O Noctilio albiventris conhecido popularmente pelo nome de morcego buldogue, pode ser encontrado nas regiões da América Central até regiões da América do Sul. A coloração desta espécie de morcego é castanha, sendo que os machos normalmente se apresentam com tons mais avermelhados que as fêmeas. O comprimento destes animais mamíferos pode ser entre 4 e 6 cm, sendo que seu peso chega até 30 g aproximadamente.
Comportamento
Estes animais preferem viver em ambientes mais úmidos, habitam sempre próximos da água e residem no oco das árvores. Alimentam-se de insetos que capturam próximos a superfície da água, por meio de ecolocalização.
Esta por sua vez consiste em um sentido, uma capacidade biológica bastante sofisticada com a qual este e outros animais se tornam capazes de detectar a distância e ou a posição de animais ou mesmo de obstáculos. Eles também são capazes de capturar insetos caídos sobre a água.
Morcegos de porte maior podem, ocasionalmente, se alimentar de pequenos peixes. Estes animais podem viver por cerca de uma década e sua maturidade sexual é alcançada com apenas um ano de vida.
Descoberta
Um estudo realizado recentemente no Panamá, por estudiosos e pesquisadores da Alemanha, pertencentes ao Instituto Leibniz de Pesquisa da Vida Selvagem, acaba de descobrir uma incrível capacidade do morcego buldogue.
Eles podem reconhecer um som emitido por outro morcego de sua espécie, de forma individual, ou seja, tal como os seres humanos podem reconhecer o som da voz de seus amigos e familiares, por exemplo, estes morcegos são aptos a reconhecer a voz de outros animais de sua mesma espécie.
O Teste
Os morcegos buldogue foram testados por meio da utilização de sonares com gravações de morcegos que pertencem a sua família e de morcegos que não pertencem a sua família, de morcegos pertencentes a sua espécie e não pertencentes a sua espécie.
Como resultado os morcegos surpreenderam os estudiosos ao responder aos sons com um repertório complexo do comportamento social da espécie como, por exemplo, alongaram as asas mostrando a região das axilas, sendo que este movimento libera feromônios que são capazes de permitir o mútuo reconhecimento.
Individualidade
A pesquisa demonstrou que o morcego buldogue responde com mais frequência aos chamados de morcegos desconhecidos, porém se sua mesma espécie, por se tratar de novidade.
Os últimos a merecerem uma resposta são os morcegos de espécies diferentes, mas ao ouvir o sonar de morcegos de sua espécie, eles respondem com sons que carregam assinaturas acústicas individuais.
Chegou-se a conclusão de que, os morcegos usam o sonar como uma espécie de informação social. Existe a possibilidade de que estes animais usem esta linguagem própria cuja frequência não é audível para seres humanos. Pensava-se que eles usavam este sonar apenas como forma de orientação.