É um animal cuja origem legendária deu-se em Gévandan na França, entre 1764 e 1767, onde esta criatura aterrorizava a população e causou morte de mais de 100 pessoas.
Não existem dúvidas sobre a existência deste animal. No ponto de vista dos historiadores, os ataques existiram e foram documentados, as vítimas que conseguiam sobreviver aos ataques descreviam o animal,como um lobo do tamanho de um cavalo. Era marrom, porém a cabeça era mais escura que o resto do corpo. Orelhas retas e curtas, rabo longo com a ponta branca, mandíbula sempre aberta, peito branco e grande.Eram tão grandes as garras, que algumas pessoas diziam que era casco e não patas, só das patas traseiras que as garras podiam ser vistas, por que as da frente eram cobertas com pelo.
Os Corpos das Vítimas Fatais eram Achados e Estudados
Este animal atacava as vítimas na cabeça, esmagando ou arrancando-as, e na maioria das vezes não alimentava-se delas.
A besta sempre preferia humanos, não atacava outros animais. E na maioria das vezes as vítimas eram mulheres e crianças.
Houve uma suposta morte da besta, porém depois surgiram novos ataques. A besta foi realmente morta, depois de algum tempo por um caçador chamado Jean Chastel, de acordo com lendas ele usou para dar fim na criatura uma bala de prata.