Mundo Animal Selvagem

Quando o assunto é vida animal selvagem nenhum continente se destaca mais do que o africano. A África é uma terra conhecida por uma grande variedade de vida selvagem nas suas savanas e nas florestas equatoriais. Para se ter uma ideia existem em torno de 45 espécies só de primatas – dentre os quais estão os gorilas e os chimpanzés.

Mundo Animal Selvagem

Mundo Animal Selvagem

Além disso, na África ainda é possível encontrar mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leopardos, os leões, as hienas, raposas, cães selvagens, chacais, raposas dentre outros. Todos esses animais são muito importantes para que haja a manutenção do equilíbrio ecológico nas regiões em que estão inseridos.

Além desses animais ainda existe uma grande diversidade de espécies de herbívoros, peixes, répteis dentre outros animais que ajudam a compor esse ecossistema tão complexo e repleto de vida. Desde a década de 1940 se observa uma intensa redução da população de animais selvagens na África seja de maneira direta – através da caça – ou de maneira indireta – através da destruição do seu habitat.

Existe um grande esforço no sentido de preservar os animais presentes na África. A seguir vamos falar um pouco mais sobre as espécies selvagens encontradas nesse fantástico continente. Devemos ficar na torcida para que o homem pare de devastar e levar destruição para onde vai para evitar que os animais desapareçam.

Girafa

As girafas pertencem a família dos girafídeos e ao gênero Giraffa, um curiosidade é que esse animal era chamado de camelo-leopardo pelos romanos. Hoje em dia existe a identificação de nove subespécies de girafas que se diferenciam entre si pelo padrão das suas manchas e por sua distribuição geográfica. Em geral essas subespécies habitam as terras secas que ficam ao sul do Saara.

Esses animais estão divididos em dois grupos que são de girafa-do-norte e girafa-do-sul. Os machos dessa espécie podem atingir os 6 metros de altura e usando as suas línguas preênseis que podem alcançar até 50 centímetros conseguem pegar folhas de acácias. Uma espécie que consegue se alimentar de folhas de árvores com até 6 metros de altura. Trata-se de um animal no mínimo curioso uma vez que possui pescoço alongado e com isso um sistema vascular bastante peculiar que permite que o fluxo de sangue chegue ao cérebro.

Primatas

Com exceção do ser humano – primata que habita todos os continentes – a maior quantidade de primatas está concentrada nos continentes africano e asiático. Dentre os principais primatas selvagens presentes na África estão os chimpanzés e os gorilas.

Chimpanzé

Os chamados chimpanzés pertencem a família dos primatas no gênero Pan da família Hominidae. Existem duas espécies em que os chimpanzés estão divididos que são: os chimpanzés comuns (Pan troglodytes) e bonobos (Pan paniscus). Pesquisas científicas nos mostram que os seres humanos têm como parentes bem próximos os chimpanzés uma vez que é compartilhado um tronco do ancestral comum e que eles tem um DNA em comum de 98 a 99%.

Uma curiosidade é que esse animal selvagem consegue reconhecer a sua imagem refletida num espelho, são poucos os animais que possuem essa capacidade. Os chimpanzés ainda são capazes de aprender alguns tipos de linguagens como as de sinais, por exemplo. Alguns fatores têm contribuído para que a espécie seja significativamente reduzida como a caça ilegal e a destruição do seu habitat como as florestas e bosques da África Central e Ocidental.

Gorila

Esses mamíferos que fazem parte do gênero Gorilla são encontrados em florestas tropicais localizadas no centro da África. Assim como os chimpanzés, os gorilas, também compartilham com o ser humano entre 98 e 99% do DNA. Os gorilas são os maiores primatas existentes na Terra.

O habitat natural dessa espécie é composto de florestas tropicais, contudo, a sua área de distribuição tem somente uma porcentagem pequena da África. Esses primatas estão distribuídos em diversas altitudes. Esses animais são encontrados nas florestas montanhosas do Albertine Rift.

Leopardo

O leopardo é um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera, os outros são o leão, o tigre e a onça pintada. Um indivíduo dessa espécie pode medir entre 1,30 a 1,67 metros de comprimento e ter um peso entre 30 e 90 kg. As fêmeas de leopardo costumam ter aproximadamente dois terços do tamanho do leopardo macho. Um animal bastante feroz que é encontrado na Ásia e na África.

Uma curiosidade interessante a respeito do leopardo é que num primeiro momento podemos perceber que existe grande semelhança entre esse animal e a onça-pintada. Contudo, quando observamos o padrão do pelo podemos encontrar diferenças bem destacadas. As onças têm pintas em forma de rosetas e os leopardos possuem manchas menores que tem um tom escuro e sólido.

Leão

O leão faz parte do gênero Panthera e faz parte da família Felidae, pode ser encontrado na África subsaariana e também na Ásia. Esse felino um dia já foi o felino mais difundido, no entanto, em tempos históricos a espécie acabou sendo extinta em algumas regiões. Um dos quatro grandes felinos, alguns machos podem pesar mais de 250 kg sendo o segundo maior felino recente ficando atrás somente do tigre.

Hiena

A hiena faz parte da família Hyaenidae que faz parte da ordem carnívora, existe uma grande variedade de tipos de hienas e de lobo-da-terra. Uma espécie que não se encontra em perigo de extinção como tantas outras espécies de animais selvagens. A aparência das hienas sugere que elas tem semelhanças com os canídeos, contudo, a sua afinidade maior é com a família Viverridae.

Raposas

As raposas além de mamíferos são omnívoros e fazem parte da família Canidae. Esses vulpídeos tem porte médio e se caracterizam por ter um focinho alongado e uma cauda bastante peluda e comprida. As suas pupilas são ovais e se parecem com as pupilas verticais dos felídeos.

Uma curiosidade interessante é que das 37 espécies reconhecidas como raposas apenas 12 realmente fazem parte do gênero Vulpes e dessa forma são “raposas verdadeiras”. A raposa vermelha é a raposa mais comum. No ano de 2005 foi proibida a caça à raposa realizada na Inglaterra uma vez que o Parlamento Britânico entendeu que viola os direitos dos animais.

Quando pensamos em animais selvagens, logicamente nossa memória tende a ir diretamente ao safári na África, local onde a maioria dos animais selvagens faz-se presente, como os leões, elefantes, os grandes tigres e hienas, e também animais de menor porte.

O mundo animal selvagem sempre está relacionado ao selvagem extremo, como os próprios instintos de caça, ou mesmo de reprodução desses animais que, ao contrário dos seres humanos, não agem pela razão, mas sim pelo simples conceito de necessidades básicas no meio da fauna.

É também como exemplo desse mundo animal selvagem a própria cadeia alimentar, a qual se torna a lei mais suprema da natureza, onde leões comem zebras e veados, cobras comem filhotes ainda nos ovos, entre tantas outras atividades que para nós, seres humanos, se tornam horripilantes só de pensar. Contudo, nada é mais belo do que a vida animal selvagem, sem extinção, com liberdade dos animais e preservação dos mesmos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *