Sobre Animais em Extinção

Por mais estranho que seja imaginar existe uma grande quantidade de animais que não chegamos a ver porque foram extintos. Muitas espécies se encontram sob a ameaça de extinção nesse exato momento e talvez nossos descendentes não tenham a oportunidade de ver indivíduos dessas espécies. A seguir vamos falar um pouco mais sobre os animais que se encontram em perigo de extinção.

Animais que se Encontram em Perigo de Extinção

Tigre

O tigre é um animal de beleza incomparável e que com toda certeza fará grande falta dentre as espécies selvagens. Pesquisas apontam que existem menos de 3,2 mil indivíduos dessa espécie na natureza. Um dos principais fatores que impactam nessa situação é fato de que existem somente 7% do habitat natural da espécie. Além disso, a falta de informação agrava o extermínio de tigres. Na Ásia os tigres são caçados ainda hoje pela crença de que algumas partes do seu corpo são medicinais.

Urso Polar

A situação do urso polar é tão séria pelo fato de que o aquecimento global tem destruído o seu habitat. A partir do momento que esse urso vem perdendo o seu habitat se torna mais difícil a sua sobrevivência. Dentre as ameaças que essa espécie está sofrendo estão o aumento da temperatura no Ártico bem como os petroleiros e o derramamento de óleo que acontece nessa região.

Morsa

O aquecimento global também é uma ameaça as morsas e tem contribuído muito para que a quantidade de indivíduos seja reduzida. As notícias de que centenas de morsas são encontradas mortas nas praias do Alasca somente tem crescido. O derretimento das geleiras faz com que os animais fiquem sem comida de maneira que não conseguem sobreviver.

Pinguim de Magalhães

Um fenômeno bastante curioso a respeito dos pinguins de Magalhães é que cada vez mais eles têm nadado para mais longe chegando inclusive as praias brasileiras. O que acontece é que o aquecimento das correntes marítimas tem feito com que os animais precisem se deslocar mais para encontrar comida. O problema é que quanto mais precisam se deslocar mais esses animais ficam magros e doentes. Para se ter uma ideia de 17 espécies de pinguins, 12 se encontram sob ameaça de extinção devido ao aquecimento global.

Tartaruga-Gigante

Uma das maiores espécies de répteis do planeta essa tartaruga chega a pesar em torno de 700 kg e pode ser conhecida também como tartaruga-de-couro. Um dado preocupante é que pesquisas apontam que existem somente 2,3 mil fêmeas no Oceano Pacífico que é o seu habitat natural. Dentre as principais ameaças que cercam essa espécie estão o aumento das temperaturas, a pesca bem como a poluição. A reprodução da espécie te, se tornado cada vez mais difícil.

Arara-Azul

Uma espécie que pode ser encontrada na Amazônia e também no Pantanal além de outros sete estados. A ave passa por problemas como tráfico de animais, caça ilegal e também o desmatamento do seu habitat natural. O que torna essa ave tão visada é o fato de que as suas penas são comercializadas por um elevado valor no mercado internacional.

Gorila das Montanhas

Talvez você conheça essa espécie do filme “Nas montanhas dos gorilas” que tem como ator principal Sigourney Weaver. Esses gorilas podem acabar extintos na próxima década uma vez que, atualmente, existem somente 720 indivíduos vivendo nas florestas africanas e mais 200 no Parque Nacional de Virunga que é a maior área de preservação da espécie. Em diversas partes da África esses animais são caçados pelo mesmo motivo que os tigres na Ásia, algumas partes do seu corpo são consideradas medicinais.

Borboleta Monarca

A beleza das borboletas monarcas pode estar com os dias contados, essas espécie todos os anos atravessam os Estados Unidos indo em busca do calor do México. Em geral a espécie vive em florestas de pinheiros que é uma área que tem sofrido muito com o aquecimento global e também com a redução de sua área devido à urbanização.

Rinoceronte de Java

Para se ter uma ideia de quanto a situação é séria no que diz respeito aos rinocerontes de Java existem somente 60 indivíduos vivendo em seu habitat natural. Um dos principais fatores que contribuem para a ameaça de extinção da espécie é o fato de os chifres dos mesmos serem usados na medicina tradicional asiática.

Os animais acabam caçados de maneira predatória. Além disso, as florestas têm sido muito reduzidas de maneira que a espécie não tem mais onde habitar. Para se ter uma ideia o Vietnã – que era conhecido como um dos principais habitats de rinocerontes – conta apenas com 12 indivíduos da espécie.

Ararajuba

Essa ave pode ser chamada também de Guaruba e encontra-se somente na Amazônia. O grande problema que tem alçado a espécie a possibilidade de extinção é o tráfico e o desmatamento do seu habitat natural.

Atum-Azul

O atum-azul é um dos preferidos para fazer sushi e por isso os indivíduos da espécie que são encontrados nos oceanos Atlântico e Mediterrâneo tem sofrido com a ameaça da pesca predatória. Os ambientalistas defendem que é importante que haja uma proibição temporária da pesca dessa espécie de atum para que as suas populações sejam preservadas. Todo mundo pode fazer a sua parte reduzindo o consumo desse peixe.

Panda

Um animal que desperta um sentimento especial em muitas pessoas por sua aparência de certa forma fofa. Atualmente, existem em torno de 1,6 mil pandas na natureza que vivem nas florestas da China e que se encontram sob ameaça uma vez que as cidades chinesas tem crescido muito. No momento já existem mais de 20 áreas de proteção ambiental na China direcionadas a proteger os pandas. Metade dos pandas já vivem em áreas protegidas ou em zoológicos.

Cervo-do-Pantanal

Esse cervo se destaca por ser considerado o maior cervídeo da América do Sul e pode ser encontrado no Pantanal. Pode ser encontrado nos biomas do Cerrado e da Amazônia. Dentre as principais ameaças para a espécie estão a caça ilegal bem como a construção de hidrelétricas na região da bacia do Rio Paraná. Todos esses problemas têm contribuído para que a espécie se encontre bastante reduzida.

O número de espécies em extinção por todo o planeta Terra teve aumentos significativos nos últimos anos, devido, principalmente, ao tão catastrófico aquecimento global, e também à destruição e poluição de determinados habitats, sem contar, é claro, com o comércio ilegal de animais, o assustador tráfico silvestre.

Em alguns casos específicos, como são com os ursos pandas que vivem em florestas da China, é importante lembrar que sua extinção está relacionada à falta de reprodução, ou seja, os pandas têm poucas relações durante todo o ano, e ainda dão origem a apenas um filhote por reprodução.

É fato que muitas ONGs e comunidades de proteção dos animais extintos são várias pelo mundo, contudo, a destruição e a extinção estão sendo bem maiores do que o esperado.

Assim, temos sempre que cuidar de nossos animais, proteger seus habitats e, além de tudo, dar mais ênfase a essa campanha de proteção e preservação das espécies.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *