Não é novidade que o mercado veterinário tem se especializado cada dia mais para atender as necessidades e cuidar bem dos animais, tanto de estimação como rebanhos ou animais de zoológico. A tecnologia permite que os bichos tenham os mesmos cuidados médicos que nós, seres humanos.
Uma das muitas tecnologias que estão a favor dos bichanos é o uso de ultra-som. O ultra som funciona na reflexão do som, possibilitando a visualização do local onde é diretamente aplicado. Este diagnóstico em imagem é de extrema importância para pequenos e grandes animais.
Através do ultra som é possível detectar e auxiliar o animal em diversas doenças, tratamentos e prognósticos. O exame possibilita que o médico veterinário visualize todo o animal, não deixando escapar nenhuma doença, que sem esse exame minucioso passaria despercebida.
A ultrossonografia é um dos métodos mais versáteis da medicina. A freqüência usada para fazer o exame é de 2 até 14 MHz em seres humanos e animais. O exame começou a ser realizado e utilizado pela medicina por volta do século XX e transformou esse método em um dos mais usados para detectar doenças.
A escolha desse tipo de exame depende da Clínica Veterinária que o dono do animal escolher. Pode ser que o ultra som veterinário não seja suficiente para diagnosticar a doença do animal. Os exames de ultra som mais efetuados em animais são o abdominal, o oftálmico e de crânio.
A preparação do animal para o exame é bem específica. O animal deve fazer jejum de 8 horas, não ingerir qualquer alimento de aspecto pastoso, pois dificultaria a visualização do intestino e estômago, prejudicando a qualidade da imagem e, por sua vez, a eficácia e precisão do exame. É importante que o animal não urine pelo menos uma hora antes da realização do ultra som veterinário.
O líquido, no caso a urina, ajuda a formação da imagem e facilita a visualização de órgãos como a próstata e útero dos animais. Em alguns casos é necessário a tosa da região em que o exame será efetuado, como no caso abdominal e crânio, já que os pelos impedem a propagação do som que formará a imagem.
As indicações mais freqüentes para a realização do exame são problemas no fígado, baço, rins, adrenais, pâncreas, testículos, ovários e bexiga urinária. O exame tem muitas vantagens para o animal, pois é um procedimento rápido, indolor, sem efeitos colaterais e não necessita uso de tranqüilizantes.
O exame dura no máximo uma hora e não emite nenhuma radiação prejudicial ao animal. O ultra som para uso veterinário é mais uma prova da importância dos cuidados com os animais, aliado a tecnologia da medicina.