Azulão bóia é um réptil, ou melhor uma serpente da espécie Leptophis ahaetulla, este animal vive na América do sul, portanto podendo ser encontrada no Brasil mais provavelmente em locais como sul da Bahia indo até a parte central. Geralmente são de cor esverdeada imitando a vegetação, confundindo-se com ela.
As serpentes são répteis poiquilotermicos e erroneamente são chamadas de cobras, não possuem patas e são parentes muito próximos dos lagartos.
Geralmente não possuem notória , mas nem por isso deixa de detectar movimentos, pois elas possuem detectores sensíveis em sulcos profundos que detectam sentir o calor emitido pelos corpos, isso é fica muito útil em locais onde não possuem iluminação, como não possuem orelhas elas apenas detectam as vibrações, porem são bem desenvolvidas.
As serpentes usam sua língua bifurcada ou seja sua língua é repartida para captar odor de partículas no ar e enviá-las a boca para examiná-las. Esta repartição da língua possibilita melhor direcionamento dos cheiros e odores.
Reprodução e Como se Locomovem
As serpentes possuem varias maneiras de se reproduzirem, sendo que todas tem fertilização interna, através de hemipenis que fica localizado na cauda do macho. As serpentes botam seus ovos e rapidamente já os abandona
As serpentes usam-se de métodos para locomoção que lhes permite uma mobilidade, já que não possuem pés e pernas.Todas as serpentes capacitam- se de ondulação lateral para locomoção em forma de ondas, alem disso as mesmas podem fazer movimentos sanfona onde esse movimentos permitem subidas em arvores , passar por pequenos túneis .
Outra forma de locomoção é a forma retilínea que se vem mantendo reta e depois propela como se fosse uma mola e a mais conhecida e já vista é a locomoção em zig zag , que também é uma locomoção de ondas que são realizadas quando á atravessia de locais com lama ou areia.
Alimentação
Estes répteis são carnívoros, ou seja, alimentam – se de carnes, comem pequenos animais , ovos, insetos e até mesmo algumas aves que estejam ao seu alcance.
As serpentes quando conseguem agarrar sua presa elas as engolem sem ao menos mastigarem o alimento, elas possuem mandíbulas flexíveis que não estão ligadas , portanto o tamanho da boca da serpente vai se adaptando com o tamanho da presa, principalmente quando a mesma é muito grande.
As serpentes ficam totalmente relaxadas quando acabam de comer sua refeição, isso ocorre devido ao processo de digestão que é intensa principalmente quando o alimento foi grande.
Pele
A pele das serpentes são recobertas por escamas, elas trocam de pele periodicamente, mais ou menos em torno de quatro a cinco vezes ao ano , isso ocorre para remoção de alguns parasitas externos e também para seu crescimento e desenvolvimento , essa troca é chamada tecnicamente de ecdise.