Animais De Estimação Para Idosos

Vários idosos acabam fazendo de seus bichos de estimação os companheiros de uma vida. Talvez em razão dos animais serem carinhosos e retribuírem a atenção que lhes é dispensada. Além disso, são companhias perfeitas, pois não reclamam de nada, e estão sempre ali dispostos a tudo para agradar, podendo trazer maior alegria, especialmente a aqueles que sofrem de depressão e solidão.

Bem sabemos que os animais de estimação fazem parte de muitas de nossas melhores lembranças. A convivência com esses bichinhos auxilia especialmente quem sofre de doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer ou ainda outras relacionadas com a perda de memória, eles só trazem coisas boas.

Os Benefícios Da Convivência Com Os Animais De Estimação

Os animais na vida dos idosos podem lhes proporcionar um cotidiano mais alegre e saudável. Há muitos relatos de pessoas diagnosticadas com doenças severas, que se mostram bastante reticentes em se relacionar com outros doentes, especialmente quando internadas em alguma clínica de tratamento, mas, no entanto, adoram receber as visitas dos animais.

Geralmente esses idosos, depois da convivência com os animais, se mostram mais prestativos, alegres, e encontram no bichinho um verdadeiro sentido de vida.

Cinco Benefícios

Os Animais De Estimação São Excelentes Companhias

Os idosos, em sua grande maioria, precisam se sentir seguros, precisam de afeto e contato de pele, sensorial, e isso eles podem sentir com maior clareza quando seguram no colo seu animal de estimação, quando alimentam ou acariciam o mesmo, é uma troca de afeto.

Muitas pesquisas feitas por especialistas informam que os animaizinhos também podem conseguir a diminuição da solidão, ajudando na redução do estresse e motivando a prática brincadeiras e exercícios, o que lhes propicias benefícios para a alma e ainda para o corpo também.

A partir do convívio com os bichinhos, com o afeto incondicional, tudo se torna uma excelente fonte de segurança e conforto para as pessoas com mais idade.

Melhoram a Sociabilidade Do Idoso

Geralmente, as pessoas tendem mais facilidade em se relacionar verbalmente e visualmente e verbalmente com outras que caminham pela redondeza em companhia de um bichinho de estimação. Gatos e cachorros têm a propriedade de gerar uma maior empatia entre as pessoas, quebrando o gelo na relação, e despertam muito mais a interação.

Por isso, eles produzem uma maior comunicação, o que se torna essencial para a saúde cognitiva e emocional dos idosos. É comum que as pessoas contem divertidas histórias sobre seus animais, com isso, eles acabam funcionando como um ponto de partida para um produtivo diálogo entre visitas, familiares ou amigos.

Produzem Um Efeito Calmante Nos Idosos

Os animais de estimação favorecem a queda no nível de ansiedade e oferecem um conforto maior. Simples brincadeiras no dia a dia podem favorecer os níveis de dopamina e serotonina, que ajudam a estimular o relaxamento. De acordo com especialistas, os animais causam ainda um efeito calmante em idosos que têm falha de memória e que demonstrem comportamento agitado ou agressivo.

Dão Um Propósito Maior à Vida

Geralmente as pessoas que desenvolvam o mal de Alzheimer ou e mesmo outras formas de perda de memória possuem as mesmas limitações que os outros seres humanos. Por isso, se sentem bastante relaxados e extremamente satisfeitos em conviver com os animais de estimação, em alimentá-los e ainda em cuidar deles. Isso lhes conserva um novo sentido de propósito e identidade na vida.

O Ambiente, Seja Qual For, Se Torna Mais Caseiro e Íntimo

Em casas de repouso destinadas a idosos especialmente, os animais de estimação têm a propriedade de produzir uma atmosfera mais caseira ao local. Por isso, ainda que um idoso não possua condições físicas ou psíquicas de criar um animalzinho, é fundamental buscar oportunidades para que ele tenha contato com os pets: em muitos casos, um gato ou um cachorro podem trazer ao paciente o conforto que nem mesmo uma visita de alguém querido pode oferecer.

A Companhia Dos Animais Traz Uma Opção: Proteger Os Idosos Dos Estados De Depressão e Solidão.

Os animais podem ser ajuda nas mais diversas situações; podem substituir os filhos que foram embora e, claro tem suas próprias vidas e se tornaram independentes; em outros, ajudam nas oportunidades de se fazer novas amizades. Nos passeios públicos, por exemplo, ou ainda na rua quando os próprios animais se socializam e ainda quando alguma pessoa acha o seu animal uma graça, ali pode rolar uma conversa, se conhecer alguém ou se fazer uma grande amizade, tudo é possível.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ak-YCjxTH5Q[/youtube]

  • Os pets, por sua imensa espontaneidade nos permitem gargalhadas leves e por si só  aumentam nosso ritmo diário, nossa atividade física, da mesma maneira que o exercício muscular. Durante a caminhada com os mesmos, no trato na hora da alimentação, durante as brincadeiras, ou até mesmo trocando a água.
  • Os animais permitem que os idosos sintam-se independentes e ao mesmo tempo sem se tornarem solitários.
  • Melhoram a percepção e o atendimento, assim como a comunicação verbal e trazem maiores expressões positivas faciais, deixando-os menos carrancudos e tristes.
  • Estimula diversos sentidos, especialmente a visão, o tato, e a audição, assim como o olfato.
  • Supre a necessidade de serem tocados e de tocar alguém. Idosos que são internados em casas de repouso usam mais os gato para tocarem e ainda serem tocados, pois este pet também se sente bastante à vontade com o toque, sendo comprovado que fazer carícias em um gato é uma atividade relaxante, calmante e ainda diminui a pressão arterial.
  • Os idosos acabam se sentindo mais úteis por terem que se responsabilizar em cuidar de alguém.

Animais Domésticos Também Trazem Benefícios Para a Saúde Da Mente.

  • Nos adultos que têm tendência depressiva, diminui o tempo internado em instituições, bem como o número de suicídios.
  • Já para aqueles adultos que possuem retardo mental, vê-se uma melhora no aumento do vocabulário compreensível oral, uma melhora na comunicação não verbal, mostrando-a com mais motivação e maior riqueza.

Por isso, se tiver oportunidade, tenha um animal de estimação em casa, ou o dê de presente a algum idoso. Certamente isso lhe alegrará o dia e você também ficará mais feliz.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-mXC6iNEeT4[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *