O Brasil é um país que conta com uma grande biodiversidade e se destaca no que diz respeito a fauna silvestre. Essas características tornam nosso país um alvo de traficantes que fazem comércio ilegal de animais silvestres. Os traficantes fazem a movimentação de em torno de 10 a 20 milhões de dólares pelo mundo todo de maneira que o comércio ilegal de animais silvestres aparece como sendo a terceira atividade ilícita mais praticada perdendo somente para tráfico de drogas e armamento.
Para se ter uma ideia o Brasil tem participação de mais ou menos 15% desse valor, algo em torno de 900 milhões de dólares. Algumas questões como a devastação das florestas e a remoção dos animais silvestres já acarretaram na extinção de diversas espécies e em consequência num intenso desequilíbrio ecológico.
A situação faz com que as espécies que são mais raras e que apresentam um grau de extinção maior tenham um valor maior no mercado negro o que aquece esse tipo de venda. Observando esse fato percebemos que a raridade e o grau de ameaça de extinção faz com que essa seja uma das principais ameaças ao desaparecimento da fauna do país.
O Brasil e o Tráfico de Animais
Atualmente, o país abriga uma quantidade de 1.4000.000 de seres vivos (algo em torno de 10%) dos seres vivos catalogados no mundo. Para se ter uma ideia o país é um dos primeiros em classificação de anfíbios, borboletas e primatas. Todos os anos um número bastante elevado de filhotes são removidos das matas brasileiras para serem comercializados como se fossem uma mera mercadoria.
Lei de Crimes Ambientais
No mês de fevereiro de 1998 foi criada a Lei de Crimes Ambientais em que são considerados de propriedade do Estado todos os animais, ninhos, abrigos assim como criadouros naturais. Sendo assim é entendido como crime a compra, venda, criação ou qualquer outra forma de negociação envolvendo animais silvestres. Trata-se de um crume inafiançável.
Ter um animal silvestre em casa pode gerar uma série de problemas, mesmo as pessoas que acreditam estar protegendo esses animais estão agindo errado uma vez que podem estar causando sofrimento e estresse para os mesmos. Além disso, há que se destacar que animais silvestres exigem uma série de cuidados especiais. Então antes de se comprometer a cuidar de um animal silvestre em casa mesmo sem ter estrutura para isso é válido pensar bem a respeito.
Consequências
Quando um animal silvestre é preso em cativeiro acaba perdendo a sua capacidade de fazer a caça dos seus alimentos bem como a sua capacidade de se defender de predadores de maneira a se proteger em situações complicadas. No caso desses animais serem libertados ainda em que lugares adequados terão muita dificuldade para sobreviver.
Vale ressaltar ainda a triste estatística que aponta que de cada 10 animais traficados 9 acabam morrendo antes de chegarem ao seu destino. Isso significa que 38 milhões de indivíduos são retirados dos seus ninhos e tocas no caso dos mamíferos. Somente 1% conseguirá chegar ao seu destino final com vida. Inúmeros filhotes morrem todos os dias nas mãos dos contrabandistas.
Os pobres animais silvestres traficados saem do país pelas fronteiras camuflados em malas e sacolas passando muitas vezes embaixo dos olhos da polícia. Normalmente esses animais são dopados, anestesiados e em alguns casos já estão mortos devido a ação de maus tratos.
Degradação Ambiental
Além da ação dos traficantes que é bastante intensa e implacável ainda existe a questão da degradação ambiental pela qual o país passa que é o resultado de muito tempo de intensa exploração descontrolada dos recursos naturais. Estudos apontam que o Brasil já perdeu uma quantidade maior que 90% da sua cobertura original de Mata Atlântica.
Esse fator contribui e muito para a ameaça da fauna, pois nessa cobertura de 10% de mata estão concentradas espécies que sofrem intensa ameaça de extinção tornando-se assim mais valiosos para o mercado negro. O país conta com 218 espécies sob ameaça de extinção e já tem 7 delas são consideradas extintas uma vez que não existem registros delas.
Quadrilhas Organizadas Para o Tráfico
Atualmente, existem quadrilhas que trabalham de maneira organizada e especializada no tráfico de animais e que tem uma estrutura sólida para a venda ilegal desses indivíduos. Para se ter uma ideia em torno de 70% dos animais traficados são para consumo interno e o que sobre é exportado.
O tráfico conta com um número bem grande de pessoas indo desde os capturadores ou dos caçadores. Em geral são pessoas pobres que não tem muitas opções na vida e que tem conhecimento do habitat dos animais. Essa captura dos animais é realizada em locais com grande biodiversidade como as regiões Norte, Pantanal e também o Nordeste. São regiões bem pobres no que se refere ao ponto de vista sócio-econômico.
Se destacam dentre os principais estados de captura Bahia, Maranhão, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e a região amazônica. Os animais então passam por diversos intermediários para que possam finalmente chegar aos comerciantes que trabalham no eixo Rio-São Paulo.
Os Destinos
Os animais que são capturados tem variados destinos, alguns deles são vendidos de maneira ilegal em feiras e já outros são enviados para criadouros ou criadores que fazem a exportação ilegal para a Europa, Ásia ou para os Estados Unidos. Uma coisa curiosa é que é fácil encontrar araras brasileiras na feira de Praga sendo comercializadas por 4 mil reais.
O mais triste é que aquele que capturou a arara bem provavelmente recebeu em torno de R$ 0,50 enquanto que os comerciantes ilegais revendem as araras por oito mil vezes mais. Tanta lucratividade tem chamado a atenção de organizações criminosas como a máfia russa que já está entrando no “mercado” de tráfico de animais.
Condições dos Animais
Os animais quando são recolhidos pela fiscalização estão em condições bastante complicadas alguns estão mortos enquanto outros sofreram com maus tratos e se encontram com sede e frio. Os filhotes em geral são os que mais sofrem, pois mal conseguem enxergar estando muitas vezes em pelos e sem penas.
Um país como o Brasil com uma intensa área verde sofre de um dos problemas mais tristes para a preservação de suas riquezas naturais: o tráfico de animais silvestres. Esta é uma das problemáticas vividas pelo país das mais intensas e infelizmente que ainda não se conseguiu eliminar por aqui, mesmo sabendo em que regiões ela é mais intensa e que é uma constantes que pode acarretar na eliminação da fauna de algumas espécies de animais do Brasil.
Apesar de o problema ser bem sério, tudo tem seu lado positivo. Se há um tráfico intenso de animais silvestres no Brasil, é porque o que temos uma rica fauna no Brasil e de tanta inveja todo mundo quer levar nossos animais mundo afora. Isso é bom? Não, mas ao menos anima quem pensa que não temos nada de legal por aqui e pensa que os animais que são típicos de nosso ecossistema não são valorizados mundo afora. São sim, tanto que são até roubados porque não podem ser vendidos. Esta é uma prova que querem levar o que é nosso de todo jeito para terem um pouco do que temos aqui.
Por que Existe o Tráfico de Animais Silvestres?
É fato que o tráfico de animais silvestres existe, mas por que? Isso tem mais a ver com o bem do próprio animal. Algumas animais precisam viver entre o seu meio e são típicos de uma região e por isso quanto mais eles ficarem no seu local de origem melhor vão ficar. Este é um ponto, mas não o mais importante. O que se deve levar em consideração também é o bem estar animal, que vive bem melhor solto em seu ambiente que preso em uma gaiola ou na cada de alguém.
Deve-se ainda levar em consideração que a venda de animais silvestres pode causar o fim do espécime porque atrapalha o seu processo reprodutivo. E poderíamos produzir apenas para venda em cativeiro e criação em casa? Alguns espécies já estão sendo tratadas desta forma, mas com outras não funciona assim e por isso elas acabam entrando em extinção, que é quando o seu número de animais vivos é tão pequeno que pode causar o desaparecimento da raça no mundo.
Animais Mais Traficados no Brasil
Os animais que mais sofrem com o tráfico de animais silvestres são as aves, sem sombra de dúvidas. As araras principalmente, que são uma ave tipicamente brasileira das mais belas e, por isso as mais queridas no mundo todo. Como não podem ser vendidas por preservação do próprio espécie, elas são amplamente traficadas vindas do Amazonas e indo para diversos países. Esta ave é vendida em mercado negro por valores altíssimos, até maiores que leões e onças porque não são encontradas em outras regiões do mundo.
gostei muito e muito legal.