Nem todo mundo sabe, mas abelhas e aranhas são inimigas naturais, isso porque as últimas costumam tecer as suas teias próximo às colmeias das primeiras. Além disso, algumas aranhas podem se alimentar das pequenas abelhas. A situação só muda de figura quando as abelhas se juntam para atacar as aranhas invasoras de suas casas.
Um monte de abelhas podem se mostrar bastante resistentes a presença de aranhas que chegam sozinhas. Mas, será que somente as aranhas são inimigas das abelhas? Continue lendo e descubra que essa lista pode se mais extensa do que você imagina!
Abelhas Não São Agressivas
De maneira geral abelhas não são agressivas, essa situação só muda quando esses insetos se sentem ameaçados ou importunados. O fato de viverem em grupo também potencializa a gravidade dos ataques realizados por abelhas. Contudo, sem nenhum motivo aparente as abelhas não tendem a ser agressivas. No entanto, mesmo assim há uma lista significativa de inimigos desses insetos produtores de mel.
Inimigos das Abelhas
A seguir vamos explicar quem são os principais inimigos das abelhas.
Homem
Você não leu errado, o homem pode ser um grande inimigo das abelhas seja na figura de apicultor ou de indivíduo. Como produtor de mel, o apicultor, pode cometer erros na produção de mel devido a uma manipulação errada dos insetos e da sua colmeia. Já como indivíduo o homem pode se tornar um inimigo das abelhas devido ao seu medo de ser ferroado haja vista que algumas pessoas são alérgicas.
Não é incomum que bombeiros, por exemplo, destruam colmeias por medo que as abelhas se tornem agressivas com a população do entorno. A grande questão é que a redução de abelhas no mundo vem trazendo um sério desequilíbrio de ecossistemas. As abelhas precisam ser conservadas.
Outros Animais
Algumas espécies de animais podem ter um comportamento agressivo com as abelhas destacando gambás, sapos, lagartos, cobras, ratos e iraras que destroem as colmeias. As aves insetívoras por sua vez são inimigas das abelhas por incluí-las em sua base alimentar. O número de aves que se alimenta das abelhas é significativamente grande.
As formigas entram nessa lista também por consumirem grande volume do mel produzido pelas abelhas acarretando em prejuízos para as colmeias e com isso trazendo problemas para a manutenção da vida dessa comunidade de abelhas. No entanto, a arqui-inimiga verdadeira da abelha é a vespa, por ser muito maior essa espécie de inseto pode invadir a colmeia.
As abelhas tentam se defender aumentando a temperatura interna da colmeia nesses casos podendo chegar a 45°C. O grande problema é que isso pode trazer dificuldades para a manutenção da vida das abelhas componentes da colmeia. É normal que aconteçam baixas durante esse período de tentativa de preservação.
Aranhas
Como já citado as aranhas podem ser grandes inimigas das abelhas tecendo suas teias nos arredores das colmeias. O objetivo geralmente é capturar abelhas solitárias para se alimentar delas. Quando as abelhas estão em grupo isso se torna mais difícil, mas nem sempre é possível se defender. É uma luta injusta no que diz respeito a tamanho.
esta maravilha de comunicação é fantástica, fico a cada dia mais admirada