Esquilo Surfando

Você já tentou surfar algumas vezes sem sucesso? Saiba que pode aprender um ou dois truques com o esquilo Twiggy que é conhecido por ‘surfar’ em piscinas na cidade de Austin, Texas, Estados Unidos. O pequenino, com seu colete salva-vidas, entra na água e corre para um barco de controle remoto que puxa vácuo. Devidamente posicionado sobre o seu barquinho (que nesse caso funciona como a prancha) ele mostra que sabe tudo de surf.

A pergunta que fica para quem assiste a esse show é como é feito o adestramento de um esquilo? Será que é possível adotar um pequeno mamífero desses como pet? Continue lendo e saiba mais sobre como funciona a transição do lado selvagem do esquilo para a sua casa.

Esquilo: Animal Selvagem

Não é recomendado adotar animais selvagens como pets, pois é necessário atender a muitas demandas deles para deixa-los realmente confortáveis em seu novo lar. Esses pequenos animais são mamíferos bastante ativos e com perfil amigável, mas novamente devemos nos lembrar que são selvagens.

São encontrados geralmente em florestas densas podendo usar toda a sua energia para correr entre a vegetação. Esses mamíferos são encontrados nos cinco continentes. Esquilos têm em média 45 centímetros e se destacam pelas suas caudas alongadas e vistosas. A cauda é utilizada para dar mais estabilidade e equilíbrio para o corpo.

Esquilo Como Animal de Estimação

Como já deve ter ficado evidente, esquilos são animais bastante ativos e cheios de energia de maneira que pode ser um pouco complexo mantê-los contentes num ambiente doméstico. A seguir vamos apresentar algumas características que devem ser levadas em conta quando se está pensando em tentar adestrar um esquilo.

– Habilidade Social Com Outros Esquilos e Pessoas

Uma vez que um esquilo seja retirado do convívio com outros esquilos não poderá ser reinserido na natureza, pois não saberá como sobreviver. Isso significa que esses mamíferos jamais podem ser abandonados. Esses animais podem ter por hábito morder humanos quando se sentem irritados então é interessante ter cuidado em relação a crianças e idosos.

– Barulho

Esquilos são animais muito barulhentos que usam a emissão de sons para manifestar como se sentem. Se você fica nervoso com o barulho excessivo no ambiente não deve optar por ter um esquilo. É da natureza desses animais emitir sons.

– Comportamento

Lembre-se de que esquilos são animais selvagens, ou seja, tendem a apresentar comportamento incontrolável. O ideal é não deixa-los muito tempo sozinhos, primeiro porque precisam de atenção (foram tirados da convivência com outros esquilos) e por poderem ficar fora de controle. Tem hábitos diurnos e a noite dormem.

– Espaço

Como são animais dotados de muita energia precisam de espaço para correr livremente, se você puder deixa-los circulando pela sua casa terá esquilos mais satisfeitos e contentes. Atenção que esquilos podem ter o hábito de marcar território urinando em sofás e poltronas.

Dicas Para Adotar Um Esquilo

Esquilo Brincando Com o Dono

Esquilo Brincando Com o Dono

Como já deve ter ficado claro adotar um esquilo exige algumas adaptações na sua vida cotidiana, tenha certeza de que pode manter o animal saudável e feliz. Primeiramente tenha certeza de que o mamífero receberá todos os cuidados de que necessita em seu lar. Compre seu esquilo diretamente de um criador ou profissional devidamente autorizado. Não é indicado comprar esquilos online e jamais tente domar um esquilo selvagem, pois eles podem não se adaptar e podem ser vetores de algumas doenças.

O momento ideal para adotá-los é quando eles já têm cerca de dois meses de vida estando numa idade em que podem ser separados da sua mãe. Tenha o cuidado de mantê-lo próximo a pessoas para que se sinta bem adaptado, esse é um animal muito sociável que precisa de companhia. Evite deixar produtos tóxicos perto desses animais podendo assim ter problemas.

Gostou de saber mais sobre esquilos?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *