Você deve saber que ao escolher um cão ele fará parte da sua vida, e também da vida dos membros da sua família, que vivem em sua casa. Lembre-se também que um cão vive em média cerca de 10 anos. Reflita bastante sobre alguns pontos extremamente importantes como:
- Se você terá tempo para interagir e passear com o cachorro;
- Qual a sua função em relação aos cuidados do cachorro;
- Quanto tempo você fica no trabalha e ele ficará sozinho em casa;
- Em qual local da casa vai ser o espaço só dele.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=J238Q0zbY7Q[/youtube]
Independente do tamanho do espaço disponível, você pode ter uma cachorro tanto de porte pequeno quanto de porte grande, pois mais importante que o espaço em que ele irá ficar é a quantidade de estímulos e enriquecimento natural. Não esqueça que independente da raça do seu cão, ele de ser educado.
Caso você seja uma pessoa agitada, hiperativa e tenha bastante tempo para brincadeiras e passeios, são ótimas companhias o Bordie, Labrador, Collie e o Boxer. Os pequenos como Schnauzer, Jack Russel e Terrier também são ótimas companhias para esses tipos de diversão.
Porém, essas raças não são recomendadas para pessoas que não possuem tempo quase para nada, pois esses cachorros possuem muita energia e não gastarem, ele podem sofrer problemas.
Se você é uma pessoa mais calma, com uma rotina mais tranquila, dispensando qualquer tipo de atividade pesada feito com os cães, você pode optar pelos Shih-tzu, Pug e Whippete. São considerados ótimos companheiros para pessoas idosas. Já para as criancinhas, o companheiro ideal são os Lhasa Apso, Beagle e o Cocker Spaniel.