Os Cães Poodles
O Poodle é uma das mais famosas raças de cães franceses. De acordo com especialistas, é uma das mais inteligentes também. Uma de suas características mais interessantes está a de procurar imitar muito bem o que vê os demais fazerem, especialmente seu dono, tendo facilidade para aprender os mais diversos exercícios, por isso acaba sendo a raça mais escolhida para as apresentações circenses.
A História dos Poodles
Infelizmente não há informações certas sobre a raça. Os franceses afirmam categoricamente que a raça surgiu em suas terras, mas, os alemães dizem que, na verdade, a mesma tem origem num autóctone cão nórdico. Ademais, outros pesquisadores sugerem que o poodle tenha vindo da região do Piemonte, localizada na porção norte italiana.
Esse levantamento considera o fato de que já existiam na Itália cachorros da raça Poodle muito belos, que os turistas da Inglaterra estavam habituados a comprar e levar para casa esse animais.
Entretanto, a hipótese mais aceita, é aquela sustentada pelos franceses, para os quais os animais modernos, o Caniche, teria tido origem por meio do Barbet, um cão raro de mostra francês caracterizado pelo seu lanoso e crespo pelo. Do Barbet, o atual Poodle deve ter herdado seu instinto pela caça.
Temperamento dos Poodles
Esta raça é conhecida por sua extrema fidelidade, facilidade de ser adestrada e grande obediência, o que acaba fazendo dessa espécie, um animal muito agradável para companhia. Como tem grande facilidade de aprendizado, acabou o tornando famoso ao redor do mundo.
É um animal bastante ativo e de grande energia, mas ainda pode se cansar com muita facilidade. Com caráter bastante amigável, o Poodle fica muito à vontade em família, especialmente quando o dono está por perto. É um cão amável, carinhoso, e com extremo apego ao dono.
Além disso, se mostra instintivo e sensível, e muitos dos animais podem demonstrar uma maior agressividade, do que os demais, principalmente frente a pessoas estranhas. Mas, em contrapartida, gosta bastante da companhia de outros cães e demais animais domésticos. Ainda assim se torna fundamental que os poodles sejam colocados juntos a outros animais desde cedo, para evitar comportamento potencialmente agressivo ou exagerado na possessividade.
Como é raça inteligente, o Poodle necessita de frequentes estímulos, tantos mentais quanto físicos para evitar desvios em seu comportamento. A regularidade de brincadeiras, exercícios e jogos, caminhadas, e adestramento de obediência básico são importantes para que o animal dessa raça se mantenha mental e fisicamente saudável.
Aparência dos Cães Poodle
Além das qualidades citadas acima é necessário levar em consideração sua originalidade e beleza, sendo um cão bem constituído anatomicamente e bastante gracioso também, distinguindo-se pela tosa típica, que o pode diferenciar das demais raças. Seu tronco é proporcional à cabeça, apresentando um bom aspecto do focinho, bem marcado e com cor branca nos animais pretos, cinzas ou brancos.
Seus olhos amendoados apresentam cor amarronzada, preta ou âmbar escuro. As orelhas são compridas, levemente arredondadas, e pendem na face. Sua cauda é alta, alinhando-se à parte superior. A pelagem desses animais por ser encordoada ou cacheada.
A pelagem cacheada, conhecida ainda por crespa, é bastante fina, abundante, crespa, lanosa, resistente quando puxada e elástica. É uma pelagem farta, espessa, de uniforme comprimento, com cachos de tamanhos iguais. No caso dos pelos encordoados também se mostra abundante, com fina textura, fechada e lanosa, formando cordões longos e típicos, menores que 20 cm.
Tamanho dos animais dessa raça
Conforme o tamanho a raça apresenta ainda 4 variedades:
- Poodle Grande: chamado ainda como Poodle Gigante tem o tamanho que vai de 45 a 60 cm, podendo ter alterações de dois centímetros a mais, contando com as mesmas características presentes nos Poodles médios;
- Poodle Anão: com tamanho que pode variar entre os 28 aos 35 cm, exibem a mesma aparência dos Poodles Médios, mas em tamanho menor, sem conter características de anão.
- Poodle Médio: com tamanho que vai dos 35 até os 45 cm;
- Poodle Toy: seu tamanho fofo não ultrapassa os 28 cm, sendo que a altura perfeita gira em torno dos 24 ou 25 cm. Estes animais conservam a aparência geral do Poodle Anão, sem apresentarem nanismo.
Filhotes de Poddle
Para conseguir cuidar de seu animal e tê-lo saudável sempre é necessário que se tome determinados cuidados, exigindo que se tenha um tempo diário para isso. Um deles está relacionado à pelagem, pois a mesma embaraça com grande facilidade, já que, caso não seja cuidado a contento, leva o animal a uma tosa para resolver o problema. Para não acarretar a tosa o dono precisa escovar diariamente o pelo do animal, procurando desembaraçá-lo.
As cores de filhote dessa raça são: chocolate, preto, champanhe ou abricó, branco (mais comum), e cinza (o mais difícil de ser encontrado).
Cuidados
É necessário que o animal faça periódicas visitas ao veterinário, mantendo atualizadas suas vacinas, e a vermifugação. O combate e controle de carrapatos e pulgas precisam ser efetuados com intervalo máximo de três meses, especialmente em razão de o animal contar com uma longa pelagem.
No tocante à alimentação o cuidado é o habitual, ou seja, o animal deve se alimentar apenas de ração, nada de oferecer comida caseira e muito menos alimentos doces, como o chocolate, por exemplo. O mercado voltado aos animais domésticos está bastante difundido, por isso, é possível encontrar qualquer produto para eles, mantendo sua saúde.
Regularidade das Refeições
Filhotes com até 1 ano de vida precisam se alimentar de 03 a 04 vezes ao dia, com um regular intervalo entre uma refeição e outra, com uma ração que seja adequada aos filhotes Poodles. Nas primeiras vezes em que o animal irá se alimentar pode apresentar dificuldades de mastigação, por isso, é interessante umedecer a mesma usando água morna.
Como os poodles vão comer apenas ração, ofereça uma que seja de qualidade garantida, sendo especialmente da linha Premium, o que acabará o sustentando por um tempo maior e deixará a pelagem mais brilhante e macia. Há no mercado rações próprias para animais de médios e pequenos portes.
Lembre-se que a água deve ser oferecida ao animal sem restrição, devendo estar limpa e fresca diariamente.
Para quem adora animais e, em particular, cachorros e mora em casa pequena ou sem quintal, uma boa opção é adotar filhotes de poodles que são fofíssimos quando pequenos e não atingem grande altura ou comprimento. Esses cachorros podem ser criados até mesmo dentro de casa, se tomados alguns cuidados com sua higiene.
oi quer vender algum deles? meu numero é 48-88285265
Oiie Gostaria de verder ou doar uma emea pra mim,se quiser entre em contato comigo,(11) 76227067 Obrigada
Acho lindo,tenho um macho poodle toy, que é a coisa mais fofa do mundo!!!!ele se chama billy.
(nao esta a venda)
o meu moreu
achai muito lindo esses animalsinhos queria muito ter um!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
eu vo ganhar alguma mas ki tamaho quando nascem tem? favor me responde
boa noite tenho uma filha de 09 anos vc nao doaria um filhote pra mim?mais se vc nao puder doar vender mais barato pra mim por favor estou muito a procura se vc quiser e só me ligar 035 98379838
Vo ce esta com estes filhotes a venda ?