Cuidados Com a Saúde De Seu Cão

O cão é o animal de estimação mais querido das pessoas e por muitos é tratado como um membro da família, desfrutando de todo o conforto e aconchego que os demais. Talvez porque não traga muitas preocupações e não se ocupe em reclamar de tudo, apenas amando e esperando seu dono com uma fidelidade quase invejável em tempos de falta de carinho e ternura.

Ter um cachorro é como ter mais uma criança em casa, pois quando são filhotes se comportam como tal, arrastando tudo pela casa, roendo a perna dos móveis, comendo seu chinelo e tudo o mais. Entretanto, também preenchem sua vida de alegria e dividem com você um amor sincero e verdadeiro, pois mal você chega em casa e já ouve os latidos felizes de seu fiel companheiro.

Mas, ter um cão não é apenas criá-lo, é ter com ele os cuidados fundamentais para que viva com saúde e prolongue ainda mais sua vida. Esses cuidados são sempre muito especiais, mas ao contrário do que muitos pensam, não requerem rios de dinheiro, apenas a escolha dos procedimentos certos, na hora certa.

 

Cuidados Com a Saúde De Seu Cão

A saúde de um cão não está limitada somente à ração que ele ingere, mas ainda a tudo o que está relacionado com ele como espaço em que ele possa ficar, a água com que ele mata sua sede, as vacinas periódicas que ele deve tomar e ainda muitos outros. Por isso, não basta apenas comprar ou ganhar um cãozinho e achar que tudo já está resolvido, já que ele não é um brinquedo, tem vida, e necessita de todo o amparo para se desenvolver com saúde e alegria.

Como Cuidar De Seu Melhor Amigo – Geral

Leve-o Sempre ao Veterinário: Por mais que isso possa parecer bobagem, às vezes seu cão pode aparentar estar em saúde perfeita, mas as coisas não estão tão bem assim. Porém, seu estado real de saúde só pode ser definido com certeza por um profissional, ou seja, um veterinário. Por isso, visitas pelo menos de 06 em 06 meses ao médico são muito importantes, principalmente por prevenirem diversos tipos de enfermidades.

Dieta Balanceada: Uma dieta balanceada é fonte de saúde e isso não se limita somente aos seres humanos, mas também aos animais. Essa dieta correta para seu cão deve ser definida por seu veterinário, que sabe melhor quais os alimentos que ele pode ou não ingerir. Às vezes, acostumamos a dar somente a ração, porém, ela não é suficiente para suprir todas as necessidades alimentares do animal e alguns outros compostos alimentares devem ser incluídos.

Atividade Física: A atividade física é um dos itens fundamentais para manter a saúde de seu cachorro, pois eles precisam gastar energia e ainda fortalecer os músculos e articulações, pois, se isso não for feito, podem ter as partes do corpo atrofiadas pela falta de movimento, ocasionando além de irritação, muitas dores localizadas. Além disso, assim como os homens, os cães que não se exercitam podem ter um ganho de peso maior, prejudicando sua saúde e seu desenvolvimento saudável.

Companhia: Animais também precisam de companhia, pois também sentem tristeza e solidão quando deixados de lado, como se fossem apenas objetos de adorno. Por isso, somente tenha um animal em casa se for capaz de dividir com ele toda sua alegria e atenção, também dispensados aos demais membros. Se isso não for possível, deixe o animal no Pet Shop e compre um vídeo game para se divertir, já que o animal não merece ter uma vida infeliz.

Onde Dorme Seu Cão: Cuidados

Preste muita atenção ao ambiente em que seu cão usa para ficar e dormir. Lembre-se que ele não pode ser pequeno ao ponto dele não poder nem se movimentar com facilidade. Outra coisa importante é que, cães que dormem do lado de fora da casa precisam de um lugar certo para se esconderem, principalmente em dias de muito sol ou de chuva, bem como os de frio intenso. Além disso, assim como nós, eles também merecem uma cama fofinha e confortável, já que também se cansam e merecem descansar.

Caso você precise manter seu cãozinho preso (o que não é aconselhável), deixe uma corda bem grande para que ele possa se movimentar em todas as direções, e assim, não se sinta sufocado e nem tenha comportamento violento. Não prenda as correntes ou cordas do cão no chão, pois ele pode se enroscar com facilidade, causando um acidente que pode até levar a morte do mesmo.

Alimentação Adequada

Todos os cães, independentemente da raça ou porte, precisam de uma alimentação balanceada. Por isso, restos de comida não são suficientes para fornecer a eles todas as vitaminas necessárias para seu desenvolvimento, bem como a manutenção de sua saúde. Dessa forma, ofereça uma alimentação ria em fibras e proteína e, se quiser, ainda acrescente frutas e legumes, que só farão bem a seu animal.

Por outro lado, fuja dos alimentos arriscados como os ossos, pois podem criar ponta e ficar atravessados na garganta do animal causando ferimentos incômodos e até sequelas sérias. Outro ponto a ser lembrado é a qualidade da água a ser oferecida, pois deve ser sempre limpa e fresca e em vasilha própria somente para esse fim.

Higiene

Todo animal de estimação deve ter sua higiene respeitada. Por isso, dê banhos frequentes em seu cão, se não puder levar ao Pet Shop, faça você mesmo em  casa, tomando sempre os cuidados necessários, especialmente com os ouvidos, que são fontes frequentes de infecção. Além disso, mantenha o local que ele fica sempre muito limpo e seco. Caso contrário, ele pode se tornar fonte de micróbios, carrapatos e pulgas, afetando inclusive a saúde de toda a sua família.

Vacinas

As vacinas são itens fundamentais para manter a saúde de seu cão e deve ser feita desde a idade infantil até a fase adulta, pois há diversas doenças que se manifestam com o decorrer da idade. Se ele não estiver corretamente imunizado contra elas, pode ser fatal.

Veterinário

O veterinário de seu animal deve ser consultado sempre, pois é ele que fará as vacinações necessárias, que orientará quanto a melhor forma de alimentação, que indicará quais os produtos que seu cão pode usar e todos os demais cuidados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *