Os cães da raça Dachshund ou Teckel, originários da Alemanha, são conhecidos popularmente como cachorros baixotes por sua altura diminuta ou como salsicha haja vista que possuem corpo alongado. Embora seja um cão de tamanho diminuto é bastante corajoso e afeito a tarefas de caça. Seu olfato é bem apurado e consegue seguir pistas com facilidade, pode empreender caça inclusive de animais maiores do que ele. Saiba mais sobre essa raça de pequenos grandes cães de coragem.
Conhecendo a Personalidade do Dachshund
Inicialmente o Dachshund era um cão sabujo de caça que tinha um temperamento forte e de grande coragem. Com o passar do tempo foi perdendo essa função e se tornando um cão doméstico, especialmente pelo seu tamanho pequenino. Atualmente, é um cachorro que se adapta bem a vida em apartamentos pequenos e tem facilidade de apreender os hábitos de higiene.
É um cão bastante alegre e que tem boa convivência com crianças. Animal de fácil convivência não sendo afeito a roer móveis, por exemplo. Alguns criadores ressaltam apenas que é importante ter cuidado, pois o ímpeto bravo pode ser despertado nesse cão.
Características do Dachshund
O peso médio do cão Dachshund é de 6 a 9 kg sendo que a sua versão miniatura pesa até 5 kg. De maneira geral esses cães apresentam pernas curtas, corpo no formato de barril e pele solta. Essa raça de cachorro foi desenvolvida com essas características para que pudesse se inserir em espaços menores durante uma caça. Há três variedades de tipos de pelos: pelo longo, pelo duro e pelo liso.
Os olhos do Dachshund costumam ser ovais e de tamanho médio, seu olhar é amistoso. O pelo apresenta coloração castanha ou avermelhada, fica a dica de em aparência é bastante parecido com os cães da raça Basset Hound, porém, nada tem a ver com eles. Os especialistas definem o Dachshund como um grandioso cão numa embalagem compacta.
Curiosidades Sobre a História dos Dachshund
Há alguns potenciais registros da existência de cães da raça Dachshund no Egito Antigo, desenhos mostram cães de pernas curtas no tempo dos faraós. No entanto, dentro do entendimento moderno do que é a raça Dachshund há que se destacar que eles surgiram do cruzamento de raças de origem europeias possuindo dessa maneira características pertinentes aos Hounds e aos Terriers.
Os cães dessa raça estiverem presentes em cortes reais de toda a Europa particularmente na corte da Rainha Vitória que era uma grande entusiasta dos pequenos grandes cães. Apesar dos desenhos que remontam ao Egito Antigo as primeiras referências oficiais aos Dachshund são feitas em livros que datam do século 18. Originalmente os Dachshund alemães eram maiores do que os cães atuais e chegavam a pesar entre 14 e 18 kg.
As pernas dos Dachshund mais antigos eram mais longas que as dos cães atuais. O uso mais comum desses cães era na caça e extermínio de texugos, vistos como verdadeira praga. Também era empregado na caça de raposas e coelhos e ajudava ainda a localizar cervos. Essa raça é vista como um dos símbolos da Alemanha.