Taxonomia

A taxonomia faz parte de nossas vidas principalmente durante a fase escolar, mas apesar de nos utilizarmos dela, na verdade muitos de nós não sabemos do que se trata. Pois bem, taxonomia é uma ciência de identificação, mais especificamente de classificação dos seres vivos. Dizem atualmente que está um tanto quanto fora de moda, porém ainda é largamente utilizada, e talvez esteja entre uma das mais antigas dentre todas as espécies de ciências, pode-se mesmo dizer que ela nasceu junto com o ser humano e é de grande necessidade e utilidade para o mesmo, embora não tenha reconhecido o seu devido valor enquanto ciência.

Bloom

Ciência

A ciência da taxonomia também pode ser conhecida como taxionomia ou ainda taxeonomia, mas em todas elas o conceito é o mesmo, uma ciência que vem estabelecer critérios para a classificação de todos os animais e plantas que existem no nosso planeta, separando-os em grupos conforme suas características fisiológicas, anatômicas, evolutivas e ecológicas por espécies ou grupo de espécies.

Taxonomia

Quando Começou

Até hoje a taxonomia já classificou um número superior a 10 milhões de seres vivos em espécies determinadas, e a história remonta a possibilidade de que as primeiras tentativas de classificação tenham ocorrido três séculos a.C., ocasião em que Aristóteles definiu a classificação animal em duas espécies bastante simplificadas, “com sangue vermelho” e “sem sangue vermelho”. Mas com o passar do tempo esta classificação não se mostrou nada prática, então começaram outras tentativas mais eficazes para a classificação dos seres vivos. De lá para cá muitos avanços históricos aconteceram por grandes nomes desta ciência, e chegamos a classificação que temos hoje.

Vegetal

A Divisão

Atualmente a taxonomia é dividida em dois vastos ramos, um deles é a sistemática que atua na divisão de animais formando grupos de acordo com as semelhanças e o outro ramo é o da nomenclatura onde ocorre a definição das normas universais que norteiam a classificação de seres vivos, buscando desta forma facilitar os estudos sobre as espécies através da utilização desta denominação universal. A classificação dos seres vivos se dá da seguinte forma: o reino, o filo, a classe, a ordem, a família, o gênero e por fim a espécie que é a unidade fundamental da taxonomia, agrupando seres vivos de mesma característica cromossômica, anatomia similar, desenvolvimento embrionário e fisiologia idênticos, além de considerar um critério de importância fundamental, o cruzamento de animais de uma mesma espécie devendo originar novos animais férteis. Como podemos ver todos nós já estudamos utilizando informações importantes da taxonomia, pois todas as espécies de seres vivos que conhecemos são por ela classificados, sendo de suma importância também para as pesquisas e estudos de grandes cientistas que se dedicam a desvendar os mistérios da natureza e sua beleza.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • bom me ajudou mais ou menos

    fernanda 24 de março de 2010 18:46

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *