O controle da reprodução de animais domésticos (exemplos: cães, gatos, etc.) sempre foi uma grande preocupação para as pessoas que criam algum animalzinho e para as próprias autoridades, pois nas grandes cidades existe um grande numero de animais domésticos que estão habitando as ruas das grandes cidades.
Por isso, realizar o controle da natalidade desses animais é de suma importância para o bom desenvolvimento das cidades e para manutenção de suas ruas limpas e em boas condições de higiene, sem serem geradoras de doenças, devido aos detritos e sujeiras que esses animais podem causar.
A Medicina Veterinária, assim como a própria medicina humana, tem evoluído a passos largos, e vem sendo desenvolvida uma serie de técnicas e medicamentos que servem para realizar o controle de doenças e até mesmo da própria natalidade dos animais, e hoje em dia, existe no mercado algumas possibilidades de controle da natalidade dos cães, e entre esses meios contraceptivos, temos os anticoncepcionais próprios para as cadelas.
Os Anticoncepcionais Para Cadelas
Quando se fala em anticoncepcional para cadelas, faz se de forma automática a ligação com os anticoncepcionais desenvolvidos para a prevenção da gravidez das mulheres, que no referido caso é um método com eficácia comprovada para a prevenção da gravidez humana.
No entanto, é necessário que as pessoas (principalmente os leigos) tenham conhecimento que os anticoncepcionais para Cadelas, é a forma mais barata que existe para controlar a natalidade dos cães, quando comparada com a castração, no entanto ela não é completamente eficaz e segura.
O grande problema que existe, é que os anticoncepcionais apropriados para cachorros possuem um hormônio na sua composição (progesterona) e que seu uso em animais pode ocasionar problemas na saúde das cadelas (principalmente infecções no aparelho reprodutor da cadela e tumores nas mamas da cadela).
O grande problema do uso dos anticoncepcionais nas cadelas, é que o principio ativo desses medicamentos (o acetato de medroxiprogesterona) que tem como função retardar a fase de aceitação sexual das cadelas (cio) e retardar a fase do sangramento da cadela, é um elemento que prejudica a saúde das cadelas.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=tuu4_31oIfY[/youtube]
Os Tipos De Anticoncepcionais Para Cadelas
Existem no mercado, dois tipos de Anticoncepcionais para cadelas: os injetáveis e os de comprimidos.
O principal tipo de anticoncepcional, existente para as cadelas é o do tipo injetável. Contudo, esses anticoncepcionais possuem efeitos colaterais terríveis para os animais.
Após o uso desse tipo de medicamento, as cadelas tendem a desenvolver uma série de doenças.
Apesar desses problemas no uso dos anticoncepcionais, existe uma época adequada no ciclo de vida da cadela, que pode ser aplicado o anticoncepcional, e assim, serem minimizados esses efeitos colaterais.
Outros problemas encontrados no uso dos anticoncepcionais para cadelas, é o fato de muitas pessoas aplicarem o medicamento sem ajuda profissional e quando a cadela já se encontra no cio, o que prejudica muito a saúde da cadela.
De acordo com os estudos existentes, o momento adequado para aplicação do anticoncepcional das cadelas, é antes que ocorra o cio (estro) das mesmas.
Contra Indicação No Uso Dos Anticoncepcionais Para Cadelas
Apesar do grande desenvolvimento das técnicas aplicadas na medicina animal e nos próprios medicamentos, o uso dos anticoncepcionais não é uma técnica totalmente segura para os animais, pois os anticoncepcionais trazem alguns efeitos e consequências indesejadas podendo levar o animal a reter o feto, a ter infecções no útero, desenvolver câncer de mama, obesidade do animal, diabetes e até mesmo levar o animal ao óbito.
Por todos esses problemas que podem ser causados a saúde das cadelas, muitos veterinários não indicam esse tipo de medicamento para os animais.
A Castração De Cadelas
Atualmente, a forma mais eficiente de controlar a natalidade dos cães, sem causar danos a saúde dos animais é realizar a Castração (ato de mutilação sexual que incapacita o animal de se reproduzir sexualmente). A castração é um método definitivo de prevenir e controlar a natalidade dos cães.
Considera-se o período ideal para realizar a castração das cadelas, entre os 05 (cinco) e 06 (seis) meses de idade, preferencialmente antes do primeiro cio. Mas o processo de castração pode ser realizado a qualquer época, inclusive nas cadelas consideradas velhas (acima de 08 anos), que tem desaconselhadas pelos veterinários o desenvolvimento de uma gestação.
Apesar da eficiência da Castração, muitos donos de animais tem medo de realizar o mesmo, pois a Castração é uma cirurgia, e todo procedimento cirúrgico envolve risco. No entanto, com o desenvolvimento da medicina veterinária, esses riscos, apesar de realmente existirem, são mínimos.
A Castração das cadelas oferece as seguintes vantagens quando comparadas com o uso de anticoncepcionais para cadelas:
ü Se a Castração acontecer antes do primeiro cio, existe uma redução de 98% dos riscos de desenvolvimento de câncer de mama por parte da cadela;
ü A Castração reduz o risco de acontecerem infecções uterinas na cadela;
ü A Castração elimina o risco de transmissão de doenças venéreas entre os cães;
ü A Castração inibe o cio nas cadelas;
Uma das desvantagens da Castração é que a Cadela pode engordar, no entanto, esse problema pode ser prevenido e minimizado se o proprietário levar a cadela a fazer atividades físicas (exemplo: passeios) e realizar o controle da alimentação do animal.
Por todas as questões apresentadas, pode-se observar que a castração é um ato que oferece inúmeras vantagens para as cadelas, pois elas garantem o bem estar e a saúde do animal, diminuindo de maneira considerável os riscos de doenças para a cadela.
Considerações Finais
Por isso, embora exista a possibilidade de realizar o controle da natalidade dos cães através do uso de anticoncepcionais e esta alternativa ser a mais barata, ela não deve ser levada em consideração, e ser evitado o seu uso, pois ela tem a possibilidade de gerar muitas doenças para as cadelas, além de não ser um método contraceptivo completamente eficaz, isto é, não garante de forma total que a cadela irá ficar grávida e ter uma ninhada de filhotes.
Outra possibilidade de controlar a natalidade é limitar o contato da cadela com outros cães machos, no entanto esse método não tem nenhuma garantia de que possa ocorrer algum contato entre os cães.
Portanto, a Castração é a melhor possibilidade existente para evitar a reprodução de cadelas, pois além de alcançar o objetivo de evitar o nascimento de novos cães, evita inúmeras doenças, garantindo a saúde de sua cadela.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rPDLWSAVBys[/youtube]