Adotar Ou Comprar Um Animal?

O mercado de venda de pets anda em alta e é um dos mercados mais lucrativos em se tratando de animais. Um casal da raça de cachorro labrador não sai por menos de R$1 mil, tornando-se portanto um bom investimento até para a compra do animal pensando-se na venda dos filhotes. Mas esta é a melhor maneira de começar a criar um animal? Por que não adotar? 

A maior parte das pessoas ainda é resistente com a adoção por diversos motivos. Um deles é não saber a procedência do animal, podendo um pequeno filhote de um cachorro sem raça e que aparenta ser um miniatura se tornar um cão de 10 quilos! Pode parecer impossível para você, mas isso acontece bastante.

Animais de raças misturadas tendem a desenvolver muito rápido e diversas pessoas tiveram a surpresa de adotar ou mesmo comprar um animal de pequeno porte e acabar por ter um de grande porte, com mistura de comportamentos raciais e sem espaço em casa. Esta e outras surpresas tornam algumas pessoas resistentes à adoção.

Os Benefícios De Adotar Um Animal Doméstico

Antes de comprar um animal para a sua casa, já pensou em adotar? A adoção tem diversos pontos a seu favor, mesmo sendo um risco relativamente alto porque você não tem muita ideia do que pode acontecer. Mas procurando espaços com boa procedência para adoção, você elimina as chances de problemas com o pet em casa. Dentre os diversos benefícios da adoção de animais, temos:

Você Está Eliminando a Chance De Um Animal Ir Para a Rua e Morrer De Fome.

Infelizmente os abrigos não podem suportar a quantidade de animais que chegam todos os dias, e muitos acabam sem ter um local para ficar e continuam na rua. Adotando, você entra no projeto de ajudar os animais à saírem das ruas. Quando você leva um animal de um abrigo, abre uma nova vaga para que outro animal venha e assim você ajuda a tirar mais um animal das rugas. 

Você Pode Dar Amor a Quem Realmente Precisa.

Os animais nas ruas ou em abrigos não recebem a devida atenção. Doenças podem passar desapercebidas porque são mesmo muitos animais para cuidar. Com um animal destes em casa, você dará a ele o necessário e ainda por cima terá como dar mais atenção. Com certeza ele vai agradecer cuidando de você também.

Animais Adotados São Mais Carinhosos.

Não existe nenhuma teoria comprovada de que os animais vindos de ruas, feiras e abrigos são mais carinhosos, mas a experiência empírica comprovam que eles realmente mostram a sua gratidão. São no geral mais unido com os donos. Estudos contestam estas afirmações porque levantam a teoria que não seria possível tamanho laço, uma vez que os animas não sabem o que seria amor, carinho, afeto e gratidão. Mas os donos sempre dizem que experimentam uma vivência diferenciada com animais adotados. 

Você Está Dando Uma Chance a Animais Abandonados.

Donos covardes costumam se arrepender quando colocam um pet para dentro de casa e jogam na rua ou em feiras, sem jamais ir buscar. Na maior parte das vezes, animais acostumados ao ambiente doméstico sofrem bastante sem o dono para cuidados e acabam morrendo cedo ou sofrendo com brigas com outros animais por alimento, ficando doente bem facilmente também. Com uma adoção, você pode evitar todo este futuro trágico para o animal escolhido.

Você Está Evitando a Maior Quantidade De Animais De Rua.

Quanto mais animais em ruas não castrados, mais vão surgir. Você estará ajudando também com o controle de natalidade de sua cidade. 

Dicas Para Quem For Adotar Um Animal Doméstico

Mas antes de se comover e pegar o primeiro animal que encontrar pelas ruas e levar para casa, alguns cuidados precisam ser tomados. Um deles é levar para casa apenas animais que estejam saudáveis, por isso vá direto ao veterinário. Você pode tanto infectar os moradores do seu lar e outros animais com doenças como pulgas, sarnas e outras contagiosas, colocando em rico moradores e familiares.

O seu primeiro passo a levar ao adotar um animal é levar a um veterinário. Este deve fazer o check e verificar as vacinas, possíveis doenças e tratamentos. Quanto mais novo for o animal, menores as chances de doenças, mas algumas verminoses se não tratadas podem ser fatais. O veterinário deve indicar a forma de proceder com os cuidados em caso de alguma enfermidade ser encontrada e qual o possível tratamento.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=etzH62gfSTU[/youtube]

Também deve-se tomar medidas para acomodar bem o animal em sua casa. Compre alimentos de acordo com o seu porte, preparo um espaço para dormir e busque os itens adequados para dar banho no bicho. Cada pequeno detalhe conta para um cuidado especial e para o animal se sentir em casa.

Depende do tamanho do bicho e da sua idade, não force o uso de uma coleira. Se ele veio da rua, vais e sentir incomodado com o uso do acessório e pode ter problemas. Tente métodos menos drásticos como ir usando coleiras pequenas e deixando o animal a vontade. Se ele não tiver tendências a escapas, considere não forçar a coleira e deixar o bicho mais livre. Gatos costumam odiar coleiras, pode ser uma boa dica os criar mais livres. 

Adotando Ou Comprando, As Regras Para Ter Animais Em Casa São As Mesmas

Antes de levar um pet para casa, considere e reavalie a sua decisão diversas vezes. Um animal não é um brinquedo. Ele vai necessitar de cuidados, de um espaço apenas para ele e carinho. Considere os gastos com alimentos, visitas ao veterinário e seus cuidados básicos e veja se você pode comportar em seu orçamento. Não seja mais um a abandonar um animal na rua apenas por ter desistido de cuidar de um ser indefeso que já se afeiçoou a você e as vezes sentirá tanta falta que pode morrer de tristeza.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Tvv8Yyp6Fzs[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *