O Mito Africano Emela-Ntouka

O que é Emela-Ntouka?

Emela-ntouka (mata-elefantes), criptídeo, é um mitológico e lendário animal da tribo pigmeus africanos (povos de baixa estatura, com adultos medindo no máximo 1,50 metros), da Floresta do Congo, em Likouala, nas águas rasas e nos pântanos e andam solitários. Também conhecido por njago-gunda, aseka-moke, ngamba-namae, irizima ou chipekwe, há relatos deste animal em outras partes da África, na Zâmbia e nos Camarões.

O Mito Africano Emela-Ntouka

O Mito Africano Emela-Ntouka

Nos relatos, ele é descrito como um grande animal, medindo cerca de dois metros, de fortes pernas, grosso pescoço, uma forma de subespécie de rinoceronte ou até um triceratops, do porte de um elefante, aquático e terrestre, de pelo com cores entre o cinza e o marrom, com uma enorme cauda similar à de um crocodilo, que é usada para auxiliar na natação e mesmo para se defender e suas patas possuem três dedos. Em sua cabeça está plantado um enorme chifre branco, semelhante ao marfim, com o qual ele se defende e também ataca, arrancando as vísceras de seus inimigos, inclusive búfalos, elefantes e hipopótamos.

Características

Lendas

Lendas

Passa a maior parte do dia na água e é um animal herbívoro, sua alimentação é baseada em plantas, a exemplo do malombo ( Landolphia mannii – trepadeira leitosa). Os pigmeus o têm como o animal mais temido, em razão do som que emite, de sua enorme força e seu senso de territorialidade, atacando a qualquer um que cruze seu espaço.

O Emela-ntouka é tido como um cryptids e foi mencionado em artigos científicos pela primeira vez em 1954, na publicação Mammalia. Em algumas tribos existem representações do animal em madeira e em desenhos.

Ainda não há nenhuma evidência concreta da existência desse animal, mas muitas expedições foram até a África para encontrá-lo. Alguns pesquisadores dizem tê-lo visto morto e até mesmo vivo, porém, todos sem provas. O que se pode verificar é que o Congo, um lugar de muitos mitos e lendas estranhas, até de dinossauros e outros seres pré-históricos. Às vezes o Emela-ntouka é confundido com outra criatura bizarra, conhecida como mokele-mbembe, parecido com um dinossauro.

Fatores Interessantes

Mitologias

Mitologias

Os pesquisadores não fazem uma correta ligação entre o Emela-ntouka, os rinocerontes ou outros animais, porém, há correntes que dizem ser ele uma evolução do ceratopians e centrosaurus, seres do fim da era cretácea e foram os últimos dos dinossauros a evoluírem. Ainda acreditam que exemplares desses animais poderiam ter sobrevivido nas florestas africanas. Já o renomado historiador Loren Coleman, confia que o animal é um rinoceronte semiaquático.

As especulações em torno da figura lendária, Emela-ntouka, que povoa o imaginário das tribos africanas, somente chegará ao fim quando a suposta criatura for capturada, flagrada quer por fotos ou filmagens. Assim, as lacunas sobre a evolução da espécie poderão ser preenchidas e trarão nova luz aos experimentos científicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *