parte da agua do aquário a cada 15 dias.

As aves são ótimos para crianças e idosos, porém precisam de uma gaiola grande, os pássaros também trazem um outro clima para a casa, canários alegram o ambiente com o canto, as calopsitas aprendem brincadeiras divertidas e podem até ser criadas soltas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *