Muitas vezes um animal é considerado raro por causa do risco de extinção, entretanto, nem sempre um animal considerado raro está em perigo. Existem vários casos em que uma espécie é considerada rara apenas por causa da dificuldade de ser vista.
Confira, a seguir, uma lista com alguns animais que são considerados raros. É bem provável que você não conheça muitas das espécies que serão citadas a seguir. Como não são vistos com frequência e não se fala muito deles em sites e programas de TV sobre animais, muitas pessoas nem sequer sabem de sua existência.
Sobre Espécies Raras
Uma espécie rara é um grupo de organismos que é muito incomum, escasso ou raramente encontrado. Esta designação pode ser aplicada a qualquer planta ou animal, e pode ser distinta da extinção.
A designação de uma espécie rara pode ser feita por um organismo oficial, como um governo de um país ou estado. No entanto, o termo comumente aparece sem nenhum tipo de referência a critérios específicos.
O número de animais oficialmente raros no mundo está perto de 10.000 espécies. Algumas espécies podem estar em perigo ou vulneráveis, mas ainda assim não são consideradas raras. É preciso saber diferenciar os dois conceitos para entender melhor quando um animal está ameaçado de quando ele é naturalmente raro.
Araripe: Atualmente, existem apenas 779 Araripes no Brasil. Isso se deve ao aumento da exploração madeireira e outras atividades que causaram a degradação do habitat da ave.
Astrochelys yniphora: É considerada a tartaruga mais rara na Terra. Como muitos outros animais desta lista, é endêmica de Madagascar.
Atelopus balios: Espécie de sapo que não é vista desde 1995. Era encontrado no Equador e foi visto pela última vez no início dos anos 90.
Axis axis: Um dos mamíferos mais ameaçados do mundo e que vive nas florestas tropicais das Filipinas. Imagens do animal foram feitas pela primeira vez recentemente.
Baleia Bicuda: Não foi vista durante 150 anos. Até que, em 2010, duas baleias – uma mãe e seu filhote – foram identificadas em uma praia da Nova Zelândia.
Búbalu: Espécie de antílope africano que conta com pouco mais de 500 animais em estado selvagem. Hoje eles apenas são encontrados em uma pequena área na fronteira do Quênia e da Somália.
Eurynorhynchus pygmeus: Vivem na região nordeste da Rússia. São encontrados sobrevoando águas rasas. Hoje, existem menos de 1.000 animais dessa espécie.
Gato Tigre: Um marsupial carnívoro nativo da Austrália. Não era visto por quase 10 anos, até que alguém conseguiu tirar uma fotografia de um animal da espécie em 2012.
Girafa da Floresta: Sua história remonta ao Egito antigo, onde esculturas deste animal foram encontradas. É considerada um “fóssil vivo”, uma criatura que parece ser da mesma espécie que fósseis antigos e não tem parentes vivos mais próximos.
Lasiorhinus krefftii: Espécie de marsupial que atualmente conta com apenas 115 exemplares na natureza. Todos eles vivem no Epping Forest National Park, na Austrália.
Leão Branco: Não é visto na natureza desde 1994. Estes leões não são albinos e são nativos da região de Timbavati, na África.
Lêmure-grisalho-do-bambu: Possui garras projetadas para quebrar bambus, que compõem a maior parte da sua dieta. Existem apenas cerca de 100 exemplares desses lêmures, e são encontrados nas florestas tropicais de Madagascar.
Leopardo das Neves: Ver este animal na natureza é algo muito raro. Há alguns anos, dois filhotes de leopardo das neves foram fotografadas nas montanhas do Tajiquistão.
Lobo Vermelho: Primo do lobo cinzento, foi considerado extinto da natureza, em 1980. Felizmente, alguns lobos vermelhos ainda estavam em cativeiro. Conservacionistas da fauna selvagem conseguiram aumentar o número de lobos vermelhos em cativeiro para 207, e hoje existem cerca de 100 vivendo em estado selvagem.
Lula Gigante: O primeiro vídeo desta criatura lendária foi recentemente capturado por cientistas japoneses a quase um quilômetro abaixo da superfície do oceano.
Macaco de Roloway: No passado, ele poderia ser encontrado nas florestas tropicais da Costa do Marfim e de Gana. Hoje, foi extinto de Gana e está severamente ameaçado de extinção na Costa do Marfim.
Mangusto durrel: Mamífero que vivem em pântanos. É encontrado em apenas um lugar na Terra, perto do Lago Alaotra, em Madagascar.
Natalus primus: Espécie de morcego encontrada na Ilha da Juventude, em Cuba. Hoje há apenas 100 desses morcegos em estado selvagem.
Pantera da Flórida: Em 1970 existiam apenas 20 animais desta espécie. Anos depois, houve um ligeiro ressurgimento, mas ainda não é encontrado com frequência.
Peixe Serra: Encontrado principalmente no norte da Austrália, seu focinho em forma de serra o ajuda a procurar e capturar alimentos no fundo do oceano.
Poecilotheria Metallica: Vive no Sudeste da Índia e do Sri Lanka. A exploração de madeira para a construção civil é uma das responsáveis pelo seu risco de extinção.
Psammobates geometricus: Vive na Província do Cabo, na África do Sul. Esta espécie está agora ameaçada por causa da destruição de seu habitat e da predação.
Rhinopithecus: Gênero de macaco encontrado no norte do Vietnã do Norte. Hoje, existem menos de 200 animais em estado selvagem.
Rhynchocyon petersi: Por causa de seu focinho, que se assemelha com uma tromba, é conhecido como musaranho-elefante. Hoje, é encontrado na floresta Boni-Dodori Floresta, no Quênia, mas está criticamente ameaçado.
Rinoceronte de Sumatra: Caçado por causa de seu chifre, que é usado na medicina tradicional, existem apenas 200 desses rinocerontes na Malásia e na Indonésia.
Sus cebifrons: Outra espécie endêmica das Filipinas que é difícil de ser vista. Há apenas cerca de 200 animais em estado selvagem.
Tarsius: São encontrados apenas nas ilhas do sudeste da Ásia. Estes pequenos primatas possuem apenas de 4 a 6 centímetros de altura, mas suas pernas traseiras são duas vezes o comprimento de seu dorso.
Tubarão Anjo: Mais parecido com uma raia do que com um tubarão, esta criatura costumava habitar o Oceano Atlântico, o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro, mas agora é raro encontrá-lo nessas águas, o principal motivo é a pesca.
O homem tem causado grande destruição ao meio ambiente e com essa destruição tão iminente alguns problemas estão surgindo, como por exemplo, o desaparecimento de algumas espécies que infelizmente a cada dia engrossam mais a lista de ameaçados de extinção. Veja algumas fotos de animais raros e pense que daqui há algum tempo poderemos somente ter essas fotos para nos lembrar desses animais.
Um dos animais mais bonitos dessa lista de ameaçados é o Golfinho Lacustre Chinês, os quais estima-se que não exista mais de 10 indivíduos, é realmente uma situação muito preocupante. A pergunta que temos é “Você já viu um Lince Ibérico?”, provavelmente não, pois se trata de um dos grandes felinos ameaçados de extinção.
A Tartaruga-de-Galápagos-de-Pinta, esse animal está perdido, pois existe apenas um exemplar no mundo todo que se chama George e se trata de uma das espécies das tartarugas gigantes de Galápagos. Pense bem sobre isso e guarde as fotos, vai saber…