Mas pode chamar de Briba, Calango-Cobra ou Lagarto Coral. Esse lagartinho típico da caatinga e do cerrado pode até assustar, mas é mansinho, mansinho. O nome popular “Briba” vem da pronúncia incorreta dos vaqueiros da caatinga, que tentavam dizer víbora.
Eles medem entre 10 e 30 cm, e apesar de parecerem com cobras, são lagartos, inclusive tem patas, ainda que muito pequenas. O Briba usa as patas para caminhar, mas pode encolhe-las e se arrastar como uma cobra quando precisa fugir de uma ameaça, como um de seus predadores naturais, o gato-do-mato.
Muitas pessoas acreditam que o animal é venenoso, o que não é verdade, já que não existem lagartos venenosos no Brasil. Aliás, ele pode ser visto até como um aliado, já que se alimenta de insetos, minhocas, aranhas e escorpiões.
A reprodução da espécie se dá por meio de ovos, e quando nascem os Bribinhas são listrados de preto e branco, parecendo pequenas “cobras-zebras”, que quando crescem ganham uma coloração castanha, com o ventre vermelho e a cabeça um pouco amarelada.
A espécie é encontrada tanto na Caatinga nordestina quanto na Mata Atlântica, encontrada na região Sudeste.
Os Bribas vivem aproximadamente 10 anos, e diferente de nós, mamíferos, por serem répteis, mantém a vitalidade até o fim da vida.
Recentemente, cientistas estudaram o DNA do réptil e descobriram que ele faz parte da família das lagartixas.