Representante da família Tinamus, o inhambu-galinha ou também macuquinho é o menor da espécie, chegando 32 aos 36 cm de comprimento. No Brasil habita principalmente as regiões do nordeste, ou tipicamente amazônica, mas habitam outros países da América do Sul, como Bolívia, Chile, entre outros.
Por ser uma espécie cinética, que habita as regiões de solo firme alimenta-se essencialmente de sementes e frutos em meio às folhagens no chão e em casos extremos até pequenos invertebrados com lagartixas, pequenos insetos servem como energia.
Na época das cheias e enchentes essas aves são facilmente capturadas para o consumo da população local, que com a dificuldade em caçar alimentos encontra a inhambu-galinha para sustento da comunidade, já que sua carne é muito semelhante ao frango que normalmente é consumido.
O mais rico ainda nessa espécie está em sua vocalização, ou seja, nos eu piado grave e agudo pelas matas durante o dia. E ainda a coloração de seus ovos, um azul Royal que fascina a todos que os vêem.
Por: Patrícia Contiero