Como Ajudar Animais Abandonados

Se você é daquelas pessoas que curtem muito os animais, e é apaixonado verdadeiramente por estes bichinhos, capaz de dedicar a sua vida á proteção dos cães abandonados, vale saber que não faltam oportunidades para que isto aconteça. Bem diferente do que muitas pessoas pensam, não é preciso ganhar milhões para poder contribuir com este tipo de causa, e é muito fácil ajudar.

As pessoas devem trabalhar a consciência de que os animais precisam ser respeitados e ser ajudados, precisam dispor tanto de tempo como boa vontade das pessoas que tem interesse em ser colaboradoras desta causa. O Brasil, é um dos países no mundo que possuem o maior número de organizações não governamentais, estas que cada vez mais crescem em números brutos no Brasil, o que certamente mostra que o país além de ser um local bastante hospitaleiro com os turistas também é um país de almas caridosas.

A conscientização da ajuda aos animais e o controle de natalidade, podem reduzir consideravelmente a quantidade de cachorros que estiverem pelas ruas

Nas grandes cidades do país, principalmente, é impressionante á grande quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas, em cidades como Recife, Curitiba, Campo Grande, Belo Horizonte e Porto Alegre, são as maiores capitais em números de animais existentes soltos pelas ruas. Estes números são impressionantes, mostrando que existe equivalente em média um cão para cada cinco habitantes da cidade. De acordo com diversas ongs, mais de 10% dos animais estão em estado de abandono.

A situação começou a se agravar cada vez mais depois que ocorreu um cerco de cães de raças que eram consideradas perigosas, o medo das pessoas trouxe como resultados o abandono de animais nas ruas principalmente em grandes centros urbanos.

Com o empenho do trabalho de diversas pessoas, o problema vem tentando ser amenizado através de ongs e prefeituras, estas que atuam em uma série de projetos que podem incentivar os usuários a adoção e também controles populacionais tanto de cães como gatos. Na cidade de Recife por exemplo, cada vez mais cresce no número de procura de novos donos para animais que normalmente ficam pelas ruas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PcHiwkQpSSo[/youtube]

A Importância De Investir Na Prevenção e No Abandono

Como esta situação se agravou bastante, as autoridades cada vez mais veem a necessidade de investir tanto na prevenção como também na ajuda para que os animais não sejam abandonados. É interessante também destacar que é necessário que exista a consciência de todos os donos, é preciso que se tenha a idéia de adoção bastante amadurecida antes de isto acontecer.

Para que isto aconteça e seja interessante para ambas as partes, devem existir laços entre os animais e seus donos relativamente fortes, o animal deverá ser encarado como uma nova vida que não pode simplesmente por um motivo qualquer ser descartado.

Se por acaso você encontrar um cão ou gato abandonado, e quiser ajudar, o primeiro passo antes de qualquer coisa é levar o animal para o veterinário, para que assim possa verificar todo o seu estado de saúde. Se por acaso ele for um pouco agressivo, é interessante se chamar uma instituição que é especialista neste tipo de animal.

Veja Outras Dicas Interessantes a Seguir

Muitas pessoas não sabem o que fazer ao encontrar um animal abandonado, por isso, é importante saber o que fazer.

Se encontrar um animal que não seja agressivo, e seja dócil, procure levar a até um veterinário para que possa verificar o estado de saúde do animal e tudo o que ele deverá estar sentindo ou percebendo, dando assim um parecer do que o dono poderá encarar pela frente com o animalzinho.

Procure colocar cartazes, com uma descrição do animal em veterinárias, clínicas, pet shops, outros vários locais de circulação onde as pessoas residam na região que você mora pois o animalzinho pode já ter dono e o seu dono está procurando por ele desesperadamente, pode-se ter certeza disso.

Procure também falar com seus vizinhos, comerciantes do bairro, amigos, já que o dono do animal que você encontrou poderá estar fazendo a mesma coisa se quiser o encontrar.

Se não conseguir encontrar o dono do animal, procure lembrar de amigos, parentes, colegas, conhecidos ou pessoas que poderiam ficar com o cachorro ou gato, se você não puder é claro.

Procure encontrar um abrigo, enquanto este animalzinho estiver sendo preparado para adoção. É importante que seja um espaço seguro e tranquilo, que o animal não fique estressado. E ele deverá ficar ali até que seja examinado e vacinado, é interessante que se deixe em um primeiro momento o animalzinho separado de outros bichos, pois poderá estar com doenças, e precisa de um diagnóstico primeiramente preciso.

Em seguida procure levar o animal para um veterinário, assim deverá ser vacinado, vermifugado e também castrado se este for o caso.

Em seguida procure divulgar a descrição do animal, e se não puder ficar com ele, procure o encaminhar para adoção.

No caso de famílias que não quiserem ou mesmo não puderem permanecer com os animais de estimação, o recomendado é que não abandonem o bichinho, procurem encaminhar o cão ou gato para adoção, antes disto é preciso que se lembre de levar ele anteriormente a um veterinário.

Veja a Seguir Algumas Dicas Da Melhor Forma De Se Encontrar Um Novo Lar Para Seu Cãozinho

Se não quiser, ou não puder ficar com o seu animal, o que é interessante se fazer?

Primeiramente nunca abandone seu cão ou gato, procure ainda pensar com cuidado, e analise se seus parentes ou amigos ou mesmo vizinho tenham condições adequadas ou tenham interesse em adotar o seu animal.

Em seguida procure divulgar a adoção através de cartazes em pet shops , entre diversos outros pontos de grande circulação de pessoas com número de contato para ajudar.

Se seu animal for de raça, é possível se entrar em contato com associações de criadores de raça por exemplo. Outra alternativa interessante é que murais virtuais na internet podem ser uma boa alternativa, ou ainda você poderá procurar diversas feiras ou mesmo eventos de adoção.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • gostei muito

    daniele 11 de março de 2013 11:14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *