A Beleza da Vida Animal

Se você gosta do mundo animal essa é uma grande oportunidade de ficar por dentro de muitas curiosidades sobre alguns deles. Algumas tão interessantes que vão surpreender você. Confira!

A Beleza da Vida Animal

A Beleza da Vida Animal

1- Sobre o Papagaios

As pessoas costumam associar os papagaios a gravadores, como se esses lindos pássaros fossem interessantes somente pelo fato de repetirem aquilo que escutam. Mas, um estudo revelou que eles são ainda mais intrigantes. Um estudo que durou mais de 30 anos revelou que eles são muito mais do que meros repetidores, imitadores, na verdade, eles são capazes de solucionar tarefas linguísticas para crianças que tenham entre 4 e 6 anos de idade.

Segundo os estudos, os papagaios são capazes de entender o que é diferente, o que é igual, o que maior, o que é menor e o sentido de nenhum. Além disso, eles podem articular a fala e “montar” frases e o que querem comunicar.

Para se ter ideia do “mecanismo” natural por trás da fala dos papagaios. Esses pássaros já foram usados para ajudar no desenvolvimento da fala de robôs.

2- Sobre os Elefantes

Os elefantes são considerados animais esquecidos. Sim, isso é comprovado cientificamente. Apesar do grande cérebro, que pesa carca de 5 quilogramas e comparando com os demais mamíferos da Terra é o maior, eles não usam tanto esse benefício.

Não é simples calcular a inteligência, nem do ser humano, quem dirá dos animais, porém, o chamado “QE”, isto é, quociente de encefalização, que faz a média entre o tamanho do animal e a medida do seu cérebro. Daí se faz uma “previsão” de quanto ele pode chegar a vencer desafios ou enfrentar obstáculos. No caso do elefante, ele possui “QE” de 1.88, em termos comparativo, o homem possui entre 7.33 e 7.69. Comparando com outros animais, o do chimpanzé é de 2.45, enquatno do porco é de 0.27, não tão mal assim é o do elefante.

Vale ressaltar que memória e inteligência estão sempre associadas, então, considerando esse detalhe e os demais comparativos, a memória do elefante não é tão ruim como a julgam.

3- Sobre a Girafa

A girafa, aquele animal com um grande pescoço que pode ter a sua cabeça lá nas alturas, chegando a 5 metros é bem interessante. Começando por esse pescoço, que na verdade, nada mais é do que uma forma de adaptação do animal, que precisa pegar alimentos lá no alto.

Porém, o que pouca gente sabe é que para manter esse “visual”, o animal faz um esforço dobrando em relação a outros aniamis, como um boi, por exemplo. Pois, para que o sangue chegue até a cabeça, o coração deve fazer um esforço muito maior, o dobro do que faz o de outros animais. E mais, a pele das pernas também deve se adaptar e ser mais resistente.

4- Sobre os Peixes

Uma curiosidade interessante sobre os peixes é que algumas espécies trocam os órgãos sexuais. É uma forma de hermafroditismo que é muito comum em vários peixes, mas também em outros animais que façam parte do grupo de vertebrados.

Para alguns deles, isso se dá por conta da mudança do ciclo de hormônios e também alterações no ambiente em que eles estão inseridos. É comum também encontrarmos peixes com órgãos masculinos e femininos ao mesmo tempo.

5- Sobre os Pintinhos

Engana-se que pensa que os animais são individualistas como primeira “opção”. Pelo contrário, os laços de amizade entre eles podem ser mais fortes do que imaginamos, principalmente, quando carregam o mesmo material genético ou são parecidos.

Peguemos os pintinhos como exemplo, que se percebe para começar, o “grau” de parentesco de acordo com o barulho do pio. Eles fazem em modo que seus “parentes” cheguem no mesmo lugar para comer, avisando através do modo em que piam.

6- Sobre os Ratos

Diferentemente do que dizem por aí, os ratos não são cegos. Apesar de ter um estilo de vida diferente e de fato terem uma visão prejudicada, eles conseguem ver sim, porém, usam mais a observação para notar as mudanças no ar do que para tentar ver.

Estudos que foram realizados no ano de 2006, mostraram que os ratos não fazem questão de ver porque não gostam do que veem. Para eles, ver a luz significa estar ameaçado, talvez, por um predador.

7- Sobre os Castores

Eles simplesmente não gostam de inverno e nesse período eles procuram ficar a maior parte do tempo escondidos. Para se alimentar, eles usam comida que foi previamente armazenada por eles mesmos bem nos seus rabos. Dessa forma, a energia é conservada e eles evitam de se expor ao frio.

Nessa época de frio eles acabam perdendo a noção das horas, se é dia ou noite, e dormem demais. Os castores naturalmente aparecem depois do pôr do sol e voltam quando ele nasce.

8- Sobre os Pássaros

Eles fazem longas viagem no céu e não pense que eles vagam sem saber para onde estão indo. Os passáros possuem pontos de referência. Um pombo, por exemplo, pode voar quilômetros e quilômetros e voltar para o ponto que quiser, sem nenhum tipo de problema.

Em geral, a viagem de ida e volta de um pássaro é de 30 mil quilômetros. Eles usam imãs naturais para ter indicação e no caso dos pombos, eles no chão “marcam” seus pontos “familiares”.

9- Sobre as Baleias

Para uma baleia não é nada fácil cuidar do seu “bebê”. Entre 10 a 12 meses depois de nascer o filhote, ele já tem praticamente um terço do tamanho da mãe, isto é, cerca de 10 metros. Para alimentá-lo, a baleia precisa espirrar leite na dele.

Ela faz isso usando os músculos que ficam em volta da glândula das mamas e o filhote por sua vez fica agarrado nos mamilos da mãe. O leite da baleia é muito gorduroso, chega a ser 10 vezes mais do que o do ser humano.

10- Sobre os Crocodilos

Podemos dizer que os crocodilos possuem estômago rochoso, isso porque eles engolem pedras para nadar. Mas, esse não é o único motivo pelo qual podemos classificá-lo dessa forma. É rochoso por causa da sua alimentação. Dentro do estômago é possível encontrar, peixes, pássaros, tartarugas, búfalos, leões e até mesmo girafas e mais as pedras que ele engole.

 

A seguir um vídeo que retrata um pouco da beleza na vida animal, as diferentes espécies e também a importância deles na nossa vida. Se você gosta de animais assista ao vídeo a seguir com imagens interessantes sobre eles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *