Como Cuidar De Animal Órfão Recém-nascido: Cachorros e Gatos

Algumas pessoas já foram agraciadas por encontrar um pet perto de sua casa recém-nascido mas infelizmente sem pais. É comum alguns animais morrerem após o parto e acabarem por abandonar suas crias. Em alguns casos são os donos dos animais que abandonam, e acabam deixando um cachorro ou gato sem os devidos cuidados em seus primeiros dias de vida.

A primeira coisa a se saber é que animais recém-nascidos são diferentes dos animais adultos. Eles precisam de cuidados especiais na alimentação principalmente e no seu manuseio. Eles nascem diferentes e bem frágeis. Neste ponto há uma grande semelhança com os bebês: quando nascem o sistema imunológico está sendo formado e ele pode se machucar ou ficar doente muito facilmente. Contudo, os pets são bem mais resistentes quando nascem quanto à doenças que os humanos.

Cachorros e gatos recém-nascidos devem ser manuseados com extremo cuidado. Sua estrutura óssea é frágil e até mesmo sozinhos eles podem morrer. Há casos de cachorros recém-nascidos que morreram descendo pequenas rampas de garagem de residência e rolando escadas por acidente. O melhor é ter todo o cuidado possível.

Os gatos e cachorros recém-nascidos possuem um sistema ósseo frágil e delicado. Logo, mantenha o animal em um local plano e que evite muito esforço. Caso queira mais segurança, caixas com forros de pano são o ambiente ideal para que eles evitem sair pela casa e causem acidentes. Quanto mais funda for a caixa mais seguro o recém-nascido vai estar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=eQzud6NQHM4[/youtube]

Um Lugar Para Dormir Quentinho

O local onde o recém-nascido novo na sua cada deve dormir deve ser arejado mas quente. Colocar alguns panos empilhados pode ser uma boa pedida para tais animais. Isso porque eles curtem bastante o calor da mãe e de seus irmãos na hora de dormir e caso seja sozinho como pet em casa, vai sentir falta disso.

Você pode notar: filhotes de uma mesma gata costumam dormir todos juntos e coladinhos, as vezes em uma enorme confusão de barrigas, cabeças e patas. Isso acontece porque eles estão procurando o calor do outro, sentem-se mais seguros e quentes nesta posição. Mesmo os mais adultos preferem locais quentes como em cima da TV e locais altos com pouca corrente de ar para dormir no caso dos gatos, e em cima da cama ou em tapetes no caso dos cachorros.

Limpeza De Um Pet Recém-nascidos

O primeiro cuidado é quanto à limpeza do animal. Dependendo do estado em que seja encontrado, ele pode precisar de uma limpeza. O banho deve ser feito de forma carinhosa, sem movimentos bruscos para não assustar o mamífero. O melhor é ir molhando aos poucos, mas mantem o animal distante da água. Uma dica é usar um pano úmido para ir retirando a sujeira do animal, lavando e limpando de novo. É menos agressivo e menos traumatizante para o pequeno animal doméstico.

A limpeza deve ser feita em locais importantes para a saúde do animal. O pêlo, região dos olhos que juntam secreções e orelha são cruciais, bem como os órgãos genitais. É uma boa pedida o banho no recém-nascido órfão também para tirar o cheiro da mão. Assim ele vai sentir menos saudade.

Após o banho o animal recém-nascido, bem mais que os demais, deve ser enxuto completamente. Use um pano ou uma toalha apenas para ele e movimentos suaves. Lembre que sua estrutura óssea ainda é muito frágil e pode ser rompida ao menor movimento brusco. Gatos novos tendem a deslocar patas com bastante facilidade ou ter convulsões com pancadas fortes na cabeça e grandes quedas. Eles também não podem dar seus grandes saltos assim que nascem como fazem com mais de seis meses de nascido.

Visita Ao Veterinário

Para garantir a saúde do animal o melhor é que seja feita uma visita ao veterinário. O profissional poderá datar o dia do parto aproximadamente ou de forma exata, depende bastante de muitos fatores. Assim será mais simples para controlar alimentação e dar os cuidados necessários à sobrevivência do bicho.

Pelo porte do animal é possível determinar que remédios precisam ser aplicados, necessidade comum a todos os animais domésticos. As vitaminas essenciais podem ajudar a nutrir o animal que vai ficar sem leite materno em seus primeiros dias. É preciso ainda administrar vermífugos, remédios contra carrapatos e muitos outros. Depende do porte do animal e com quantos dias de vida aproximado ele está.

O veterinário também poderá fazer boas orientações de como proceder com alimentação, banho, tosa e outros cuidados.

Alimentação Dos Gatos e Cachorros Recém-nascidos

Dependendo da idade do pet o melhor é começar com leite mesmo, principalmente se ele só tiver dias de nascido. Caso não saiba dosar você pode procurar em lojas de pet shop um leite apropriado para cães e gatos recém-nascidos. Caso queira experimentar, faça um leite em pó mais concentrado ou use leite de caixa pronto. Sempre em temperatura ambiente, nunca gelado ou quente.

Coloque em uma vasilha limpa e deixe próximo ao animal. Deixe água também ao lado. Nos primeiros dias ele pode não conseguir beber o alimento sozinho, então uma boa pedida pode ser ministrar com a ajuda de uma mamadeira com bicho para recém-nascido ou uma mamadeira própria para pets.

O momento certo para ministrar uma ração varia um pouco de animal para animal. Alguns cachorros e gatos com menos de três semanas já conseguem morder bem e triturar uma ração própria para recém-nascido, mas este tempo pode variar um pouco. O melhor é ir testando: dê um pouco de ração molhada no leite para amolecer o seu paladar e vá testando. Caso ele goste, continue e em uma semana tire o leite e ministre apenas a ração, mas sempre apropriada para animais recém-nascidos ou com até três meses. Os grãos são menores e por isso eles podem ser mais facilmente dissolvidos.

Aproveite os primeiros meses de vida do pet para dar lições de comportamento. Os animais em muito mais facilmente nesta época de vida. Ensine onde devem fazer suas necessidades, no que podem brincar e com o que não podem e em que locais da casa podem circular.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HBac9RhFLjg[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Achei 5gatinhos a mae matarão,eles tava numa caixa feichada no corpinho estava cheio de bicho dei banho com agua morna sequei to dando mama na seringa 3morreu 2 ta vivo mas estou com medo dele morre pq estão com dor de barriga fazendo coco super mole olha to dando nestogeno 1 mas parece q ele nâo ta ganhando pesso tenho que da agua?tem alguma vitamina q eu posso da?não sei a idade deles o dentinho da começando a nace n tenho dinheiro pra leva num veterinario

    Layane 16 de março de 2014 3:43

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *