Os cães exóticos vem conquistando o seus espaço cada vez mais. Algumas pessoas os acham estranhos, feios, já outras os adoram. O que é inevitável, é que onde este cão passa ele chama atenção, seja qual for o local, e a hora que for.
Um exemplo de cão exótico é a Chihuahua Brandy. Ela se destaca pelo seu tamanho, ou melhor pela deficiência em tamanho, pois mede apensas 15 cm de altura, e pesa um pouco mais de 200 g. A Chihuahua Brandy é dona do título de menor cão do mundo no Guinnes Book.
Mas a pequena vem sofrendo ameaça em relação a sua coroa, ou seja, ao seu título. Devido a pug Gracie que é ainda menor que a Brandy e está tentando conquistar o título.
Entre todos os cães mais estranhos do mundo, o que ganhou um grande destaque foi o petit brabançom, uma raça bela a qual registra 80 filhotes a cada ano.
O cão que ficou conhecido pelo mundo todo como o mais feio, foi o cão da crista chinesa. Ele tem pelo apenas na cabeça, nas patas e no rabo. Embora sejam extremamente diferentes, e feios, eles chegam a custar até R$ 6 mil.