A classe dos insetos compõe cerca de 75% de todas as espécies animais já conhecidas e praticamente a metade dessas espécies se alimenta basicamente de plantas, inclusive competindo com a espécie humana por esse tipo de alimentos. Há diversos tipos de insetos e cada um deles tem uma alimentação própria, por isso, eles são separados em categorias distintas:
- Insetos Especialistas: são aqueles animais que se alimentam de um ou alguns tipos de plantas, mas poucos.
- Insetos Generalistas: são aqueles insetos que se alimentam de grande variedade de plantas.
Todas as espécies de insetos podem ser capazes de reconhecer determinadas características nas plantas e, em razão disso, escolher o que pode ingerir e ainda mudar o comportamento de alimentação. Os insetos que antes comiam determinada planta podem passar a comer outra em razão da mudança ou preferência de cardápio.
Os insetos são, em razão do número de espécies, a forma dominante de vida na Terra, mas é claro que por conta do número de indivíduos existentes, já que existem em torno de 700 mil espécies de insetos catalogadas. Em contrapartida, há menos de 5000 espécies de animais mamíferos conhecidas, e para se ter uma noção, em números, da quantidade de insetos, apenas os coleópteros cuja ordem inclui as fofas joaninhas, há cerca de trezentos e cinquenta mil tipos, ou seja, vivemos no planeta dos insetos e nem nos damos conta disso.
Além do tipo de alimentação, que compete com a dos seres humanos, já que ambos se alimentam de plantas, os insetos também dividem com os homens o território, mesmo já estando por aqui há milhões de anos, muito antes de nós, e se multiplicando em milhares vezes.
Outra vantagem dos insetos frente aos seres humanos está em sua resistência física, pensando em algo proporcional, como a das formigas, que são capazes de levantar partículas com peso e massa várias vezes superiores ao seu tamanho e ainda, com isso, conseguiram constituir grandes reinos muito mais organizados e resistentes que nossas cidades, formando uma complexa organização social.
Para completar, os insetos também possuem um sistema reprodutor, sistema digestivos, coração, cérebro e ainda um sistema nervoso, que gerem as funções básicas desses indivíduos, mencionando ainda suas potentes antenas, que servem como sensores multiuso, tanto para movimentação, quanto para a localização de possíveis presas.
Assim como os humanos, os insetos ainda têm seu alimento preferido, como citamos anteriormente, o diferencial é que eles, genericamente, se alimentam de tudo, mas nem todos, já que existem os indivíduos carnívoros, como o louva-deus, e os gafanhotos que são estritamente vegetarianos e as baratas, que são consideradas seres onívoros que se alimentam tanto de carne, quanto de vegetais. Mas engana-se quem pensa que os insetos podem sair por aí comendo qualquer coisa, pois para cada um deles há um sistema digestivo apropriado, para quem comam isso ou aquilo.
adorei até quero ser veterinaria