Como Cuidar Da Unha Do Gato?

Inclinação natural de um gato de arranhar é baseada principalmente em preparação, que não surge de estresse e não tem nada a ver com o sistema nervoso. De fato, eles arranham o descolamento das bainhas nas garras antigas e expõe novas garras, para marcar seu território e para esticar seus músculos depois de um longo cochilo. Se o seu bichano usa sua cadeira confortável favorita como um poste, aqui ficam algumas sugestões para redirecionar seu comportamento.

Procedimentos Básicos: Unha Do Gato

Comece devagar. Gentilmente segure pata em uma mão e com o polegar em cima da pata e o indicador no painel aperte suavemente o polegar e o dedo juntos. Isto vai empurrar a garra clara da pele de modo que possa ser facilmente visto. Você vai notar que o interior da garra é rosa perto de sua base. Este é um tecido vivo que você não quer cortar. Apare apenas a ponta clara da unha. Isso irá evitar cortes em áreas que seriam dolorosas ou sangram. O efeito desejado é simplesmente para diminuir a ponta garra. Muitos tipos diferentes de cortadores de unhas estão disponíveis em lojas de animais, mas os cortadores de unha humanos fáceis e eficaz para usar no pequeno bichano.

Se por agora você está rolando no chão de tanto rir, porque você sabe que seu gato não está prestes a deixar você aparar suas garras, aqui estão algumas diretrizes que ajudarão a tornar esta uma possibilidade. Apresse em uma garra de recorte em grande escala é uma jogada imprudente a menos que você realmente gosta de teatro de ópera e eventos traumáticos. Como você bem sabe, os gatos odeiam ser contidos. E eles não gostam de você brincar com suas patas! Afinal de contas, as suas garras são uma importante ferramenta para a sobrevivência.

Enquanto acariciando e acalmando-o, comece a massagear as patas, especialmente na parte de baixo. Pressione de forma suave e com atenção sobre as almofadas individuais na base de suas garras. Você pode querer dar-lhe guloseimas para recompensá-lo por não protestar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=45tiIreCAZs[/youtube]

Minimizar o Potencial e Fornecer Alternativa

Tentar aparar as unhas a cada duas semanas. Isso não vai resolver o problema, mas irá minimizar a quantidade de dano que pode fazer para o seu mobiliário. Forneça um atrativo alternativo. Treine o felino em uma área adequada. Dê um teste de textura. Alguns preferem arranhão no papelão, outros no tapete ou em sisal (uma fibra viscosa). Antes de gastar dinheiro em um poste, obtenha uma alça sobre o material para favorecer. Então, não se esqueça de obter um bom tamanho, pós-resistente – que permanece ainda quando ela cava e puxa.

Coloque o poste perto de suas áreas de arranhões e cochile entre os favoritos. Mova as patas para cima e para baixo sobre o post, ou risque a si mesmo, a pista de onde deve fazer seu corte por golpes. Faça outros pontos arranhando menos desejável. Se você pulverizar com pet repelente em seu mobiliário, ela pode virar o nariz para a perna do sofá e buscar de alternativas atraentes, como o poste que você esfregou com atrativo fresco. (Antes de pulverizar qualquer peça de mobiliário, teste uma pequena área para garantir que o repelente não vai deixar uma mancha).

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ac_8KQGAe0c[/youtube]

Temporariamente procure cobrir os móveis com plástico, papel alumínio, ou um corredor de tapete de plástico. Coloque uma fita adesiva de dupla-face nas áreas mais arrancadas. Felinos odeiam a sensação pegajosa e geralmente devem ignorar. Você tem um borrifador cheio de água na mão em caso encontrar o seu gato arranhando onde ela não deveria. Dê-lhe um esguicho quando você pegar no ato de transmitir a mensagem de que está não está em uma zona livre.

Lembre-se de dar o reforço positivo. Quando coça o poste, ou até mesmo mostra o interesse nele, elogie e acaricie. Ofereça-lhe um deleite. Pródiga com atenção. Isto irá percorrer um longo caminho para modificar seu comportamento. Durante momentos de frustração, lembre-se que apenas precisam de paciência. O felino não está tentando ser ruim, só precisa de você para treinar.

Processo Cirúrgico

Também existe o procedimento cirúrgico em que a última junta em cada dedo é amputada. Muitas pessoas pensam que significa remover apenas as unhas ou cortar muito curto, mas, na verdade, exige a remoção de osso e carne. Normalmente, apenas as articulações do dedo do pé da frente são removidas, porque garras dianteiras não ficam com danos. Os animais precisam ser anestesiados durante o procedimento. Quando estão a menos de um ano de idade curam mais rápido e tem menos complicações do que os mais velhos, por isso, se você está inclinado fortemente, tente tomar uma decisão logo no início e evite o sofrimento.

No entanto, não se apresse em ter esta cirurgia feita enquanto o seu gato é jovem. Primeiro tenha certeza que você já tentou de todas as possíveis técnicas de comportamento de modificação para desencorajar a arranhar seu mobiliário e tapetes. E pergunte-se se você pode ser capaz de viver com seu hábito, em vez de tirar suas garras – sem a qual podem sentir-se indefesos. Se optar pela cirurgia, deve saber que as patas do seu gato se enfaixam depois e ele vai precisar para passar uma ou duas noites no hospital. Seu veterinário também irá dar-lhe analgésico para aliviar a dor. Também vai precisar reaprender a equilibrar, mover e caminhar após a amputação.

A cura rápida vai depender de seu tamanho, idade, os analgésicos prescritos, se surgirem complicações e o método usado. Por exemplo, se o veterinário utiliza um laser, em vez de uma lâmina de bisturi, o animal pode curar mais rapidamente. Não se pode ignorar o fato de que esse processo é doloroso para o seu gato e tira o principal mecanismo de defesa natural. A operação deve ser seu último recurso. Se você decidir fazer, também estará fazendo a decisão de manter como um bichano indoor. Felinos sem garras não podem subir em árvores ou afastar cães ou gatos beligerantes, por isso não deixe nunca o mesmo para fora ou sem supervisão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *