Os abutres são aves que possuem um papel sanitarista muito relevante na natureza por eliminarem detritos orgânicos que dificilmente seriam processados pelo meio ambiente. Essas aves, muito confundidas com urubus, pertencem à família Accipitridae e são encontradas no Velho Mundo (Europa, África e Ásia). No total existem 16 espécies de abutres sendo o de cabeça vermelha um dos mais destacados.
Urubu de Cabeça Vermelha
O nome científico do urubu de cabeça vermelha é Sarcogyps calvus, popularmente pode ser chamado também de abutre-preto indiano ou urubu-rei asiático. Está concentrado em maior quantidade no subcontinente indiano sendo que tem pequenas populações no sudeste da Ásia. Trata-se de um abutre de médio porte tendo entre 76 e 86 centímetros e peso entre 3,5 e 6,3 kg.
A cabeça desse abutre não possui penas e tem coloração avermelhada (motivo do seu nome popular). O corpo dessa ave é negro com uma faixa cinza na base das suas penas para o empreendimento de voo. A diferença entre machos e fêmeas está na coloração da íris sendo que a delas apresenta um castanho escuro e a deles é mais esbranquiçada e pálida.
Habitat do Abutre de Cabeça Vermelha
Esse abutre já foi um animal abundante na Ásia, Índia e Cingapura, porém, atualmente está mais restrito ao norte da Índia. Pode ser encontrado geralmente em áreas abertas e semidesérticas podendo habitar também as florestas caducifólias e vales fluviais. Tem preferência por locais com pelo menos 3.000 metros de altura. O fato de apresentarem reprodução tardia faz com que os abutres apresentam situação ameaçada de extinção. O habitat em que essas aves vivem está sendo devastado pelo homem e isso se reflete na redução sensível da quantidade de indivíduos.
Diferenças Entre Abutres e Urubus
Para quem chegou até aqui pensando que abutre é outra designação para urubu temos que apontar as cruciais diferenças entre essas aves.
Urubus
Pertencentes à família Cathartidae, os urubus, são encontrados somente no chamado Novo Mundo, ou seja, no continente americano. De porte médio essas aves possuem cabeça desprovida de penas, crânio pequenino, bico um tanto fraco com ponta afiada para rasgar a carcaça dos seus alimentos. Para encontrar alimentos com facilidade os urubus possuem olfato privilegiado.
As duas espécies de urubus que mais se destacam são o Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura) e o Urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus). Também fazem parte da família dos urubus duas espécies de condores (Condor-dos-Andes e Condor-da-Califórnia) que são aves de maior porte. A palavra urubu vem da linguagem indígena e significa ‘ave preta’, contudo, nem todo urubu é preto.
Abutres
Na mesma família dos abutres estão englobados gaviões e águias, essas aves são endêmicas do Velho Mundo. Abutres tem maior porte em comparação aos urubus e seu bico é mais forte. Para encontrar seu alimento usam a sua poderosa visão, de maneira geral são aves com pescoços alongados.
Uma semelhança com os urubus é que os abutres de maneira geral não têm penas cobrindo a sua cabeça com exceção do Abutre-barbudo (Gypaetus barbatus). No entanto, é importante dizer que existem alguns abutres de menor porte que possuem características diferentes das que citamos acima como é o caso do Abutre-egípcio (Neophron percnopterus).
Mas, Por Que Urubus e Abutres São Confundidos?
O principal motivo para a confusão entre urubus e abutres se deve ao fato de que ambos se alimentam de carcaças de animais de mortos tendo dessa forma um importante papel para a questão sanitária. A remoção dos detritos do ambiente por essas aves impede que haja a proliferação de vírus, bactérias e outros organismos que podem ser bastante danosos para o meio ambiente e patógenos para o ser humano. É um serviço de limpeza que impede que doenças se espalhem.
Evolução Convergente
A chamada evolução convergente nada mais é do que um processo em que organismos desenvolvem características semelhantes no decorrer de sua evolução sem que necessariamente tenham um ancestral em comum. Ambas as linhagens, de abutres e urubus, passaram a ter muitas características em comum especialmente devido aos seus hábitos alimentares parecidos.
Como ambas as aves se alimentam de carcaças em decomposição possuem um poderoso suco gástrico que permite a digestão sem a assimilação de patógenos assim como apresentam poucas ou nenhuma pena na cabeça e pescoço para que bactérias não fiquem acumuladas na região. Também possuem bico afiado para que possam rasgar a carcaça dos animais em decomposição e asas largas que permitem planar em correntes térmicas enquanto buscam pelo alimento.
Palavra Comum
No que se refere a textos e filmes é comum que haja confusão entre abutres e urubus pelo fato de que na língua inglesa se usa a palavra “vulture” para a designação tanto de um quanto de outro.