Saiba Tudo Sobre as Aranhas

Aranhas são animais artrópodes que pertencem à ordem Araneae, classe dos aracnídeos. Dentro dessa ordem há ainda a subdivisão em três subordens: Mygalomorphae (aranhas que são primitivas), Araneomorphae (aranhas de origem moderna) e a Mesothelae (nessa subordem está apenas a Família Liphistiidae, aranhas asiáticas que dificilmente são avistadas). A segunda maior ordem entre os aracnídeos – fica atrás somente da ordem Acari – conta com 40 mil espécies. Que tal saber tudo sobre as aranhas? Continue lendo e descubra.

Descobrindo Tudo Sobre as Aranhas

Confira a seguir informações bastante interessantes a respeito das aranhas.

Morfologia das Aranhas

As aranhas possuem um corpo dividido em dois segmentos que são:

– Cefalotórax

Também chamado de prosoma resulta da fusão entre a cabeça e o tórax.

– Abdômen

Conhecido também como opistosoma.

Os dois seguimentos do corpo das aranhas são unidos por uma haste estreita chamada de pedúlio. O revestimento do corpo das aranhas é feito por um exoesqueleto que nada mais é do que uma estrutura rígida cuja formação é de quinticona.

Morfologia das Aranhas

Morfologia das Aranhas

Características Físicas das Aranhas

Esses artrópodes possuem oito pares de pernas e olhos com lentes únicas, diferente das lentes compostas dos insetos. Para se ter uma ideia as aranhas podem ter 2, 4, 6, 8 ou nenhum olho sendo cegas, algo que acontece com as aranhas cavernícolas. As aranhas não possuem antenas e sim dois pares de apêndices sobre a sua cabeça que são chamados de quelíceras com o formato de um ferrão.

As quelíceras são feitas de quitina negra e possuem ponta extremamente finas. Possuem ainda os pedipalpos (também conhecidos somente como palpos) que servem para manipular os alimentos. Entre os palpos fica a boca dessas aranhas. Esses artrópodes possuem circulação de sangue em seu organismo sendo que seu coração está situado na parte dorsal do seu abdômen. É interessante ressaltar que existem diversos tipos de aranha sendo que todas são venenosas, mas poucas têm a capacidade de intoxicar o ser humano.

Aparelho Respiratório das Aranhas

O sistema respiratório de grande parte das aranhas têm pulmões foliares e traqueias. Contudo, existem aranhas que possuem apenas traqueias ou apenas pulmões.

Predadoras

Todas as espécies de aranha são predadoras tendo como base alimentar mosquitos, moscas, baratas, gafanhotos entre outros pequenos animais. De maneira geral as aranhas usam as suas garras para segurar as presas que serão então picadas e trituradas. Boa parte das aranhas usa o seu veneno para matar a sua presa. Nas pontas das garras possuem estruturas semelhantes a seringas que injetam veneno nas presas. Esse veneno é produzido por glândulas especiais das aranhas.

Companheiros de Classe

Aranhas não são insetos, pertencem a classe dos Arachnida, filo dos artrópodes e subfilo Chelicerata (no qual está também a classe dos insetos, dos crustáceos entre outras). Seus companheiros de classe são os ácaros e carrapatos. A palavra aranha tem origem numa lenda grega em que a tecelã Aracne teve a coragem de desafiar a deusa Atena, porém, recebeu como castigo ser transformada numa aranha.

Diferenças Entre Aranhas e Insetos

Insetos

Insetos

Algo bastante comum é a confusão que algumas pessoas fazem acreditando que aranhas são insetos quando na verdade são artrópodes. Para ficar mais claro quais são os pontos diferenciais confira abaixo:

– Pares de Pernas

Enquanto insetos possuem três pares de pernas articuladas as aranhas possuem quatro pares.

– Asas ou Antenas

As aranhas, diferentemente dos insetos, não tem asas ou antenas.

– Divisão do Corpo

As aranhas têm seu corpo dividido em duas partes que são o cefalotórax e o abdômen. Os insetos por sua vez têm seu corpo dividido por três partes que são a cabeça, o tórax e o abdômen.

– Produção de Teia

Também é uma característica diferencial das aranhas a produção da teia.

Hábitos Diurnos e Noturnos

Aranha Andando na Rua

Aranha Andando na Rua

Algumas espécies de aranha têm hábitos diurnos enquanto outras têm hábitos noturnos. Destacam-se entre as de hábitos noturnos as caranguejeiras cuja visão é deficiente de maneira que não conseguem reconhecer o ser humano como uma ameaça. Os ataques acontecem quando a aranha compreende por meio de uma conjunção de fatores que está sob ameaça.

Algumas pessoas se assustam com esse animal e fazem movimentos bruscos que deslocam o ar repentinamente de maneira a alertar a aranha. Situações em que ela esteja sendo manuseada, contida ou capturada pode gerar forte estresse e um ataque em potencial.

Curiosidades Sobre as Aranhas

Que tal conferir algumas curiosidades sobre as aranhas?

– Teias de Aço

As aranhas produzem teias 5 vezes mais fortes que aço do mesmo diâmetro.

– Teia Estica-Estica

Além de força as teias das aranhas são bastante elásticas podendo esticar até 4 vezes do que o seu comprimento inicial.

– Resistência a Água

Sendo bastante fortes as teias tem grande resistência a água e podem suportar temperaturas negativas de até -45ºC sem que se romper.

– Autodidatas

Os filhotes de aranha aprendem sozinhos como fabricar as suas teias. Uma teia pode levar apenas meia hora para ser confeccionada.

Espécies de Aranha

Espécies de Aranha

– Autoproteção

As aranhas poderiam ser vítimas de suas próprias teias se ficassem presas na mesma, no entanto, possuem pelos em suas patas que impedem que isso ocorra. Além disso, esses pelos atuam como sensores de deslocamento de ar.

– Até 100 Mil Espécies

Atualmente são conhecidas cerca de 40 mil espécies de aranhas, no entanto, estudiosos do tema acreditam que podem existir mais de 100 mil espécies. Dentre essas 40 mil já catalogadas apenas entre 20 e 30 espécies são consideradas perigosas para o ser humano.

– Maior e Menor Aranha do Mundo

Theraphosa blondi é a maior aranha do planeta podendo medir até 20 centímetros de uma pata a outra. Por sua vez a menor aranha do mundo é a Patu digua cuja cabeça tem a medida de um alfinete.

Conhecendo Algumas Espécies de Aranhas

Que tal conhecer algumas espécies de aranhas?

Caranguejeira Negra Brasileira (Grammostola pulchra)

Caranguejeira Negra Brasileira

Caranguejeira Negra Brasileira

Uma aranha de comportamento um pouco agressivo, mas que não libera muitos pelos. Originária da região norte do Brasil. Sua venda é proibida.

Caranguejeira Rosa Brasileira (Lasiodora parahybana)

Caranguejeira Rosa Brasileira

Caranguejeira Rosa Brasileira

Originária do nordeste brasileiro tem comportamento bastante agressivo jamais devendo ser manipulada. Sua expectativa de vida é de 12 a 15 anos e sua base alimentar inclui baratas, gafanhotos e grilos. Trata-se de uma das maiores aranhas do planeta.

Cameron Red Baboon (Hysterocrates gigas)

Cameron Red Baboon

Cameron Red Baboon

Alguns espécimes podem extraordinariamente medir até 25 cm, tem origem africana e gosta de climas de alta umidade. Caçam a noite e durante o dia costumam ficar entocadas. Não devem ser manuseadas.

Cobalt Blue (Haplopelma lividum)

Haplopelma lividum

Haplopelma lividum

De origem asiática é uma aranha com coloração azul metálica, embora curiosamente bonita é bastante agressiva. Pode medir até 13 cm e se estabelece bem em ambientes úmidos.

Cranial Horned Baboon (Ceratogyrus sp.)

Cranial Horned Baboon

Cranial Horned Baboon

Pode medir entre 9 e 13 centímetros, tem origem africana e costuma se esconder sob cascas de árvores e pedras. Muito agressiva não deve ser manuseada.

Curly Hair (Brachypelma albopilosum)

Brachypelma albopilosum

Brachypelma albopilosum

Originária do México essa aranha pode ser encontrada em toda a América Central. Bastante agressiva é uma aranha cujos pelos são crespos. Pode chegar a até 13 centímetros.

Goliath Bird Eater (Theraphosa blondi)

Goliath Bird Eater

Goliath Bird Eater

Encontrada no Brasil, Suriname, Venezuela e Guiana essa aranha é considerada a maior do mundo. Pode se alimentar de pássaros, sapos, lagartos, pequenos roedores e até de outras aranhas. Alguns criadores relatam que alguns espécimes chegaram a medir mais de 40 centímetros. A picada dessa aranha pode ter efeito nauseante no ser humano e os seus pelos tem grande capacidade de irritação. Pode viver até 10 anos.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *