Os animais típicos da Amazônia fazem parte da maior fauna do país, com espécies raras, comuns e ao mesmo tempo em que contribuem de fato para a imensidão da floresta amazônica, especialmente nas matas fechadas e espaços de extrema arborização.
Há animais que são extremamente típicos da região amazônica e dificilmente são encontrados em demais lugares do mundo, como o peixe-boi da Amazônia, o boto, e muitos outros tipos que evidenciam as marcas regionais, contribuindo para uma diversidade imensa em relação às demais partes do mundo.
Infelizmente o mais triste é que com a intervenção do homem na floresta e conseqüentemente na fauna os animais tão exóticos e naturais da região amazônica acabam desaparecendo desse ecossistema, ou seja, entram de fato em extinção, como é o caso da onça pintada, dos tucanos, dos bichos-preguiças e muitos outros animais ameaçados.
Preservação é Tudo!
Para que os animais possam além de tudo garantir seu local, seu habitat muitas ONGs e parcerias com instituições de proteções aos animais e a floresta amazônica tendem sempre a registrar o maior número possível de ameaças e também o número de espécies existentes para que as proteções possam ocorrer em locais diversos de toda a Amazônia.
Pelo tamanho territorial de toda a floresta e locais próximo é realmente difícil preservar a quase todas as faunas e floras, mais ainda sim essa é a mais nova meta dos biólogos e especialistas que se dedicam a projetos desse perfil.
A preservação nada mais é do que a garantia de vida dos animais amazônicos que sofrem especialmente com o desmatamento das matas, a poluição das águas, já que são seu habitat natural, e muitas espécies não conseguem se adaptar em cativeiros de proteção.
Contudo a partir da extrema devastação da floresta nesses últimos anos muitos animais já estão sendo levados para reservas, parques e cativeiros de proteção, para que as últimas espécies permaneçam procriando e aumentando a sua população.
Os Verdadeiros Amazônicos
Com pesquisas e últimos relatórios emitidos pelo IBAMA há de se comprovar que determinadas espécies realmente são regionalmente amazônicas, habitando a região há mais de 100 anos.
Para essa efetiva comemoração dos moradores da floresta foi feita uma lista com os animais mais amazônicos, e nela estão: o boto, a suçuarana, o tucano, a cotia, a capivara, o bicho-preguiça, os macacos, o jacaré Açu, a anta, a arara, o tamanduá e a temida onça pintada.
Logicamente muitas outras espécies pertencem ao mundo da Amazônia, mas entre as mais especiais estão as listadas acima, que acima de tudo necessitam de proteção, cuidado com o seu habitat, e muitas modificações para que as mesmas possam continuar fazendo parte da região tão importante do Brasil: a floresta amazônica.
eu amo animais quando eu crescer eu quero ser biologa pq eu amo animais, plantas e eu queria descobrir um pouco mais do que eu conheço
sobre eles. eu tenho 12 anos
D+ SUPER LEGAL